Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 17 de Maio de 2011 às 08:15

    Imprimir


O secretário de Planejamento de Tangará da Serra, Érico Sandro Soares, teria sido detido por policiais federais, na manhã desta segunda (16), durante a Operação Saúde, deflagrada para apurar desvio de verba repassada pelo governo federal aos municípios para compra de medicamentos. O presidente da Câmara Municipal, Miguel Romanhuk (DEM), confirma que há especulações sobre a detenção de Érico.

Dos 19 mandados de prisão expedidos para Mato Grosso, 15 já foram cumprimos nos municípios de Cuiabá (2), Barra do Garças (1), Tangará da Serra (1), Barra do Bugres (4), Mirassol D´Oeste (2), Alto Boa Vista (1), São Félix do Araguaia (1), Itiquira (1), Rondonópolis (1) e Vila Bela da Santíssima Trindade (1). A PF divulgou que há mandados ainda não cumpridos em Araputanga (1), Rio Branco (1), Lambari D´Oeste (1) e São Félix do Araguaia (1).

Em Barra do Bugres, foram confirmadas as detenções do diretor do Hospital Municipal, Rodrigo Salmazo, do coordenador de licitações, José Wilson Pereira Lage, o Maizena, do farmacêutico Germano Modesto Cagnoni e do secretário municipal de Administração, que acumula a pasta de Finanças, Iandro Rodrigo Monteiro Almicci. A PF também informou o cumprimento de busca e apreensão nas prefeitura de Araputanga, Mirassol D’Oeste, Rio Branco, Lambari D’Oeste e Itiquira.

Ao todo, a Justiça Federal de Erechim (RS) expediu 64 mandados de prisão. Destes, 42 já foram cumpridos, sendo que 12 contra secretários de Fazenda, Finanças e Saúde. Informações da Corregedoria Geral da União (CGU) e PF apontam para irregularidades em pelo menos 400 prefeituras do país. Dos 64 mandados de prisão, 34 são contra servidores públicos e 30 referentes à pessoas ligadas à empresa Sulmed, do Rio Grande do Sul. Também foram cumpridos 70 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Ao todo, 282 policiais federais e 18 auditores da CGU participam da operação.

As investigações da PF começaram com a instauração de um inquérito policial em 2007, quando foram constatados indícios de desvios de verbas repassadas pelo governo federal para compra de medicamentos do programa de Assistência Farmacêutica Básica, o Farmácia Básica. Segundo informações da PF, os envolvidos dividem-se em três quadrilhas que atuavam em fraude às licitações públicas. O desvio das verbas ocorria com a não entrega da mercadoria licitada, de forma parcial, de produto diverso ou com data de vencimento próxima. Levantamento parcial revela a movimentação de R$ 40 milhões em 2009 e de R$ 70 milhões em 2010.

Os envolvidos vão responder pelos crimes de corrupção ativa, passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha e peculato, e possível lavagem de dinheiro.

Às 15h40 - PF prende presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Itiquira

Em Itiquira, policiais federal prenderam o presidente da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura, Júlio César da Silva. O município é administrado pelo tucano Ernane José Sander.

Por: Andréa Haddad, Patrícia Sanches e Sissy Cambuim
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/65123/visualizar/