Publicado em Sexta - 01 de Outubro de 2010

Proibição das queimadas é prorrogada pela 2ª vez

Foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula hoje a prorrogação do período proibitivo das queimadas para o dia 15 de outubro.
Leia mais...

Sema quer prorrogar período proibitivo das queimadas

Publicado em Quinta - 30 de Setembro de 2010

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente pediu a prorrogação do período proibitivo das queimadas em Mato Grosso por mais 15 dias.
Leia mais...

Estado inicia ações para o período chuvoso

Publicado em Quinta - 30 de Setembro de 2010

O período chuvoso em Mato Grosso se aproxima, uma vez que historicamente tem início em outubro e se estende até o mês de abril do ano seguinte, e com isso aumenta no Estado a possibilidade de riscos adversos relacionados com esta modalidade de fenômeno natural.
Leia mais...

Em apenas um mês MT registra mais de 18 mil focos de calor

Publicado em Quinta - 30 de Setembro de 2010

O mês de setembro teve um alto índice de focos de incêndio em Mato Grosso. Desde o dia primeiro de setembro, até hoje foram registrados mais de 18 mil focos em todo o estado, o que representa o dobro do número de focos registrados no mês de agosto deste ano que foi de 9.082 casos.
Leia mais...

Proibição para queimadas poderá ser novamente prorrogada

Publicado em Quarta - 29 de Setembro de 2010

O secretário de estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia disse nesta terça-feira (28.09), que o período proibitivo para queimadas em Mato Grosso poderá ser prorrogado para até o dia 15 de outubro. Ainda hoje, um pedido nesse sentido será encaminhado ao governador Silval Barbosa. A medida, segundo o secretário, tem caráter preventivo e, “servirá para manter a situação de alerta no estado”. O secretário informou que as condições climáticas ainda desfavoráveis justificam a solicitação. Esta deverá ser a segunda prorrogação do prazo este ano.
Leia mais...

Imazon detecta redução no desmatamento

Publicado em Quarta - 29 de Setembro de 2010

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou em agosto a destruição de 210 km² de floresta.
Leia mais...

Cerca de 4 bilhões de sacolas plásticas deixam de ser consumidas no Brasil

Publicado em Quarta - 29 de Setembro de 2010

Os organizadores do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas estimam que, até o final de 2010, a redução no consumo destas embalagens no Brasil chegue a 3,9 bilhões de unidades. Iniciado em 2007, numa parceria entre a indústria e o varejo, o Programa, visa conscientizar o consumidor para que pratique o consumo responsável, além do descarte adequado das sacolas plásticas. De lá para cá, foi implantado em sete capitais (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e Recife). Até o final de 2010, Florianópolis e Belo Horizonte também serão incluídas.
Leia mais...

Policiamento ambiental recebe capacitação

Publicado em Segunda - 27 de Setembro de 2010

Trinta policias do Batalhão de Proteção à Natureza foram capacitados no 1° Curso em Policiamento Ambiental que encerrou na última quinta-feira (23), os policiais aprenderam sobre Legislação Ambiental, Fauna e Flora, Patrulhamento Ambiental, Fiscalização e Educação Ambiental.
Leia mais...

Ambientalistas protestam no principal porto de carvão do mundo

Publicado em Domingo - 26 de Setembro de 2010

Um grupo de ambientalistas australianos fechou no domingo o principal porto para embarque de carvão do mundo, em um protesto contra mudanças climáticas. A manifestação paralisou as operações nos três terminais operados pela Waratah Coal Services, no porto de Newcastle.
Leia mais...
Criança brinca com pedras de granizo, que caiu em Campo Mourão (PR) na noite de sábado
Criança brinca com pedras de granizo, que caiu em Campo Mourão (PR) na noite de sábado

PR: chove granizo em Campo Mourão; 3 ficam feridos

Publicado em Domingo - 26 de Setembro de 2010

Uma chuva de granizo caiu sobre a cidade de Campo Mourão (450 km de Curitiba) entre 21h e 22h de sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros, toda a cidade, que possui cerca de 90 mil habitantes, foi atingida, mas não há números de quantas residências foram danificadas. Houve três casos de moradores que, ao subirem nos telhados de suas casas, caíram e precisaram de atendimento, mas passam bem.
Leia mais...