Publicado em Quinta - 01 de Agosto de 2013 | por José de Paiva Netto

Opinião A urgência de viver o Amai-vos

Na Boa Nova de Jesus, aprendemos com o Preceptor Celestial que é imprescindível amar-nos uns aos outros como Ele nos tem amado (Evangelho segundo João, 13:34). E mais: passamos a definir qualquer situação, de modo que a necessidade do ensinamento do Senhor quanto à “ Essência de Deus para a Vida” — que é o Mandamento Novo, na definição do saudoso fundador da Legião da Boa Vontade Alziro Zarur (1914-1979) — seja efetiva. Fica patente esse anseio que temos de ser felizes, razão por que nos devemos esforçar com decisão, de forma que haja uma Sociedade Solidária Altruística Ecumênica. Para que o Respeito, a Fraternidade, a Solidariedade, a Compaixão possam fazer realmente vigorar a Verdade e a Justiça. (...)
 

Leia mais...

Opinião Despedida

Publicado em Quinta - 01 de Agosto de 2013 | por Gabriel Novis Neves

  O papa Francisco, de fala simples e gestual, fez o seu melhor discurso no Brasil no seu encontro com os bispos da América Latina, no Sumaré.
Leia mais...

Opinião Mais motivação para a vivência cristã

Publicado em Quarta - 31 de Julho de 2013 | por Nestor F. Fidelis

Bafejados pelas palavras de otimismo, fé e fraternidade, mas principalmente pelos exemplos destas virtudes, exponencialmente multiplicados pela simplicidade demonstrada pelo líder maior da igreja católica, o Papa que elegeu para si o nome Francisco, justamente em referência a Francesco Bernardone, nosso amado Francisco de Assis, o povo brasileiro se encontra verdadeiramente abençoado e alegre.
Leia mais...

Opinião As fases da vida

Publicado em Quarta - 31 de Julho de 2013 | por Laura Santos

O que dizer das fases da vida? Já imaginou quantas transformações existem em diversos estágios da vida? Com certeza é um grande aprendizado, vez que a vida é a melhor escola que o ser humano possui. E hoje o que me levou a refletir e a escrever foram umas fotos enviadas pelo whatsApp através de uma amiga da época da faculdade em 2002.
Leia mais...

Opinião Humanismo, a nova ideologia

Publicado em Quarta - 31 de Julho de 2013 | por Onofre Ribeiro

Estamos enfrentando grandes dificuldades para compreender e trafegar nas profundas transformações pelas quais passa o mundo, o Brasil e o nosso estado. Compreender que encerrou os ciclos do capitalismo e do socialismo radicais para um tempo em que as pessoas sejam o centro de tudo, é muito complexo. Leva um tempo pra ser compreendido. O espírito do século 21 é esse mesmo: o humanismo.
Leia mais...

Opinião Epa-epa

Publicado em Quarta - 17 de Julho de 2013 | por Waldir Serafim

Segundo a economista Maria Conceição Tavares, “a todo ciclo de oba-oba corresponde um surto de epa-epa."
 
Leia mais...

Opinião Duas Leis, Um Só Objetivo

Publicado em Terça - 25 de Junho de 2013 | por Lourembergue Alves

A democracia exige a participação de todos os integrantes do Estado. Não na condição de simples eleitores, nem na situação de apenas contribuintes ou, tampouco, na figura de assistidos. Mas, de fato, como cidadãos. O que requer de cada um deles uma formação específica e apropriada. Até para o progresso do viver democrático, que é construído com tijolos da impessoalidade, os quais são assentados pela argamassa da transparência. Pois a democracia é, em linha geral, o regime do poder visível, do governo em público. Nada por debaixo do tapete. Tudo às claras. Para que os associados possam acompanhar e analisar os passos dos agentes públicos, lotados em todas as esferas dos poderes, a exemplo de quanto gastam e como gastam o dinheiro público.

 
Leia mais...

Opinião Novo Brasil, novo Mato Grosso

Publicado em Terça - 25 de Junho de 2013 | por Luciane Bezerra

Durante a sua história o Brasil infelizmente, quase sempre caminhou empurrado por golpes de Estado ou oportunismos políticos. De fato, somente no Movimento "Diretas Já" o povo foi às ruas contra o governo e contra os militares, pela redemocratização do País.

 
Leia mais...

Opinião O clamor que vem da ruas

Publicado em Terça - 25 de Junho de 2013 | por Aladir Leite Albuquerque

Creio que as manifestações que houve em todo Brasil é um recado muito duro aos políticos atuais, pois muitos deles estão governando sem pensar na população principalmente nos menos favorecidos.
Os protestos contra a corrupção a impunidade e a má versão do dinheiro público é na verdade uma bomba armada há muitos anos pela classe política, mas poderá ser desarmada pela sociedade através destas manifestações.
Leia mais...

Opinião Novas Tarefas, Novos Desafios

Publicado em Terça - 04 de Junho de 2013 | por Lourembergue Alves

Os Tribunais de Contas têm recebido inúmeras críticas pelo país afora. Muitas delas bastante procedentes, mas outras tantas estão longe de terem sentido. Mesmo assim, elas continuam, e fazem coro àquelas, o que tornam as segundas mais fortes que em outros momentos históricos, quando elas também apareceram, ainda que acanhadas, e até por causa de uma ou outra indicação para preencher a cadeira deixada por quem se aposentava. O indicado, na maioria das vezes, contrariava determinado segmento político. Explica-se, então, o porquê alguns nomes aprovados foram fortemente repudiados e outros, nem tanto. As páginas da imprensa mato-grossense, por exemplo, são também ricas neste particular, assim como igualmente são ao realçar que, atualmente, o TCE/MT vem desempenhando uma série de tarefas importantes e imprescindíveis.
Leia mais...