Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

Universidade liberta 17 animais após recuperação no RS

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg), na cidade do Rio Grande (RS), devolveu à natureza na praia do Cassino 17 animais que passaram por reabilitação no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram). Segundo a universidade, foram libertados treze pinguins-de-Magalhães, petreis-gigante, um lobo marinho e uma tartaruga cabeçuda.
Leia mais...

Mato Grosso pega fogo: quase 4 mil focos de queimadas em um dia

Publicado em Quinta - 16 de Setembro de 2010 | por Hebert Almeida

O fogo continua consumindo Mato Grosso. Na terça-feira, quase 4 mil focos de queimadas foram registradas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na ultima terça-feira. Entre os municípios onde o número de focos foi maior estavam Confresa, Pedra Preta, Itiquira, Santa Terezinha e Ribeirão Cascalheira.  Um levantamento previo mostrou que as Fazendas Ellus e Pinheiral já tiveram 87.000 hectares queimados aproximadamente.
Leia mais...

Queimadas no Parque de Chapada dos Guimarães espanta os turistas

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2010 | por Jardel Arruda

O incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que completou o sétimo ao fim da segunda-feira (13), tem causado uma alarmante redução no turismo local. A avaliação é da secretária de Cultura e Turismo do município, Telma Rezende.
Leia mais...
Apesar de proibidas, queimadas se intensificam em todo o Estado de Mato Grosso
Apesar de proibidas, queimadas se intensificam em todo o Estado de Mato Grosso

Temperatura deve subir e não há previsão de chuva

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2010 | por ISA SOUSA

Uma massa de ar seco e quente sobre toda a região central do país fez com que o cuiabano, desde o começo da manhã desta terça-feira (14), se deparasse com uma cidade cinza e coberta de fumaça.
Leia mais...

Sema participa da última reunião para revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Publicado em Terça - 14 de Setembro de 2010

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendencia de Recursos Hídricos (SURH), em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA)/Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) e em parceria com o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO); participará nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em Rio Branco (AC), do terceiro encontro sobre a Revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
Leia mais...

Ceva de onças ocorre em larga escala no Pantanal

Publicado em Segunda - 13 de Setembro de 2010 | por Felipe Milanez

Estou tentando me ajeitar encima do burro. E não está fácil. Quero chegar perto de seu Zé, o velho pantaneiro, que anda na frente em perfeita harmonia com sua besta de trabalho. Esse dia inteiro vou passar ao seu lado, aprendendo sobre o Pantanal, o gado e os animais. “Seu Zé”, digo. Ele me escuta, mas não responde.
Leia mais...
Agosto e setembro são os meses com maior número de ocorrência de queimadas na Região Centro-Oeste
Agosto e setembro são os meses com maior número de ocorrência de queimadas na Região Centro-Oeste

Inpe aponta novas áreas de queimadas no Brasil

Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2010

Novos focos de queimadas foram registrados no Brasil neste ano, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O meteorologista Raffi Agop, do Inpe, explicou ao G1 que as áreas estão localizadas principalmente no sul do Tocantins e norte de Goiás, perto da divisa com Mato Grosso. Novos pontos de incêndio também surgiram no sul de Goiás e no Pará. Nesses locais, segundo Agop, o Inpe ainda não havia registrado focos de incêndio.
Leia mais...

Biólogos cogitam aplicar mais uma vez injeção letal em baleia encalhada

Publicado em Domingo - 12 de Setembro de 2010

Os biólogos e veterinários que acompanham o estado de saúde da baleia encalhada desde terça-feira (7) na Praia do Sol, em Laguna (SC), avaliam neste domingo (14) a possibilidade de aplicar novamente uma injeção letal para provocar a morte do animal, que tem muita dificuldade em respirar e machucados devido o contato da pele com a areia. A decisão foi tomada após a baleia ter reagido as altas doses de sedativos e relaxantes que foram aplicadas na noite de sexta-feira (10).
Leia mais...

Empresas Eletrobras fazem campanha contra queimadas sob linhas de transmissão

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

Autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, as empresas Eletrobras começam a divulgar no próximo dia 15 de setembro campanha institucional contra as queimadas, por meio de anúncios na televisão, rádio e cartilhas educativas. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe, mostram, em agosto de 2010, o registro de 263 mil focos de calor no Brasil inteiro, contra 38,6 mil em agosto do ano passado, um aumento de quase sete vezes no período. Embora nem todos os focos de incêndio sejam queimadas, eles dão uma indicação da explosão do número de incêndios nessa época de seca.
Leia mais...

Rios da Amazônia registram níveis próximos aos de vazantes recordes

Publicado em Sexta - 10 de Setembro de 2010

A região Amazônica enfrenta uma das maiores secas dos últimos anos. Por causa da falta de chuva, os rios Javari, Juruá, Japurá, Acre, Negro, Purus, Iça, Jutaí, Solimões e Madeira estão com níveis abaixo da média.
Leia mais...