Publicado em Segunda - 17 de Setembro de 2012 | por José de Paiva Netto

Opinião Educação de pais e filhos

É sempre válido trazermos à pauta a imprescindível influência da família na educação das crianças. O dr. Alessandro Vianna, psicólogo clínico, abordou o tema no programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio. Ele incentiva o hábito de pais e filhos jantarem juntos, um bom momento para se inteirarem das situações enfrentadas no dia. “Isso vai ser extremamente interessante, até para as crianças terem um equilíbrio emocional, e os pais de certa forma acabam tendo o controle da situação.
Leia mais...

Opinião Os políticos fabricados pelo marketing

Publicado em Segunda - 17 de Setembro de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

Os cargos mais importantes da cidade serão preenchidos nesta eleição, mas os candidatos deverão passar pela prova das urnas, mediantes a apresentação de suas virtudes e capacitações individuais, e cabe aos eleitores fazer a análise sobre cada um dos candidatos durante o horário eleitoral e os debates.
Leia mais...

Opinião Estratégia de campanha eleitoral

Publicado em Quinta - 13 de Setembro de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

A estratégia de campanha eleitoral, se bem feita é um grande passo para alcançar o objetivo de uma vitória. O jogo político na verdade é uma guerra, é a luta pelo voto, por isso montar uma grande estratégia é fundamental: todas as ações devem ser planejadas; estudadas; pesquisadas e reformuladas semanalmente.
Leia mais...

Opinião Aos 70 eu mando em mim

Publicado em Terça - 11 de Setembro de 2012 | por Nilson Leitão

Lendo o artigo de Roberto Pompeu de Toledo "Efeito Guilhotina",   inspirei-me a apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição, PEC,  que altera o dispositivo que obriga o servidor público em geral a se aposentar compulsoriamente .
Leia mais...

Opinião A felicidade é um status precário

Publicado em Terça - 11 de Setembro de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

Acredito que a felicidade é apenas um status precário e, é por isto que precisamos entender que o estado de felicidade não se encerrar ao fim do dia, a tentativa de ser feliz faz parte da conquistada de todos os dias. Algumas pessoas se esquecem das pequenas conquistas, de valorizar as coisas simples da vida e às vezes porque adotam o planejar com insistente busca  de um mundo fantasioso, vivendo no mundo do modismo do consumo transitório, deixam de perceber que a felicidade pode estar aqui mesmo: pode estar no ato de ouvir uma boa música; de ler um bom livro, de assistir um filme que mexe com a nossa emoção; de respirar fundo a um carinho da mulher amada; de emocionar  com o sucesso dos filhos; de fazer uma boa pescaria; de sentir o cheiro da mata; de deixar o final de semana passar bem devagarzinho, tendo o prazer de  receber uma pessoas amigas que a muito tempo não vemos; e por falar nisso convide alguém para dividir com você a sua felicidade, talvez a sua vida está precisando desses  momentos de felicidades participativas. A nossa felicidade fica mais completa  quando satisfazemos aos outros também.   
Leia mais...

Opinião Tarefa Necessária

Publicado em Terça - 11 de Setembro de 2012 | por Lourembergue Alves

Nos últimos seis artigos, procurou-se analisar aqui os “planos” dos candidatos a prefeitura de Cuiabá. Os “planos” registrados no TRE/MT, não aqueles que são desenhados por motivos circunstanciais, ou estimulados pela ânsia de conquistar o eleitor indeciso. Por isso se buscou primeiro “baixar” os arquivos cuidadosamente armazenados no site do Tribunal Eleitoral do Estado, e depois ler cada um deles e analisá-los. Exercício, aliás, que deveria ser feito por todo eleitorado. Mesmo por quem se coloca na condição de eleitor-torcedor. Até em razão de sustentar a posição assumida. Ainda que esta não seja a melhor, nem a ideal do cidadão. 
Leia mais...

Opinião Pecado Mortal

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2012 | por Lourembergue Alves

Surpresa! O documento registrado no TRE/MT pelo candidato tucano mais parece um texto de uma palestra. Bem formatada. Com dois esquemas bem elaborados - didáticos, inclusive. Fazem-se acompanhar de frases em destaques. Suas doze primeiras páginas, pelo menos, dão esta ideia. Iniciam-se com o Mercosul, Unasul e Mato Grosso. Fala no crescimento do Estado, das transformações com a Internet e da sociedade de consumo, para chegar à importância da cidade. Não sem antes, evidentemente, fazer alusão “a espécie humana”, desde a sua situação de “nômade nas savanas africanas” (p. 4). Longe, portanto, de um plano ou programa de governo. 
Leia mais...

Opinião Descaminho e Desencontros

Publicado em Domingo - 02 de Setembro de 2012 | por Lourembergue Alves

Um plano de governo não é fácil de ser feito. Requer uma série de cuidados. Inclusive com os conceitos dos termos ação e proposta. Detalhe, porém, que não recebeu atenção alguma do candidato petista. Este se perdeu no verbo infinitivo, e, sem perceber, derrapou na pista das promessas. Nem mesmo a aliança com o PMDB o fez encontrar o caminho. Ainda que a “cidade” se encontre “ensolarada”. Também, pudera, o dito caminho se transviou no sumário de intenções, enquanto a Capital – não a sonhada, mas a real – ficava mais distante da prancha “sem medo de ser feliz”, já desgastada e carcomida pelo tempo. 
Leia mais...

Opinião Os planos dos políticos e as verdades do povo

Publicado em Domingo - 02 de Setembro de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

O que leva uma pessoa a desejar profundamente o poder político e lutar com todas as forças para ser um político poderoso, cercados de bajuladores, interesseiros, manipuladores, perdulários e avarentos. Deixando sua vida profissional de lado e trocando sua família que com certeza lhe daria beijos, abraços, afagos, entregas e diálogos, que são atitudes simples, mas insubstituíveis. Eles (os políticos) passam as suas verdades ou suas mentiras para o povo carente de líderes, carente de salvadores da pátria, o povo é carente de tudo, e ao votar está apenas buscando alguém confiável ou um “semideus” que traga as soluções para os seus problemas.
Leia mais...

Opinião Melhorias para Salto do Céu

Publicado em Quinta - 30 de Agosto de 2012 | por José Geraldo Riva

A charmosa cidade de Salto do Céu comemora 48 anos neste dia 2 de setembro. Ainda mais aconchegante e hospitaleira, se tornou promissora pelas belezas naturais que detêm e podem ser exploradas de maneira sustentável à atração de turistas ávidos por conhecer as cachoeiras, que a torna um paraíso das águas a apenas 350 km de Cuiabá. Assim é o município, que nasceu do desmembramento de Cáceres e enche de orgulho a população mato-grossense.
Leia mais...