Publicado em Terça - 04 de Junho de 2013 | por JUACY DA SILV

Opinião DESAFIOS URBANOS DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE

Dentro de seis anos Cuiabá, a outrora “cidade verde”, estará festejando seus 300 anos, quando deverá ter uma população total estimada de 630 mil habitantes, dos quais 622 estarão vivendo na área urbana e apenas oito mil na zona rural. Juntamente com Várzea Grande, a capital integra o Aglomerado urbano, praticamente apenas uma única cidade, tendo o Rio Cuiabá como elemento para separar o território dos dois municípios.
Leia mais...

Opinião Vandalismo Não É Democrático

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2013 | por Lourembergue Alves

O viver em democracia não é tarefa fácil. Requer uma série de cuidados, bem como de um aprendizado. Aprendizado que pode ser dificultado quando se teve uma longa experiência de ditaduras. Isso pode ser um complicador, e, na verdade, o é. Mas não o bastante para que não se possa trilhar nos caminhos da liberdade. Pois é esta o alicerce por onde se assenta os tijolos que darão sustentação a vida democrática. Uma vida que jamais pode, ou deve ser confundida com aquela regada por atos que contrariam o diálogo e a negociação, a exemplo do ataque de vandalismo ou terrorismo.
 
Leia mais...

Opinião Acesso à Informação

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2013 | por Lourembergue Alves

Transparência, impessoalidade e acesso a informação são peças imprescindíveis para a existência de um Estado democrático. Este Estado não nasce do nada, nem surge por decreto e, tampouco, vem como presente. Pois é ele fruto de uma eterna construção, regido pelo signo do direito, cujo regime é o do poder visível, uma vez que nada pode permanecer confinado no espaço do mistério. Assim, todas as ações dos agentes públicos devem estar às claras, coisa alguma por debaixo do tapete, até para o melhor acompanhamento e avaliação da população.
 
Leia mais...

Opinião Educação de pais e filhos

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2013 | por José de Paiva Netto

É sempre válido trazermos à pauta a imprescindível influência da família na educação das crianças. O dr. Alessandro Vianna, psicólogo clínico, abordou o tema no programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio. Ele incentiva o hábito de pais e filhos jantarem juntos, um bom momento para se inteirarem das situações enfrentadas no dia. “Isso vai ser extremamente interessante, até para as crianças terem um equilíbrio emocional, e os pais de certa forma acabam tendo o controle da situação.
“(...) Quando a criança está num ambiente onde existe harmonia, amor, qualidade, orientação, respeito, compreensão — olha que não estou falando nada de tão complexo assim —, ela vai ser um adulto seguro, equilibrado, um profissional extremamente correto, que vai produzir bem, que vai ganhar um bom salário. É o segredo do sucesso.
 
Leia mais...

Opinião Resposta

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2013 | por Gabriel Novis Neves

Todo ato ilícito cometido por aqui, logo cai no mais profundo esquecimento. Denúncias graves de corrupção cometidas por certas pessoas, são divulgadas pela imprensa, não são respondidas e, tranquilamente, vão para o poço da omissão e do abandono.
 
Leia mais...

Opinião Em Busca da Juventude Eterna

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2013 | por Eldes Ivan de Souza

Desde épocas remotas que a humanidade busca encontrar a “pílula da juventude”, exatamente aquela que viria retardar os males do envelhecimento. E, tanto é verdadeiro que antiga lenda hindu, datada de cerca de 700 anos a.C, desenvolvida no norte da Índia e preservada em velhos escritos, contava que havia um “poço hindu da juventude” onde suas águas curavam e rejuvenesciam quem delas bebessem ou nelas se banhassem .
Leia mais...

Opinião Dê mais vida a sua vida

Publicado em Terça - 21 de Maio de 2013 | por Wilson Carlos Fuá

Muitos preferem ser apenas observadores da realidade do modo de viver dos outros e não fazem nada para que possa mudar o seu próprio modo de vida. Somos incapazes de ver e precisar com real clareza até mesmos os pensamentos que produzimos sem qualquer tipo de influência, o que se dirá dos julgamentos que fazemos em relação ao que os outros pensam, desejam, acreditam.
Leia mais...

Opinião Um Partido A Deriva

Publicado em Quarta - 17 de Abril de 2013 | por Lourembergue Alves

Corre solta a conversa sobre as candidaturas a sucessão de Silval Barbosa. Os republicanos e os pedetistas já estão na dianteira. Os peessedistas poderiam formar um bloco intermediário. Mas tal possibilidade parece estar descartada sem a presença do presidente da Assembléia Legislativa na disputa. Embora eles se encontrem em uma posição bem melhor que a ocupada pelos peemedebistas, pois a qualquer momento podem entrar no páreo com a figura do vice-governador, talvez na condição de governador; ao passo que o PMDB, sequer, tem um nome a altura.

Leia mais...

Opinião Reequilibro em Meio as Cascas de Banana

Publicado em Quarta - 17 de Abril de 2013 | por Lourembergue Alves

Fala-se muito no reequilíbrio das contas públicas de Mato Grosso. É uma necessidade premente, dadas as dificuldades do Estado em cumprir com suas obrigações. Para tal, contudo, seria preciso a aprovação da Lei da Eficiência Pública (LEP), uma espécie da Lei de Responsabilidade Fiscal de cunho regional, e que vem tendo enorme aceitação no Legislativo mato-grossense, a partir do argumento de que, assim, o Estado crescerá com menos desperdício, terá um PIB maior, aumento dos investimentos e a elevação do poder de compra de toda a sociedade da região. Se alcançados os ditos objetivos, sugere um dado missivista, “a poção mágica poderia ser exportada e copiada” por outros governos, inclusive o federal, que parece perdido entre a alta da inflação e o “pibinho” do país.  

Leia mais...

Opinião Maioridade Penal

Publicado em Quarta - 17 de Abril de 2013 | por Eduardo Mahon

Volta às pautas o projeto de rebaixamento da maioridade penal, após novo caso de ato infracional perpetrado por menor. A sensação de impunidade invade a sociedade brasileira que, acossada pela mídia, clama a revisão de uma antiga demanda que é a fixação da idade de dezesseis anos para a imputabilidade. Há outras variações como a que reduz ainda mais esse limite para quatorze anos e os que relativizam completamente a maioridade para pesquisar o grau de discernimento por meio de um exame, sustentando a responsabilização a partir de laudos médicos, psicológicos e de assistência social.
Leia mais...