Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

Umidade do ar chega a 12% em Cuiabá

A baixa umidade relativa do ar segue provocando transtorno e preocupação às secretarias de saúde da capital e de outros municípios. De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que mede a temperatura e a umidade do ar em tempo real, nesse momento a temperatura em Cuiabá é de 38° e a umidade caiu para 12%. O que é considerado estado de alerta.
Leia mais...

Alunos fazem reflorestamento nas margens de rios

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

Cerca de quatro mil metros de margens dos córregos Lajeadinho e Macaco, no Jardim das Flores, na cidade de Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá) devem ser reflorestados num prazo de cinco anos. A previsão é feita pelo professor Zorobabel Fernandes da Silva que pretende envolver todos os alunos da Escola Municipal Princesa Isabel no projeto que começou no ano passado. Estudantes de duas turmas já se responsabilizam pelo plantio e manutenção de mudas de árvores nativas em parte da extensão.
Leia mais...

A castanha-do-Brasil e o crescimento sustentável da Amazônia

Publicado em Quinta - 26 de Agosto de 2010

O desenvolvimento de negócios sustentáveis está cada vez mais presente na agenda política de estados e municípios da Amazônia, principalmente daqueles que já despertaram para o valor da floresta em pé. Neste contexto, o extrativismo da castanha-do-Brasil – também conhecida como castanha-do-Pará -  se destaca como uma das alternativas  para a redução do desmatamento e  incentivo à produção sustentável.
Leia mais...

Ministro participará de lançamento do estudo e demarcação de Parque do Lago do Manso

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Duda Torres

O Ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolim, estará na manhã de sábado (28.08), em Chapada dos Guimarães, onde dará início, às 9h00, aos trabalhos de demarcação do Parque Aquícola no Lago do Manso, no distrito de João Carlos.
Leia mais...

Desmatamento "migra" para o Cerrado em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010 | por Leandro J. Nascimento

A destruição das áreas de mata em Mato Grosso já ultrapassou os limites da Floresta Amazônica. Agora, outro bioma do Estado - o Cerrado - sofre com a degradação provocada, na maioria das vezes, pelo avanço da agropecuária e produção de carvão vegetal oriundo de mata nativa e destinado à indústria siderúrgica.
Leia mais...

MT tem mais de 6 mil focos de incêndios só em agosto

Publicado em Quarta - 25 de Agosto de 2010

Mato Grosso é o estado que teve o maior número de focos de incêndios em agosto, com 6.411 registros. O número é 420% maior do que o do mesmo período do ano passado. Cuiabá registrou hoje (25) umidade relativa do ar de 13%, o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como estado de alerta. A OMS considera estado de emergência quando a umidade baixa de 12%.
Leia mais...

ONG indica que Amazônia perdeu 49 mil km² de áreas protegidas em um ano

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

A Amazônia perdeu pelo menos 49 mil quilômetros quadrados de áreas protegidas por causa da extinção e redução de unidades de conservação (UCs) e terras indígenas entre 2008 e 2009. A área equivale aos estados de Alagoas e Sergipe juntos. Os números são de levantamento da organização não governamental (ONG) do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Leia mais...

Aviões e sete caminhões dos bombeiros vão combater queimadas em Cuiabá

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

As queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande serão atendidas diariamente pelo Corpo de Bombeiros com a utilização de sete viaturas que normalmente são utilizadas para o incêndio em instalações prediais. Três caminhões-pipas atendem a área metropolitana de Cuiabá e mais um caminhão com capacidade para 30 mil litros d’água realiza o abastecimento de duas aeronaves no aeroporto, no Distrito Industrial.
Leia mais...

Queimadas no Brasil podem causar estragos recorde em 2010

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

O estrago provocado pelas queimadas em 2010 pode ser maior do que em 2007, quando foi registrado o maior número de incêndios dos últimos cinco anos. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a situação mais crítica ocorre no Tocantins, onde as queimadas já destruíram 216 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia. O instituto também considera crítica a situação no sul do Pará e em Rondônia.
Leia mais...

Bombeiros tentam controlar incêndio em favela de SP

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

O Corpo de Bombeiros tentava controlar no final tarde de hoje um incêndio na favela Recanto dos Humildes, na Vila Perus, zona norte de São Paulo.
Leia mais...