Publicado em Terça - 26 de Outubro de 2010

Amazônia ganha 1 nova espécie a cada 3 dias

A enorme biodiversidade da Amazônia é velha conhecida dos cientistas, mas agora eles estão mais próximos de quantificá-la. Um novo relatório mostra que, entre 1999 e 2009, foram registradas 1.222 novas espécies na região --o equivalente a um novo achado a cada três dias.
Leia mais...

Emissões brasileiras de gases estufa aumentaram cerca de 60% entre 1990 e 2005

Publicado em Terça - 26 de Outubro de 2010

As emissões brasileiras de gases de efeito estufa aumentaram cerca de 60% entre 1990 e 2005, passando de 1,4 gigatoneladas para 2,192 gigatoneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente (medida que considera todos os gases de efeito estufa). O número foi apresentado nesta terça-feira pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, durante a reunião anual do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Leia mais...
Redação site TVCA com Globo Rural Online e Agência EFE
Redação site TVCA com Globo Rural Online e Agência EFE

Cientistas descobrem novas espécies de plantas e animais em MT

Publicado em Terça - 26 de Outubro de 2010

Nos últimos dez anos, foram descobertas 1.220 novas espécies na Amazônia, uma a cada três dias. É o que aponta um estudo feito pela organização World Wildlife Fund (WWF), publicado nesta terça-feira. "Os números são contundentes e significa que ainda hoje continuamos descobrindo novas espécies", diz Francisco Ruiz, chefe da Iniciativa Amazônia Viva, da WWF. Deste total de novos animais e plantas descobertos, alguns foram encontrados na Amazônia mato-grossense.
Leia mais...

Golfinho de espécie rara no ES é encontrado em praia e morre

Publicado em Sábado - 23 de Outubro de 2010

Um filhote de golfinho da espécie grampus griseus encalhou, na manhã deste sábado, na praia da Ponta da Fruta, em Vila Velha, na região metropolitana de Vitória (ES). O animal é considerado raro no Espírito Santo. Ele estava muito debilitado e morreu enquanto recebia atendimento do Instituto Orca. O filhote macho tinha aproximadamente 1 m de comprimento.
Leia mais...

Golfinho de espécie rara é encontrado em praia e morre no ES

Publicado em Sábado - 23 de Outubro de 2010

Um filhote de golfinho da espécie Grampus griseus encalhou na manhã deste sábado na praia da Ponta da Fruta, em Vila Velha, na região metropolitana de Vitória (ES). O animal é considerado raro no Espírito Santo. Ele estava muito debilitado e morreu enquanto recebia atendimento do Instituto Orca. O filhote macho tinha aproximadamente 1 m de comprimento.
Leia mais...

Piracema já tem data para começar em MT

Publicado em Quinta - 21 de Outubro de 2010

A piracema já tem data marcada para começar em Mato Grosso. Fica proibida a pesca nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins a partir do dia 01 de novembro e a partir de 05 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai. Ambos se estendem até o dia 28 de fevereiro de 2011.
Leia mais...

Reunião do Consema vai definir nesta quinta-feira início do período de defeso da piracema

Publicado em Quarta - 20 de Outubro de 2010 | por Maria Barbant

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprecia nesta quinta-feira (21.10), em sua 10ª Reunião Ordinária, a proposta de Resolução que prevê o inÍcio do período de defeso da piracema nas bacias hidrográficas do Rio Paraguai, Amazonas e Bacia do Araguaia/Tocantins. A reunião será realizada na sala de reuniões da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso, das 08:30 às 12:00 horas.
Leia mais...

Incêndio na serra em Barra do Garças gera mobilização de bombeiros e brigadistas

Publicado em Terça - 19 de Outubro de 2010

A velocidade com que está seguindo um incêndio dentro do parque estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, está preocupando a direção do parque, que montou uma força-tarefa para deter a propagação da queimada. Cerca de 50 homens seguiram na manhã desta terça-feira para controlar o foco.
Leia mais...

Reunião de trabalho vai definir ações para 2011 do projeto Aquabio

Publicado em Segunda - 18 de Outubro de 2010 | por Maria Barbant

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT) realiza nos dias 19 e 20.10 (terça e quarta-feira), às 08h, no Auditório Pantanal, reunião de trabalho para nivelamento do Projeto Manejo Integrado dos Recursos Aquáticos na Amazônia – Projeto AquaBio. Esta será a quinta Reunião Ordinária do Comitê Estadual do Projeto Aquabio.
Leia mais...

Zoneamento de MT seguiu critérios políticos, diz diretor

Publicado em Quinta - 14 de Outubro de 2010

A elaboração do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso foi feita sob critérios políticos e não técnicos. Isso fere os critérios estabelecidos pelo decreto que regulamenta os zoneamentos, com base na Política Nacional do Meio Ambiente. Desta forma, o plano de Mato Grosso se contradiz com o Marcrozoneamento Ecológico da Amazônia Legal.
Leia mais...