Publicado em Sábado - 10 de Agosto de 2013 | por José de Paiva Netto

Opinião Dia dos Pais e segurança

No próximo domingo (11/8), comemoramos no Brasil o Dia dos Pais, cuja prioridade deve ser a de preparar devidamente seus filhos para o porvir, pavimentando para eles uma era melhor. Por isso, convido-os a refletirmos juntos sobre alguns relevantes pontos.
Leia mais...

Opinião Pai: não quero ser igual a você!

Publicado em Sábado - 10 de Agosto de 2013

Dia 11 de agosto celebra-se o Dia dos Pais. É um dia muito mais comemorado pelos filhos do que propriamente pelos pais, pois é o dia em que os filhos podem externar o quanto amam seus pais. Por isso, quero dividir com todos a mensagem abaixo, de autor desconhecido, mas que muito se apropria à data referida:
Leia mais...

Opinião Dia dos Pais e segurança

Publicado em Quinta - 08 de Agosto de 2013 | por José de Paiva Netto

  No próximo domingo (11/8), comemoramos no Brasil o Dia dos Pais, cuja prioridade deve ser a de preparar devidamente seus filhos para o porvir, pavimentando para eles uma era melhor. Por isso, convido-os a refletirmos juntos sobre alguns relevantes pontos.
A crescente violência urbana, a irresponsabilidade no trânsito, que segue multiplicando vítimas, as relações fragilizadas entre determinados países, a fome em muitas partes do planeta, enfim, esses e outros fatores indicam que se deve repensar atitudes e providências na construção cotidiana da paz global.
Leia mais...

Opinião Aplicação dos Processos Gerenciais nas Organizações

Publicado em Quinta - 08 de Agosto de 2013 | por Laura Santos

  A cada dia mais o mundo passa por grandes transformações, e sem dúvidas as organizações sofrem grandes impactos em prol de mudanças. Mudanças para aperfeiçoamento, aprendizagem, capacitação, treinamento, tecnologia, planejamento, organização, direção, controle, enfim inúmeras peculiaridades de desempenhos e resultados. E com isso, a aplicação dos processos gerenciais faz toda a diferença.
Leia mais...

Opinião Disfunções Legais

Publicado em Quarta - 07 de Agosto de 2013 | por Paulo Cézar de Souza

  Na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 constam os percentuais de duodécimos que o Executivo deve repassar aos demais poderes. No entanto, os percentuais inclusos nesta Lei Estadual poderiam ser menores se fossem seguidas as orientações da Lei 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF). Este normativo federal estabelece uma aplicação de até 3% da Receita Corrente Líquida (RCL) à Assembleia Legislativa e ao Tribunal de Contas (TCE). A RCL é parâmetro utilizado na administração pública para repasses a poderes, pagamento de dívida e desembolso com pessoal (entre outros).
Leia mais...

Opinião Filhotes das ruas

Publicado em Quarta - 07 de Agosto de 2013 | por Onofre Ribeiro

  Quem pensa que já viu de tudo, ou quem pensa que as recentes manifestações de rua no Brasil não produziram frutos, precisa pesquisar dois temas: imprensa Ninja e os grupos black bloc. Confesso desconhecer o assunto até ouvi-lo pela primeira vez nesta segunda-feira no programa “Roda Viva”, na TV Cultura, onde o jornalista Bruno Torturra e o produtor cultural, Pablo Capilé, ambos cuiabanos, deram uma entrevista profundamente reveladora de uma faceta subterrânea envolvendo os movimentos de rua e uma nova linguagem dele decorrente. O aparente silêncio das ruas não é sinal de morte, mas de estruturação da linguagem.
Leia mais...

Opinião O grande paradoxo

Publicado em Quarta - 07 de Agosto de 2013 | por Licio Antonio Malheiros

 O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP), com apoio do Fórum Sindical, União Estadual dos Estudantes, Central única dos Trabalhadores, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e, Grêmio Estudantil da Escola Estadual Eucaris de Moraes Poconé. Contando com a presença de professores, técnicos e apoio administrativo, reuniram-se na tarde do último dia (05), em assembleia geral, na Escola Estadual Presidente Médici. Segundo estimativa, cerca de 2 mil trabalhadores estiveram presentes, envolvendo 90 municípios matogrossenses. Na pauta de reivindicação, está como carro chefe, à aplicação do piso salarial no valor de 10,41%, este aumento seria de R$ 163,12, levando em consideração, que atualmente o salário de professor é de R$ 1.567,00, além dá, aplicação dos 35% dos recursos do Estado em Educação, à realização de concurso público, cumprimento da hora-atividade, investimentos nas unidades escolares e, compromisso de valorização profissional dos trabalhadores por meio da dobra do poder de compra dos mesmos. No final da assembleia, após a fala de um grande número de manifestantes, cada um, colocando democraticamente sua opinião; chegou-se por unanimidade, a decisão de paralisação da atividade escolar por tempo indeterminado, tendo início na próxima segunda-feira dia (12).

Leia mais...

Opinião ...e a ficha não caiu!

Publicado em Terça - 06 de Agosto de 2013 | por Onofre Ribeiro

 Confesso que tudo já ficou repetitivo. Manifestações dos jovens nas ruas contra tantas coisas, o Papa Francisco, suas pregações e recados. Porém, nada é mais repetitivo do que a mesmice daquilo contra quem os jovens se indignaram, e aqueles vícios que o papa criticou. Nada mudou no país, se considerarmos só a percepção dos governantes e dos políticos.
Leia mais...

Opinião Hiroshima

Publicado em Terça - 06 de Agosto de 2013 | por José de Paiva Netto

 Em 6 de agosto de 2013, precisamente às 8h15, completam-se 68 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, depois foi a vez de Nagasaki, também no Japão. Data que jamais será varrida das consciências sob risco de que — esquecidos desse abominável atentado à vida humana — o repitamos num grau de intensidade ainda maior, devastando não apenas uma cidade, mas o próprio planeta.
Leia mais...

Opinião O poder das emendas parlamentares

Publicado em Sexta - 02 de Agosto de 2013 | por Wilson Carlos Fuá

 As emendas parlamentares quando não são liberadas tornam-se melhor forma para o governo ver quem está realmente do seu lado, pois o famoso “fogo amigo” são disparados por todos os lados, e quando é liberada, o mundo político entrado do eixo, é a melhor forma que o governo adota para acalmar os parlamentares, pois sem a liberação delas o governo passa a ter contra si, uma legião de possíveis oposicionistas momentâneos.
Leia mais...