Publicado em Sexta - 03 de Agosto de 2012 | por Lourembergue Alves

Opinião A Participação Feminina

Cada eleição tem o seu próprio desenho político-eleitoral. Inexistem duas eleições iguais, semelhantes ou parecidas. Ainda que elas tenham duas ou três características idênticas. Isso, entretanto, não transforma seus cenários em um só. Pois cada quadro eleitoral é único, uma vez que tem paisagem própria, assim como mudam as fotografias do atores. Com relação aos atores políticos deste ano, por exemplo, há um grande número de participação de mulheres. O que é muito bom. Embora com um número aquém do necessário.
Leia mais...

Opinião O Julgamento do século

Publicado em Sexta - 03 de Agosto de 2012 | por JUACY DA SILVA

O mês de agosto é marcante na vida política e institucional brasileira. Em agosto de 1954 ocorreu o suicídio do então presidente da República Getúlio Vargas, acuado em meio a casos de corrupção e acobertamento de assassinato do Major  Vaz ,da aeronáutica, quando o alvo era Carlos Lacerda, ferrenho opositor de Vargas.
Leia mais...

Opinião O Terceiro da Trilogia

Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2012 | por Lourembergue Alves

Uma vez mais, a Barcelona do século XX torna-se cenário das tramas contadas por Carlos Ruiz Zafón. Há, aqui, uma retomada a algumas questões, cujas respostas foram deixadas de lado nos dois primeiros livros da trilogia. “O prisioneiro do céu”, contudo, não é necessariamente repetição deles, nem uma estampa reprisada. Pois as cenas são bem outras. Embora vividas por antigos personagens-heróis. Daniel Sempere e Fermín, agora, passam por situações diversas.
Leia mais...

Opinião Insegurança pública e medo

Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2012 | por JUACY DA SILVA

Há poucos dias (16 a 18 de julho) foi realizado em Porto Alegre o VI Encontro Anual do Forum Brasileiro de Segurança Pública quando diversos aspectos deste importante e recorrente tema foram abordados por especialistas na area. Além das exposições, debates e os textos correspondentes que passaram a fazer parte do acervo do Forum, também foi elaborado o documento firmado pelos participantes, intitulado Carta de Porto Alegre para chamar a atenção da sociedade brasileira e de nossas autoridades para a escalada da violência que a todos amedronta e produz , de fato, uma sensação de insegurança pública e medo em todas as regiões e tipos de cidades.
Leia mais...

Opinião Manguinhas de fora

Publicado em Quarta - 01 de Agosto de 2012 | por Gabriel Novis Neves

Aos poucos o atual governador está colocando as suas manguinhas de fora e mostrando ao nosso povo como recebeu o Estado do seu antecessor.
Leia mais...

Opinião O PT e as Concessões

Publicado em Terça - 24 de Julho de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

Durante a campanha de  2010, o principal argumento da então candidata do PT – Dilma Rousseff , era que os seus adversários tucanos dilapidaram o patrimônio nacional com as privatizações e que se eles voltassem ao poder iriam privatizar até o Pré-Sal (reserva petrolífera que iria transformar os brasileiros em maior renda per capita do mundo), e que o caminho na proposta do PT era totalmente diferente das privatizações, e que se ela (Presidenta Dilma) ganhasse as eleições, decretaria o fim das privatizações e ira rever tudo com apuração de responsabilidade e que iria fortalecer as empresas estatais, promovendo investimentos maciços nelas, que esse era o caminho para o Brasil desenvolver. E não fez, porque se assim fizesse, iria simplesmente voltar na época do telefone pendurado no gancho.
Leia mais...

Opinião Um PAC como oxigênio

Publicado em Segunda - 23 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

Em meio às greves, um fio de esperança. Despertado por uma fórmula antiga. Capaz suficiente para conduzir as atenções para outro foco. Longe das insatisfações e das reivindicações. A presidente, então, não teve dúvidas: anunciou o PAC de mobilidade urbana (19/07), com vistas a atender cidades médias, de 250 mil a 700 mil habitantes. Cuiabá, portanto, é um desses 75 municípios, distribuídos em 18 Estados, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Leia mais...

Opinião Um passo a mais

Publicado em Domingo - 22 de Julho de 2012 | por Eduardo Mahon

A democracia plena demanda acesso irrestrito às informações públicas. Um passo fundamental na administração foi dado ao divulgar os salários do funcionalismo, incluindo o de autoridades judiciárias. Não foi surpresa alguma ao se constatar uma distorção histórica que é a quebra dos limites constitucionais de vencimentos pela cumulação sucessiva de vantagens, indenizações e outros proventos não discriminados. Novamente, a Ordem dos Advogados que cobra transparência, omite-se em dar o exemplo e fazer o mesmo com os próprios funcionários.
Leia mais...

Opinião Embotamento afetivo

Publicado em Domingo - 22 de Julho de 2012 | por Gabriel Novis Neves

Não consigo entender, e fico a me fazer algumas indagações sobre o embotamento afetivo nos dias de hoje.
Leia mais...

Opinião O Apresentar-se, Sem Sê-lo de Fato

Publicado em Sexta - 20 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

Desacertos e incoerências marcam este início de campanha eleitoral na Capital mato-grossense. Incoerência de um ou outro e desacertos de todos os candidatos ao cargo de prefeito. Erros que denunciam a falta de estratégias. Embora se saiba que não deixa de ser tática o mostrar-se receptivo e sorridente com quem encontra pelo caminho. Caminho que dá, curiosamente, aos lugares nunca antes visitados.
 
Leia mais...