Notícias Eleições MT 2012
Serys e Abicalil "morrem abraçados" nas urnas; PT registra desastre
A senadora Serys Marli e o deputado federal Carlos Abicalil "morreram abraçados" nas urnas e ainda provocaram desastre na vida do PT em Mato Grosso. O partido "encolheu". De uma tradição de eleger dois deputados estaduais, só conseguiu assegurar uma vaga, com a reeleição do Ademir Brunetto, o deputado da "direita do PT", como costuma ser classificado pelo partido. Já o deputado estadual Ságuas Moraes se elegeu a uma cadeira na Câmara Federal, com 88.654 votos, mas ficará na "corda bamba".
PMDB, PT e PSDB saem mais fortes das urnas
O PMDB, PT e PSDB foram os partidos que saíram mais fortes das urnas elegendo, em primeiro turno, 4 governadores cada. Os 3 podem aumentar o número de governadores em 31 de outubro, quando, juntos, disputarão 10 governos em segundo turno.
Silval terá uma base sólida na AL; confira nova composição oficial
Saiu nesta segunda, um dia após as eleições gerais, o resultado oficial para deputado estadual. OPR ficou mesmo com a maior bancada na Assembleia. Garantiu 6 cadeiras, que serão ocupadas pelos já deputados Sérgio Ricardo, Sebastião Rezende, Mauro Savi, Wagner Ramos, João Malheiros e Jota Barreto.
Abicalil e Serys ficam fora depois de se digladiarem na pré-campanha
O deputado federal Carlos Abicalil e a senadora Serys Marly, ambos do PT, não conseguiram êxito nas urnas para os cargos que disputaram nestas eleições. Abicalil ficou em terceiro lugar para o Senado da República, com 533.222 votos - o que corresponde a 18,42% dos votos válidos – enquanto Serys obteve 78.543, ficando na primeira suplência da coligação PT, PMDB, PR.
MCCE denuncia 20 candidatos a deputado nas eleições em MT
O coordenador do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, afirmou que ao todo foram apresentadas 20 denúncias contra candidatos a deputados estaduais e federais, de Mato Grosso, à Justiça Eleitoral, através da ouvidoria e ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
Blairo Maggi recebe apenas mil votos a mais que Taques
O novo senador eleito em Mato Grosso Blairo Maggi (PR) venceu as eleições também em Rondonópolis. No entanto, o republicano alcançou apenas mil votos a mais do que José Pedro Taques (PDT), segundo senador eleito no Estado.
Renovação na Câmara é de 40%; veja a votação oficial dos eleitos
A bancada mato-grossense na Câmara Federal saiu das urnas deste domingo com uma renovação de 40%. São três novos deputados que farão parte da próxima legislatura, embora um não seja "novato" no cargo. Trata-se de Júlio Campos (DEM), que já exerceu o mandato nos anos 1980. Os outros são Ságuas Moraes (PT) e Nilson Leitão (PSDB).
56 urnas foram substituídas
Balanço realizado pela secretaria de Tecnologia da Informação e pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostra que das mais de 8 mil urnas eletrônicas utilizadas em Mato Grosso, 56 apresentaram defeito e precisaram ser trocadas pelos equipamentos reserva. Desse total, apenas uma não pode ser substituída por outra urna eletrônica e a votação foi realizada com cédulas de papel. Os eleitores que usaram o método antigo de votação são os moradores da aldeia indígena Capoto, localizada na região de Peixoto de Azevedo.
Ficha suja, Henry tem 81 mil votos e não assume vaga - Confira lista completa
Mesmo com votação expressiva de 81.454 votos nas eleições de 2010, o deputado federal Pedro Henry (PP), que disputou a reeleição, considerado ficha suja pela Justiça Eleitoral, ficou fora da lista dos vitoriosos deste domingo (3). Ele encabeça a lista composta por 10 candidatos à vaga na Câmara Federal cujos registros estão sub judice, que só serão conduzidos ao cargo caso consigam reverter a situação em esfera superior.
PF prende cabos eleitorais que trocavam votos por combustível
A Polícia Federal de Rondonópolis prendeu duas pessoas em flagrante pela prática de crime eleitoral. Os acusados faziam a distribuição de tickets de vale-combustível em troca de votos. Segundo informações, as duas pessoas seriam cabos eleitorais do candidato a deputado estadual que não venceu nestas eleições, Luizinho Magalhães (PP).