Publicado em Quinta - 13 de Abril de 2023 | por Sonia Mazetto

Opinião Vamos malhar nossa laringe e faringe?

O que muitas pessoas não sabem é que o trabalho de motricidade orofacial torna possível um quadro apneico grave regredir para médio ou leve, porque vai trabalhar o posicionamento e a tonificação das estruturas.

Leia mais...

Opinião A Nova Lei de Licitações

Publicado em Quarta - 12 de Abril de 2023 | por Filipe Meirelles

A evolução histórica sobre licitações no país começou através do Decreto nº 2.926 de 14 de maio de 1862, que, apesar de ser uma regulamentação incompleta, já que não alcançava todos os órgãos governamentais, ela foi um “marco” para as legislações seguintes.

Leia mais...

Opinião Energia e crédito de carbono

Publicado em Quarta - 12 de Abril de 2023 | por Victor Humberto Maizman

O aumento no uso de formas renováveis de energia está, inclusive, entre as metas estabelecidas pelo tratado de Kyoto como ações para a diminuição da emissão de gases poluentes no meio ambiente.

Leia mais...

Opinião Cuiabá(s), ontem, hoje e amanhã

Publicado em Quarta - 12 de Abril de 2023 | por Onofre Ribeiro

Uma revolução muito grande pra cidade que tinha em 1970 só 100 mil habitantes. De cidade tradicional, no novo cenário passou à condição de matriz cultural do Centro-Oeste.

Leia mais...

Opinião Legislações pelos direitos humanos das mulheres

Publicado em Terça - 11 de Abril de 2023 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Sempre foi de grande discussão o funcionamento e o aparelhamento das DEAMs, Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. Assim, a Lei 14.541/2023 dispõe sobre a criação e o funcionamento dessas delegacias. De início, foi inserida legalmente a necessidade de funcionamento ininterrupto, fortalecendo o entendimento das delegacias 24 horas.

Leia mais...

Opinião Padrões de beleza: as grades da mulher moderna

Publicado em Terça - 11 de Abril de 2023 | por Aline Monçale

Quando digo que devemos nos aproximar do bom, do belo e da verdade diariamente, fica claro que precisamos enxergar as mãos de Deus no mundo e nos alegrar com todo amor que ele nos despende em forma de pessoas, na natureza, acontecimentos, livramentos, oportunidades.

Leia mais...

Opinião A vida dos outros

Publicado em Segunda - 10 de Abril de 2023 | por Renato Gomes Nery

Evite, quando o assunto for delicado, de usar os meios de comunicações. E mesmo que estiver falando pessoalmente, cuide para que a conversa não esteja sendo gravada ou transmitida. O que estou dizendo parece uma paranoia, mas, por favor, acautele-se, pois cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Leia mais...

Opinião Tecnologia e informação aliadas à saúde

Publicado em Segunda - 10 de Abril de 2023 | por Carlos Bouret


Discutir sobre saúde é cada vez mais necessário, principalmente em um cenário pós-pandêmico, que abalou todos os setores sociais, econômico, político, e que acima de tudo vitimizou milhares de pessoas.

Leia mais...

Opinião Sociedade do Socorro e as discípulas de Cristo

Publicado em Segunda - 10 de Abril de 2023 | por Sonia Mazetto

O Restaurador d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Joseph Smith, entendeu que as mulheres já faziam os seus movimentos individuais e que A Igreja não estaria completa se não houvesse uma instituição feminina.


Leia mais...

Opinião Festejando a páscoa

Publicado em Domingo - 09 de Abril de 2023 | por Deusdédit de Almeida

Os comensais comiam-no em pé, com sandálias nos pés- acompanhado de Pão sem fermento e ervas amargas. Estes símbolos litúrgicos expressavam amargura da escravidão, a pressa para sair da opressão e prontidão para a partida.

Leia mais...