Publicado em Sexta - 24 de Setembro de 2010 | por MARIA BARBANT

Acidente ambiental provoca morte de peixes em córrego de Alta Floresta

Uma empresa responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto no município de Alta Floresta (803km ao Norte de Cuiabá)foi autuada e multada no valor de R$ 300 mil reais, nesta semana, por causar poluição ao Córrego Severo, no Bairro São José Operário, provocando a morte de várias espécies de peixes.
Leia mais...

Estiagem causa prejuízo e morte de animais no Pantanal

Publicado em Sexta - 24 de Setembro de 2010

A estiagem está causando prejuízo para os criadores de gado da região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Em muitas propriedades, o gado está morrendo por falta de alimento.
Leia mais...

Combate ao fogo é reforçado no Pantanal e atuação continua em todo o Estado

Publicado em Sexta - 24 de Setembro de 2010 | por ENEÍDES MARTINS

Brigadistas procuram controlar um incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) do Sesc Pantanal e no Parque Encontro das Águas, no município de Poconé, (140 km ao Sul de Cuiabá). Desde a última terça-feira (21.09), homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas terceirizados estão no local combatendo as chamas. O trabalho está difícil devido à vegetação estar bastante seca e o vento moderado espalha centelhas rapidamente pela área.
Leia mais...
Óleo de fritura pode ser utilizado para produção de biodiesel.
Óleo de fritura pode ser utilizado para produção de biodiesel.

Saiba, na Feira Botânica, como coletar e reciclar o óleo de fritura

Publicado em Quinta - 23 de Setembro de 2010

Brasília está se tornando referência em reciclagem de óleo de fritura. Uma das formas dessa utilização é a transformação do óleo vegetal utilizado em biodiesel. A ação faz parte do projeto “Biofrito”, que é liderado pela Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com recursos da FINEP/MCT.
Leia mais...

Congresso discute efeitos do agrotóxico no meio ambiente

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010

Um congresso em Várzea Grande vai discutir a utilização dos agrotóxicos e seus efeitos ao meio ambiente e à saúde humana. O evento terá a participação de ambientalistas, produtores rurais, representantes do judiciário e ministério público.
Leia mais...

Alta Floresta lidera Cadastramento Ambiental Rural

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010 | por Estação Vida

O primeiro passo para a adequação ao programa MT Legal está ocorrendo em larga escala no município de Alta Floresta, região norte do estado. Segundo dados da Prefeitura são mais de 400 pequenos proprietários que já possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e mais 590 que estão à espera do registro. “Existem algumas comunidades que já aderiram 100% ao CAR”, diz Irene Duarte, secretária de Meio Ambiente de Alta Floresta.
Leia mais...

Primavera: estação é ideal para usufruir benefícios de óleos essenciais extraídos de flores

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010

A primavera está chegando e com ela a oportunidade de utilizar, das mais variadas maneiras, os óleos essenciais extraídos de flores. São muitos os óleos derivados dessas plantas e a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – fundadora e diretora da By Samia Aromaterapia – indica os principais, suas funcionalidades e maneiras de usar.
Leia mais...
O fogo foi controlado, mas o monitoramento por satélite ainda aponta focos de incêndio no Parque
O fogo foi controlado, mas o monitoramento por satélite ainda aponta focos de incêndio no Parque

Fogo destruiu metade do Parque Nacional de Chapada

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010 | por ISA SOUSA

Após quase 15 dias do início do incêndio que começou na região próxima à Comunidade São Jerônimo, no denominado Circuito das Cachoeiras, e se alastrou pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o fogo foi, enfim, controlado.
Leia mais...
Entre julho e agosto, houve aumento no número de focos de calor
Entre julho e agosto, houve aumento no número de focos de calor

Estado aumenta período de proibição de queimadas

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

O governo de Mato Grosso prorrogou o período de proibição de queimadas para 30 de setembro, devido às condições climáticas desfavoráveis. O prazo inicial acabava na quarta-feira (15).
Leia mais...

Mudanças do Clima são tema de publicação do Ipea

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010

O Ipea lança na próxima quarta-feira, 22, às 10 horas, a quarta edição do Boletim Regional, Urbano e Ambiental. Inteiramente dedicado ao tema das mudanças do clima, o boletim será lançado no auditório do Instituto em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES) e transmitido ao vivo, pela internet, para todo o Brasil.
Leia mais...