Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Quinta - 29 de Junho de 2023 às 04:40
Por: Jhone Pereira

    Imprimir


Dor na coluna vertebral, dor de cabeça, dor nas costas, dor no ombro e tendinite nos dedos e punhos são os transtornos mais comuns para quem utiliza os smartphones de forma excessiva, sem se preocupar com a postura. O polegar é o que mais sofre as consequências desse excesso, já que ele é o mais utilizado para digitar e navegar pelos recursos dos celulares.


É cada vez mais comum o uso do aparelho por horas e horas, com movimentos repetitivos dos músculos e tendões. Esse uso pode parecer simples, mas exige uma movimentação maior do dedo polegar, podendo gerar lesões conhecidas como _ “texting tendinitis”,_ que nada mais é do que o termo utilizado pela medicina para os desvios causados pela superexposição a esses aparelhos. Tudo começa com uma pequena dormência no polegar e aumenta para uma dor na base do dedo.


A mão é formada por ossos, tendões, músculos e ligamentos e, se um deles falha, acaba repercutindo de alguma forma e causando dor. A primeira complicação que esse excesso de navegação pode causar é a mialgia (dor nos músculos das mãos). Depois, ela pode evoluir para a artrite (inflamação da articulação do polegar) e, por último, pode se tornar uma tendinite com a inflamação dos tendões do polegar.


Considerando que o uso de aparelhos móveis estará presente na vida das novas gerações por muitos e muitos anos, é importante tomar precauções para diminuir os prejuízos. Uma forma eficaz de evitar esse transtorno é manusear o celular com mais de um dedo. No caso, o aparelho deve ser apoiado sobre a palma e a digitação deve ser feita com o indicador da outra mão. Isso evita sobrecargas no polegar, dedo que mais sofre com a tendinite.


Alguns simples exercícios podem evitar o estresse das articulações, como abrir e fechar as mãos por inteiro e também as falanges das extremidades, alongar os dedos, punhos e cotovelos e massagear as mãos e chacoalhar as mãos com os dedos soltos durante um minuto a cada 3 horas.


Caso o problema não possa ser evitado, o tratamento precisa ser realizado com um médico especializado. Comumente é indicado o repouso, além do uso de analgésicos e gelo sobre o local lesionado. O uso do celular também deve ser diminuído durante o período de recuperação.

Jhone Pereira é Ortopedista, médico do Cuiabá Esporte Clube, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM Cirurgia da Mão) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT MT)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/1123/visualizar/