Publicado em Sábado - 11 de Dezembro de 2010 | por Pollyana Araújo

MPE denuncia o ex-procurador geral e ex-secretários de Meio Ambiente

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital denunciou cinco pessoas, entre servidores e ex-servidores da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por terem concedido autorização para a construção do empreendimento Parque Residencial Bonavita.
Leia mais...

Agentes da Funai fazem contato com índios de tribo isolada na Amazônia

Publicado em Sábado - 11 de Dezembro de 2010 | por Mônica Sanches

Na margem, cinco korubos, que vivem escondidos na mata, afastados da civilização. No barco, um linguista tenta conversar com eles.
Leia mais...

Pesquisa: desmatamento é maior preocupação ambiental no Brasil

Publicado em Quarta - 08 de Dezembro de 2010 | por Claudia Andrade

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira (7) durante a 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16) aponta o desmatamento como principal preocupação do brasileiro relacionada ao meio ambiente. No levantamento, 44% dos entrevistados citaram o desmatamento como preocupação ambiental - mais de uma preocupação podia ser citada. Em seguida aparecem a poluição da água, citada por 32%, o aquecimento global (26%), o tratamento do lixo e a poluição do ar, empatados com 22% das citações.
Leia mais...

Brasil é responsável por 52% dos gases do efeito estufa na América Latina

Publicado em Terça - 07 de Dezembro de 2010

Brasil, Argentina, Venezuela e México são responsáveis por 79% das emissões de gases que causam o efeito estufa na América Latina, indica um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira na Cúpula sobre Mudança Climática (COP-16).
Leia mais...

Mudanças climáticas colocam em perigo tesouros arqueológicos

Publicado em Terça - 07 de Dezembro de 2010

A desertificação, o degelo, o aumento das chuvas torrenciais e dos furacões como consequência das mudanças climáticas podem destruir diversos tesouros arqueológicos, como templos maias, alertaram especialistas.
Leia mais...

Brasil percebe esforço genuíno para chegar a acordos em Cancún

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010

O Brasil considerou neste sábado que na 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-16), que acontece na cidade mexicana de Cancún, todos os países estão fazendo "um esforço genuíno" para chegar a acordos.
Leia mais...

Greenpeace denuncia falta de compromisso na COP16

Publicado em Domingo - 05 de Dezembro de 2010

O texto debatido neste sábado em Cancún pelos países-membros do Convenção de Mudança Climática adoça o compromisso de limitar a dois graus o aumento da temperatura da Terra, denunciou o Greenpeace em declarações à EFE.
Leia mais...

Organização cria formato "ecológico" que não permite impressão de documentos

Publicado em Sexta - 03 de Dezembro de 2010

A WWF (World Wide Fund For Nature), organização independente que defende a causa ambiental, criou um novo formato de documento que não permite a impressão.
Leia mais...

Fala de Lula mostra frustração com negociações, diz embaixador

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010

O embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador chefe do Brasil na 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16), afirmou nesta quarta-feira que a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o encontro que está sendo realizado em Cancún, no México, expressa uma certa frustração com o ritmo das negociações. Segundo ele, o Brasil está indo além do que se comprometeu a fazer, enquanto há um "jogo de empurra" entre outros países.
Leia mais...
Unesco analisará situação dos recursos aquíferos; na foto, lago do Cruzeiro, o maior subterrâneo em solo brasileiro
Unesco analisará situação dos recursos aquíferos; na foto, lago do Cruzeiro, o maior subterrâneo em solo brasileiro

Unesco realizará reunião internacional sobre águas subterrâneas

Publicado em Quinta - 02 de Dezembro de 2010

A Unesco realizará uma conferência internacional na qual cerca de 400 pessoas analisarão a situação dos recursos aquíferos além das fronteiras, um novo campo de legislação que desenvolve as Nações Unidas, informou nesta quinta-feira a organização.
Leia mais...