Notícias Política
Secretário de Ladeia estaria entre os 15 detidos por fraudes
O secretário de Planejamento de Tangará da Serra, Érico Sandro Soares, teria sido detido por policiais federais, na manhã desta segunda (16), durante a Operação Saúde, deflagrada para apurar desvio de verba repassada pelo governo federal aos municípios para compra de medicamentos. O presidente da Câmara Municipal, Miguel Romanhuk (DEM), confirma que há especulações sobre a detenção de Érico.
Por 9 a 1, vereadores afastam Ladeia; Vice Jaconias assume
Por 9 votos a 1, os vereadores de Tangará da Serra afastaram o prefeito Júlio César Ladeia (PR) do cargo, em sessão na noite nesta segunda (16). O único a votar contrário foi Roque Fritzen (PDT). No lugar de Ladeia, assume o vice José Jaconias (PT), que já comandou o município quando o titular teve que pedir licença médica para recuperar-se de um acidente de carro.
Conselheiro afastado Humberto Bosaipo; no destaque, advogado José Eduardo Alckmin
Defesa tenta adiar julgamento de Bosaipo; STJ nega
Depois de assumir a defesa do conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado, Humberto Bosaipo, o advogado José Eduardo Alckmin tentou, sem sucesso, adiar o julgamento em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), irá decidir se Bosaipo responderá novas ações penais na Corte. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Estadual pelos crimes de formação de quadrilha, desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro.
Juíza desiste de concorrer a vaga no Tribunal de Justiça de MT
A juíza substituta de 2º Grau, Graciema Ribeiro de Caravellas, desistiu ontem de concorrer para uma das 4 vagas abertas no Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, mesmo tendo se inscrito para a disputa. São 2 vagas pelo critério de antiguidade e 2 pelo critério de merecimento.
Galindo leva a Silval proposta de estadualização do pronto-socorro
O Hospital Municipal Pronto-Socorro de Cuiabá poderá ser estadualizado e a proposta será apresentada pelo prefeito da capital, Chico Galindo (PTB), ao governador Silval Barbosa (PMDB). A ideia surgiu após uma reunião do Conselho Municipal de Saúde com o petebista na noite de segunda-feira (16), na qual constatou que 55% dos pacientes da unidade são do interior de Mato Grosso.
Leia mais...
Governo do Estado contrata R$ 1.1 milhão de táxi aéreo
A Secretaria de Estado de Administração (SAD) homologou Pregão Presencial para contratação de seis taxis aéreos, que vão ficar disponíveis no Aeroporto Marechal Rondon, à disposição do Governo do Estado, para até 105 mil quilômetros de voos. A soma dos fretamentos chega a R$ 1.187 milhão, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.
Ságuas tenta adiar julgamento, TSE nega e ação pode entrar na pauta hoje
O deputado federal Ságuas Moraes (PT) ingressou com petição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que o recurso do ex-candidato Willian Dias (PTB) – que pode remanejar Ságuas para a condição de suplente - seja retirado da pauta de julgamentos. Porém, a ministra relatora, Carmem Lúcia, negou o pedido.
MPE requer suspensão das atividades de clínica renal em Sinop
O Ministério Público Estadual, por meio da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sinop, requereu a suspensão das atividades da Clínica de Tratamento Renal (CTR Sinop). A medida foi adotada após constatação de uma série de irregularidades, entre elas, a ausência do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde contemplando o serviço dialítico e a celebração de contrato com hospital retaguarda, sem prever cláusula para a disponibilização de leito na unidade de tratamento intensivo. O referido estabelecimento, conforme o MPE, sequer possui alvará para funcionamento.
Fundações são extintas por sentença judicial após ação do MPE
Mais duas fundações de Cuiabá, que não estavam mais exercendo as suas finalidades sociais, foram extintas por sentença judicial após a ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público Estadual, por meio da 14ª Promotoria de Justiça Cível da Capital. Foram extintas a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento do Centro Federal de Educação tecnológica (Faed/Cefet) e a Fundação Sociocultural CDL Cuiabá.
MPE propõe ação para garantir instalação de Procon
Após várias tentativas no âmbito administrativo, sem a obtenção de resultado satisfatório, o Ministério Publico Estadual teve que ingressar com ação civil pública contra o município de Chapada dos Guimarães, requerendo a implantação do órgão de defesa do consumidor (Procon). Segundo o MPE, uma lei municipal sobre a matéria já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, mas até o momento, a instalação do órgão não foi viabilizada.