Publicado em Terça - 17 de Agosto de 2010 | por Marcos Henrique Machado

Opinião Todos contra as drogas ilícitas

Roberto Lent, professor da UFRJ, na primeira reunião (RJ/2010) da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, lançou a seguinte indagação: Drogas: caso de polícia ou de saúde pública? Sem qualquer dúvida, afirmo: de ambas.
Leia mais...

Opinião Economia fortalecida nos municípios

Publicado em Segunda - 16 de Agosto de 2010 | por Pedro Ferreira de Souza

Mato Grosso conta com 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico distribuídos pelas regiões do Araguaia, Norte, Médio Norte, Sul, Oeste do Estado e Baixada Cuiabana.
Leia mais...

Opinião Criticidade Por Encanto

Publicado em Segunda - 16 de Agosto de 2010 | por Lourembergue Alves

É curioso, e, até tragicômico, a mudança de opinião e/ou de posição dos políticos. Tal mudança se dá, muitas vezes, ou na preparação ou no auge das disputas político-eleitorais. Influenciados que são pelos interesses particulares. Vejam, por exemplo, a aliança entre o ex-prefeito cuiabano, agora candidato ao governo do Estado, e os irmãos Campos, que “eram” ferrenhos adversários.
Leia mais...

Opinião Fundos patrimoniais e a perenização da ação filantrópica

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010 | por Paula Fabiani

Fundos patrimoniais (FPs) são estruturas criadas para dar sustentabilidade financeira a uma organização sem fins lucrativos. Em sua maioria, os FPs nascem com a obrigação de preservar, perpetuamente, o valor doado (chamado de principal), utilizando apenas os rendimentos resultantes do investimento desse fundo para manutenção e atividades da organização. As regras são pré-estabelecidas e podem estar descritas no estatuto da instituição.
 
Leia mais...

Opinião Porque o MCCE pode impugnar

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2010 | por Antonio Cavalcante/Vilson Nery

Causaram estranheza algumas manifestações veiculando a carência de legitimidade do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) e seus dirigentes para apresentar incidentes de impugnação de políticos, sob a justificativa de enquadramento na Lei Ficha Limpa (LC 135/2010).
Leia mais...

Opinião PP, de fiel da balança a complicador

Publicado em Terça - 03 de Agosto de 2010 | por Licio Antonio Malheiros

O que torna a política extremamente surpreendente em todos os sentidos são as possíveis mudanças, que acontecem, em função de uma série de possibilidades, entre as quais a criação de Leis, como a da Ficha Limpa criada em 1990, e sancionada no Governo Lula sem vetos, para complementar a Constituição de 1988. Esta mesma Lei tornou inelegível, no último sábado 31 de Julho, o candidato à reeleição à Câmara dos Deputados Pedro Henry (PP).
Leia mais...

Opinião Orar como Jesus

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Um dia, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.
Leia mais...

Opinião Tempos de insustentabilidade

Publicado em Segunda - 26 de Julho de 2010 | por Bruno Peron Loureiro

Insustentabilidade é o que define melhor o estágio que a humanidade alcançou. Enquanto a preocupação rodeava a carência de alimentos para uma população mundial galopante - Malthus foi generoso na época -, temos hoje indícios de que o planeta está em colapso.
Leia mais...