Publicado em Quarta - 17 de Abril de 2013 | por Wilson Carlos Fuá

Opinião Ser prefeito

Contam uma história de um jovem chamado Zé Belinho, que um dia queria ser prefeito e que vivia uma vida de príncipe morando numa casa em forma de Castelo, cercada de muros altos e com enormes jardins, enfim levava uma vida onde tudo era “perfeito” para ser prefeito, ele não conhecia nada além dos muros, tinha tudo, mas esse ter tudo não trazia nenhuma felicidade, dizia que já estava com idade e experiência para dedicar parte da sua vida em nome do povo e que queria dar seu trabalho para a cidade que lhe deu tudo. “Eu estou pronto para ser Prefeito” e perguntou ao seu Assessor como fazer isso. O assessor lhe aconselhou a sair pela cidade, ver e sentir como as pessoas vivem no mundo real e além dos muros.

 
Leia mais...

Opinião Um Espaço Que Era Público

Publicado em Terça - 12 de Março de 2013 | por Lourembergue Alves

A praça, para os antigos gregos, simbolizava a própria cidade. Pois era nela que as atividades se desenvolviam. Atividades que faziam os nascidos em Atenas e filhos de atenienses vivenciarem e participarem da vida pública. Importância que diminuiu com o tempo e os lugares vividos. Mesmo assim, era e é possível percebê-la como manifestação de espacialidade urbana, e que ganhou contorno e modelo ditados pelos grandes centros, tal como o europeu, e particularmente o parisiense, que substituiu o vazio em espaços ajardinados. Isto ocorria muitas vezes em função da valorização de edifícios institucionais. Cenários de embelezamento da cidade. Ainda que reduzidos de seu papel de espaço de lazer contemplativo, de recreação esportiva, de passagem, de convívio, de lazer cultural, enfraquecendo seu caráter político, a despeito da existência de um ou outro movimento que a teve como palco.
Leia mais...

Opinião A Discussão Necessária

Publicado em Terça - 12 de Março de 2013 | por Lourembergue Alves

Cresce a discussão em torno do Bolsa Família. Isso se deu pouco depois da fala da presidente de que o Brasil é hoje “um país de classe média”. Frase de efeito, que tenciona alcançar milhões de votantes e dependentes do dito programa, porém desacompanhada de qualquer força de argumentação. Esta falta, contudo, não reanima a oposição, que continua a “cair pelas tabelas”, e sem poder de reação suficiente para voltar ao tablado da disputa. O pior de tudo, entretanto, é perceber que até os especialistas em políticas sociais estão a fazer o jogo do governo, pois também são incapazes de dar outro direcionamento ao referido debate, e, assim, perdem todos, bem mais a maioria da população, que se vê presa ao jogo de palavras da candidata a reeleição.
Leia mais...

Opinião Ainda bem

Publicado em Terça - 12 de Março de 2013 | por Gabriel Novis Neves

Fico imaginando se no meu tempo de estudante, quando fui obrigado a sair de Cuiabá para estudar medicina no Rio de Janeiro, houvesse uma lei local proibindo estudantes de outros Estados do país a fazerem vestibular nas escolas médicas daquele Estado. Eu não seria hoje um médico, claro.
Leia mais...

Opinião PM, estudantes e sociedade

Publicado em Terça - 12 de Março de 2013 | por Onofre Ribeiro

Repercutiu enormemente o confronto da PM com estudantes da Universidade Federal em Cuiabá. Mas não foi um episódio inútil. Deixou lições preciosas pra estudantes, pra PM e pra sociedade. Numa democracia, conflitos fazem parte e os confrontos também. Mas não se resolve conflito criando confronto armado como foi o caso em que policiais atiraram à queima-roupa contra estudantes desarmados. Natural a revolta da sociedade.
Leia mais...

Opinião Visibilidade e Jogo de Cenas

Publicado em Quinta - 07 de Março de 2013 | por Lourembergue Alves

Volta e meia, e isso já há mais de três anos, veicula-se a notícia de que Blairo Maggi poderá ser ministro. Logo, a notícia ganha às manchetes dos jornais, percorre os espaços dos sites e blogs e é divulgada pelas emissoras de TV e do rádio. Quase sempre mato-grossenses. Exceto um ou outro meio de comunicação de alcance nacional. Mas a presidente carece do aval do partido, cuja cúpula nacional veta a indicação. Segue, então, uma serie de falatórios a respeito do desconforto do senador no PR, que fala em migrar para outra agremiação. A situação mantém o ex-governador por um bom tempo na mídia. O que lhe rende dividendos eleitorais significativos. Importantes para quem sonha voltar a concorrer à chefia do Executivo estadual, à sucessão de Silval Barbosa.
Leia mais...

Opinião Os Benfícios dos auxílios mútuos

Publicado em Quinta - 07 de Março de 2013 | por Wilson Carlos F

Durante a nossa vida somos beneficiados por vários caminhos optativos para buscarmos a felicidade, mas muitos preferem ficar parados nas esquinas dos dias, esperando que o acaso abra as portas só para eles.
Leia mais...

Opinião Polícia, para quem precisa ?

Publicado em Quinta - 07 de Março de 2013 | por Bruno Boaventura

Era mais um dia de Sol. Era mais uma manifestação em Cuiabá. Era mais um dia de luta. Estudantes reivindicavam casa para morar, não podendo pagar, devem contar com assistência da Universidade Federal de Mato Grosso. Só que a cidade não pode parar, a cidade só cresce, aos estudantes que manifestam não foi oportunizado o diálogo. O que assistimos foi a Policia Militar a mando da Reitoria dando tapa na cara, sangue no pulmão e bala de borracha na mão.
Leia mais...

Opinião Andar novamente

Publicado em Segunda - 25 de Fevereiro de 2013 | por Eldes Ivan de Souza

Há dois mil atrás, disse Jesus, o Cristo, ao paralítico : “ Levanta-te, toma a tua maca e volta para tua casa ( Mt 9,6).
Leia mais...

Opinião Cresce índice de mortalidade juvenil

Publicado em Segunda - 25 de Fevereiro de 2013 | por Licio Antonio Malheiros


Leia mais...