Publicado em Sexta - 05 de Novembro de 2010 | por GUILHERME GENESTRETI

Plástico nocivo será tirado de produtos, diz indústria

Na última semana, três grandes empresas alimentícias anunciaram esforços para banir o uso de bisfenol A (BPA) de suas embalagens.
Leia mais...

Livro revela arte de criar ilusão das mariposas; veja fotos

Publicado em Quarta - 03 de Novembro de 2010

Um livro publicado no Reino Unido revela os truques das mariposas para evitar os predadores. Butterflies - Messages from Psyche (em tradução livre, Borboletas - Mensagens da Psique), da editora britânica Papadaki, explora a capacidade desses insetos de confundir a percepção visual dos inimigos para enganá-los (mimetismo).
Leia mais...

Mais de 70% do desmatamento amazônico vira lixo

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2010 | por BRUNO MOLINERO

Nada de móveis, portas ou cabos de vassoura. De cada dez árvores derrubadas na região amazônica, sete vão para a lata do lixo. De acordo com estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a maior parte da madeira é simplesmente descartada como resíduo.
Leia mais...

Lago em "formato de coração" é fotografado na floresta amazônica

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2010

O fotógrafo Ivan Canabrava, da agência Reuters, flagrou um lago em meio à floresta amazônica, próximo a Manaus, no estado do Amazonas, que tem o formato de um coração. A cena foi fotografada no dia 30 de setembro, mas divulgada no dia 27 de outubro.
Leia mais...

Com a seca na Amazônia, tartarugas e peixes-boi viram alvo fácil de caçadores

Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2010

Com a seca dos rios do Amazonas, a matança de animais como peixes-boi, botos e tartarugas se intensificou. Só nas duas últimas semanas, aos menos 13 peixes-boi foram mortos na região de Manacapuru (80 km do centro de Manaus), segundo reportagem de Kátia Brasil publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Leia mais...

Começou nesta segunda-feira o período de piracema em Mato Grosso

Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2010

O período de defeso da piracema inicia em Mato Grosso começou nesta segunda-feira (01) nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Araguaia/Tocantins e no dia 5 de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Paraguai, e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2011.

Leia mais...

Polícia Ambiental apreende quase uma tonelada de pescado

Publicado em Domingo - 31 de Outubro de 2010

Desde que foi reativado, em abril deste ano, como a meta 06 do Programa de Ação de Segurança (PAS), que se refere ao programa de proteção à natureza, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) apreendeu quase uma tonelada de pescado e vistoriou aproximadamente 8 mil quilos de peixes. As 4.322 abordagens e 247 patrulhamentos (fluvial e terrestre) realizados até setembro pelo batalhão resultaram na prisão de 15 pessoas em flagrante, 19 armas de fogo e 406 munições apreendidas.
Leia mais...

Zoneamento Ecológico é aprovado pelos deputados mas desagrada ambientalistas

Publicado em Quarta - 27 de Outubro de 2010

Com 17 votos a favor e um contra, o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso foi aprovado na sessão desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. A proposta do projeto original passou por alterações e atualmente é denominado substitutivo 3, cujo relator foi o deputado estadual Dilceu DalBosco.
Leia mais...

Cientistas descobrem 1.200 novas espécies na Amazônia em 10 anos

Publicado em Terça - 26 de Outubro de 2010

O homem ainda desconhece grande parte da riqueza do ecossistema da Amazônia, tal como aponta um estudo da organização World Wildlife Fund (WWF) publicado nesta segunda-feira, que revela que nos últimos dez anos foram descobertas 1.200 novas espécies, uma a cada três dias. "Mais uma vez se mostra a extraordinária exuberância em biodiversidade de uma região fundamental para o planeta", assinalou em declarações à Efe Francisco Ruiz, chefe da Iniciativa Amazônia Viva, da WWF.
Leia mais...

Operação Pré Piracema iniciada nesta terça-feira apreende pescado irregular

Publicado em Terça - 26 de Outubro de 2010 | por MARIA BARBANT

Operação Pré Piracema desencadeada pela Superintendência de Fiscalização e Coordenadoria de Fiscalização da Pesca e Tráfico de Animais Silvestres da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apreendeu na manhã desta terça-feira (26.10), na feira do bairro Praeirinho, em Cuiabá, cerca de 300 quilos de peixe irregular.
Leia mais...