Publicado em Sexta - 08 de Fevereiro de 2013

Opinião E deu no que deu!

Leio que a FIFA está preocupada com a falta de leitos hospitalares em Cuiabá. Como piada de verão, nem cócega faz. O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Romário - o herói do tetracampeonato mundial de futebol – teve toda a razão quando esclareceu porque Cuiabá foi escolhida para ser uma das subsedes do evento: segundo o artilheiro, funcionou o jabá com precisão cirúrgica.

Leia mais...

Opinião Educação e humanidade

Publicado em Sexta - 08 de Fevereiro de 2013 | por José de Paiva Netto

Começou com entusiasmo o ano letivo de 2013 nas escolas da LBV. Direciono especial atenção a essa frente de trabalho da Legião da Boa Vontade empenhada em contribuir para uma melhor qualificação material, moral e espiritual de crianças, jovens e adultos.
Leia mais...

Opinião Valoração ambiental

Publicado em Sexta - 08 de Fevereiro de 2013 | por José Lacerda

O surgimento do conceito de economia sustentável ocorreu em 1987, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma comissão para efetuar um estudo sobre os problemas globais de ambiente e desenvolvimento. Esse conceito foi incorporado na Agenda 21, em 1992, a fim de formular um compromisso de cooperação das nações para a solução de problemas de crescimento demográfico e da pobreza global.

Leia mais...

Opinião Viver vale a pena!

Publicado em Terça - 05 de Fevereiro de 2013 | por Odilon Medeiros*

As vezes precisamos ser submetidos a grandes provas, muitas vezes por demais dolorosas, para sabermos que existe algo maior que nos une como irmãos. Nestes momentos, esquecemos nossos dogmas religiosos, nossa comodidade, a distancia física e qualquer outro empecilho para demonstramos o nosso cuidado com o outro. Algumas vezes colocamos em risco até mesmo a nossa integridade física, até mesmo a nossa própria vida. Isso prova que o ser humano não perdeu totalmente a sua essência, que é ser bom.
 
Leia mais...

Opinião O Desenho Político É Bem Outro

Publicado em Terça - 05 de Fevereiro de 2013 | por Lourembergue Alves

Já começou a construção das candidaturas ao governo do Estado. Situacionistas e oposicionistas, divididos em grupos mais reduzidos, trabalham vários nomes. Isso, por outro lado, promove outras subdivisões. Bem mais no seio da ala governista, na qual se encontram três partidos que não abrem mão de ter candidatos próprios, a exemplo do PMDB, PR e PSD. Siglas que procuraram ampliar seus espaços particulares a partir das eleições de 2012. A peemedebista, por exemplo, conquistou as prefeituras das principais cidades-pólos, com exceção da Capital; enquanto a social-democrata, em número, foi à grande vencedora, com trinta e nove municípios.
 
Leia mais...

Opinião A morosidade processual: Segurança jurídica ou ineficiência?

Publicado em Sexta - 01 de Fevereiro de 2013

Estabelecer um prazo razoável para que os processos sejam julgados pode não ser mais uma missão impossível, tendo em vista que, a utilização dos meios eletrônicos nos dias de hoje cresceu de uma forma inexplicável.
 
Leia mais...

Opinião O Desvio de Conceitos

Publicado em Sexta - 01 de Fevereiro de 2013 | por Lourembergue Alves

Recentemente, a doença de Chávez e o quadro da Venezuela foram temas de um mesmo texto publicado neste espaço, cujo pano de fundo não poderia ser outro senão as divergentes notícias a respeito de ambos. Resultado, obviamente, da falta de transparência nas ações dos agentes públicos. Isso, por outro lado, lista o referido país como um Estado não democrático.
Leia mais...

Opinião As curas de Jesus

Publicado em Sexta - 01 de Fevereiro de 2013 | por José de Paiva Netto

No capítulo 19, versículos 11 e 12, dos Atos dos Apóstolos de Jesus, o médico-evangelista Lucas relata: “E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam”.
Leia mais...

Opinião Legal e moral

Publicado em Quarta - 30 de Janeiro de 2013 | por Legal e moral

Certas situações legais não são morais, e uma atitude moral nem sempre é legal. Paulo Freire nosso grande educador enfrentou essa ambivalência. Estudou Direito para se transformar em educador.

Leia mais...

Opinião O cidadão tem toda razão

Publicado em Quarta - 30 de Janeiro de 2013 | por Pedro Taques

Desconfiar dos políticos é uma maravilhosa tradição republicana. Eu, que me orgulho de ser político, percebo que as instituições no Brasil ainda precisam caminhar muito para que o povo se sinta devidamente representado. Isso vale para os cargos do Poder Executivo, do Legislativo e até para o Judiciário, embora seus membros não sejam eleitos.
 
Leia mais...