Galindo leva a Silval proposta de estadualização do pronto-socorro
O Hospital Municipal Pronto-Socorro de Cuiabá poderá ser estadualizado e a proposta será apresentada pelo prefeito da capital, Chico Galindo (PTB), ao governador Silval Barbosa (PMDB). A ideia surgiu após uma reunião do Conselho Municipal de Saúde com o petebista na noite de segunda-feira (16), na qual constatou que 55% dos pacientes da unidade são do interior de Mato Grosso.
O caos no pronto-socorro de Cuiabá já vitimou pacientes e até impediu que cirurgias fossem realizadas devido à falta de equipamentos e medicamentos. As denúncias de descaso são constantes e já foram constatadas por diversas autoridades como o Ministério Público Estadual (MPE) e até a Defensoria Geral do Estado, que ameaça levar os fatos ao conhecimento da Corte Internacional de Direitos Humanos.
Muitas ações já foram proposta pelo MPE, mas até o momento não há o que se fazer diante da crise na Saúde em todo estado de Mato Grosso. No interior, faltam profissionais e também estrutura para atender a demanda, o que acaba superlotando o pronto-socorro da capital.
A reunião entre Galindo e Silval deverá ainda contar com a participação do secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry (PP), e deputado estaduais. Eles irão discutir o assunto e analisar a possibilidade do Estado assumir a responsabilidade do pronto-socorro. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) também deverá ser ouvida sobre o assunto, até para orientar como realizar a transição.
Existe uma expectativa também que a após o funcionamento do Hospital Metropolitano a demanda no pronto-socorro reduza.
Comentários