Publicado em Sexta - 20 de Julho de 2012 | por Odilon Medeiros*

Opinião A consultoria RH e a competitividade das empresas

Sem grandes esforços é possível constatar que a evolução tecnológica está atingindo todos os setores da sociedade. Também é fácil de constatar que as pessoas, sejam elas lideres ou liderados, estão mais exigentes em todos os aspectos.
Leia mais...

Opinião A primeira eleição

Publicado em Sexta - 20 de Julho de 2012 | por José Riva

Desde que contribuímos com a criação do Partido Social Democrático (PSD) em Mato Grosso, temos o compromisso de fortalecer e preparar a legenda para as eleições.
Leia mais...

Opinião O Retrato da Falta de Planejamento

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

A partir do instante em que Cuiabá passou a fazer parte da lista das sedes dos jogos da Copa de 2014, cresceram as expectativas de mudanças. Falaram que a Capital se transformaria em um canteiro de obras. Isso foi e continua bastante badalado. O que não é para menos. Pois, há muito, não se tinha tanto falatório a respeito. Mas, até bem pouco tempo, nenhum tijolo chegou a ser assentado, e o “Verdão” virou um montão de poeira e terras. As construções previstas, então, pareciam ainda presas a páginas de papel, e destas ao imaginário popular. Mas outro dia, depois de quase três anos, algumas artérias citadinas tiveram suas passagens interrompidas, a exemplo da Perimetral, no exato local em que esta se vê cortada pela Avenida dos Trabalhadores. 
Leia mais...

Opinião O mensalão e as galinhas dos pés queimados

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012 | por Wilson Carlos Fuá

Neste momento onde se aproxima o mês do cachorro louco,  mês  do calor; onde as folhas caem das arvores; e o fogo arde queimando as nossas matas, enfim o mês de agosto vem chegando apesar de alguns acreditar que ele não existe, e com ele vem o julgamento do maior desvio de recursos públicos já realizado neste país, e antes mesmo de agosto chegar, o chão começou a tremer, a temperatura da República Federativa do Brasil começou a esquentar, só porque deverá ocorrer o julgamento de alguns atos de Corrupção, conhecido carinhosamente como “mensalão”, que hoje teve seu nome trocado, de corrupção para “mal feito”. 
Leia mais...

Opinião Consumismo e Meio Ambiente(2)

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012 | por Juacy da Silva

O crescimento econômico, geralmente mensurado atraés do aumento do PIB de cada país e do mundo em conjunto exerce uma enorme pressão sobre os recursos naturais, onde podemos destacar o solo representado pela expansão das áreas agricultáveis (agricultura e pecuária) e também o desmatamento para a produção de madeira; o sub-solo de onde são extraidos diversos minerais também necessários `a fabricação de diversos produtos; os mananciais representados pelas bacias hidrográficas, os lagos, lagoas, mares e oceanos que também são utilizados para o consumo de água doméstica, industrial, commercial , irrigação e o sistema produtivo em geral, além de produção de alimentos e energia.
 
Leia mais...

Opinião Criação Desnecessária

Publicado em Terça - 17 de Julho de 2012 | por Lourembergue Alves

Completam-se, hoje, onze dias de campanha político-eleitoral. Sua temperatura ainda continua morna. Sem grandes lances, em especial na disputa pela prefeitura de Cuiabá. Ainda que se tenham ataques pessoais. Estes, na maioria das vezes, dirigidos a quem se encontra à frente das pesquisas.
Leia mais...

Opinião Balaio-de-gato

Publicado em Segunda - 02 de Julho de 2012 | por Licio Antonio Malheiros

A arte de fazer política é milenar, como tal, alguns preceitos são mantidos arraigados em alguns partidos políticos. A política, que é a arte de governar consiste no uso do poder para defender seus direitos de cidadania, direito de liberdade de expressão e, por conseguinte ter opinião.
Leia mais...

Opinião A função social do advogado

Publicado em Segunda - 02 de Julho de 2012 | por Eduardo Mahon

Indubitavelmente, é essencial função do advogado. Não apenas em termos judiciários a compor a dinâmica dos processos.
Leia mais...

Opinião Do abstrato à realidade

Publicado em Segunda - 02 de Julho de 2012 | por Eder Moraes Dias

Depois de praticamente 10 anos de intenso trabalho e dedicação, recentemente, como é do conhecimento de todos, eu deixei a vida pública. Nesse tempo, ocupei cargos estratégicos como assessor especial do ex-governador e hoje senador, Blairo Maggi, ajudei a criar e fui presidente da Agência de Fomento Estadual (MT Fomento), marquei posições importantes para o Estado como secretário de Fazenda, secretário chefe da Casa Civil, presidente da Agecopa, e por último, secretário Extraordinário da Copa do Mundo - FIFA 2014. Também ocupei várias funções administrativas em Conselhos Deliberativos .
Leia mais...

Opinião Ética

Publicado em Sábado - 30 de Junho de 2012 | por Gabriel Novis Neves

Onde está a nossa ética? Com a modernidade, ela deve estar escondida, e bem escondida, na camada do pré-sal, onde só com tecnologias altamente sofisticadas, e não do nosso domínio, acho que poderia ser encontrada.

Leia mais...