Publicado em Quinta - 18 de Outubro de 2012 | por Rodrigo Rodrigues

Opinião Pau que dá em Chico, dá em Francisco

Antes das convenções partidárias e das definições das candidaturas, um debate intenso dominou a pauta da imprensa local durante alguns dias, foi o fator “trampolim”. Na indefinição de Mauro Mendes, se seria candidato a prefeito ou ao governo em 2104, ou os dois, o senador Pedro Taques bradou em alto e bom som que não iria admitir que Cuiabá fosse usada como trampolim, e cobrou de forma dura, uma posição de Mendes, que caso fosse eleito cumprisse o mandato por inteiro. Mauro que não é muito de levar desaforo pra casa deu a resposta à altura, dizendo: “pau que dá em Chico também dá em Francisco”. Cobrando do senador Taques o compromisso de cumprir seu mandato de senador na totalidade, ou seja, por oito anos, e não usar este mandato como trampolim para se lançar ao governo em 2014. Gostei da posição de Mauro Mendes, mostrando coerência do discurso com as ações, mas acima de tudo deixando claro que ninguém esta acima do bem e do mal, ninguém goza de privilégios.
Leia mais...

Opinião Templo da Paz e Dia das Nações Unidas

Publicado em Quinta - 18 de Outubro de 2012 | por José de Paiva Netto

 Durante os festejos dos 20 anos do Templo da Boa Vontade, ocorridos em 24 de outubro de 2009, em Brasília/DF, prestamos tributo à Organização das Nações Unidas (ONU), que, naquela data, completava 64 anos de existência. Aliás, o sentimento que pautou a decisão da comunidade internacional de criá-la, em 1945, é o mesmo do TBV: o desejo de Paz.
Leia mais...

Opinião VLTrem

Publicado em Quinta - 18 de Outubro de 2012 | por Serys Slhessarenko

O Trem da Ferronorte o Trem Urbano VLT são, de longe, as duas maiores obras da História de Mato Grosso, estratégicas para os próximos 50 anos. O seu megatamanho se deve tanto à sua importância, quanto ao volume de recursos públicos necessários, profundamente impactantes na vida de todos nós matogrossenses, sobretudo nós cuiabanos. São cifras que chegam à casa dos bilhões. Muitos bilhões!
Leia mais...

Opinião Mato Grosso que queremos (3)

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2012 | por Onofre Ribeiro

Há algum tempo venho escrevendo sobre o tema, com pouca receptividade, mas, enfim!!!!!! Tenho lido com especial atenção as transformações sociais, econômicas e estratégias pelas quais o mundo inteiro está passando. Nesta semana, o jornal “Valor Econômico” trouxe uma matéria bem fundamentada posicionando a recessão na Alemanha, a maior economia da União Européia. Os Estados Unidos estão em clara recessão.
Leia mais...

Opinião Depressão infantil

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2012 | por José de Paiva Netto

Recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que, em todo o planeta, 20% das crianças e dos adolescentes apresentam sintomas de depressão, como irritabilidade ou apatia e desânimo. Os dados referentes ao Brasil sugerem que esse tipo de distúrbio se faz presente entre 8% e 12% da população infantojuvenil.
Leia mais...

Opinião A pitonisa moderna

Publicado em Segunda - 01 de Outubro de 2012 | por Lourembergue Alves

Para o estudioso da política, nenhum interesse tem a arte da adivinhação. Esta nunca foi seu ofício. Nem deveria sê-lo. Tampouco é, ou seria objetivo seu participar do jogo de adivinhos.
Leia mais...

Opinião Comissão da (meia) verdade

Publicado em Quarta - 19 de Setembro de 2012 | por Eduardo Mohan

O nome já foi infeliz. Pretender a verdade é uma das piores presunções. No Brasil, como sabemos, as coisas são feitas pela metade.
 
Leia mais...

Opinião Alinhamento político

Publicado em Quarta - 19 de Setembro de 2012 | por Gabriel Novis Neves

Quem de longe acompanha a política brasileira, só tem razões para acreditar em Lavoisier: “Nada se perde, tudo se transforma”.
Leia mais...

Opinião Um debate esperado

Publicado em Quarta - 19 de Setembro de 2012 | por Lourembergue Alves

O debate político-eleitoral é um instrumento interessante. Tanto para os candidatos quanto para o eleitorado. O que reforça a relevância do palanque eletrônico. Bem mais quando se acabou com os famosos shows-mícios.
Leia mais...

Opinião Marcos Valério sob pressão

Publicado em Segunda - 17 de Setembro de 2012 | por Helder Caldeira

Ao contrário do que disse a nova ministra da Cultura, a petista Marta Suplicy, em sua posse na última quinta-feira, Lula da Silva não é Deus. Tampouco santo. Movimentos recentes no tabuleiro de xadrez político e na imprensa estão revelando, inclusive, os dias infernais que aguardam o ex-presidente da República. Seu algoz é um carequinha, que anda revelando segredos e fazendo ameaças públicas. O plenário do Supremo Tribunal Federal é o palco das labaredas.
Leia mais...