Notícias Eleições MT 2012
Silval e Blairo se reúnem em Brasília com Dilma e governadores da base
Governador reeleito de Mato Grosso com mais de 51% dos votos válidos, Silval Barbosa (PMDB) e o senador eleito Blairo Maggi (PR) embarcam no começo da tarde para Brasília onde participam de uma reunião emergencial convocada pela candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff.
Parlamentares e candidatos são presos por crimes eleitorais
Os candidatos derrotados ao cargo de deputado estadual, Eliseu Rodrigues Silva (PTB) e Eurico Silva (PSDC), foram presos por crime de boca de urna durante as eleições deste domingo (3). Eliseu ficou detido no presídio do Carumbé, em Cuiabá, e Eurico em Nova Mutum. Além deles, os vereadores Faraó Mendes (PSP), de Alto Araguai, e Ederzio Mendes (DEM), de Jangada, foram flagrados comprando votos. Faraó estava com cerca de R$ 10 mil e Ederzio com pouco mais de R$ 1,5 mil.
Fichas sujas serão julgados antes do 2º turno, afirma Rui
O presidente o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos, avaliza a declaração do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, de que os recursos dos candidatos que tiveram os seus registros indeferidos pela lei da ficha limpa serão julgados antes do segundo turno, realizado em 31 de outubro. "Como ministro, ele não faria essa afirmação sem conhecimento", disse o desembargador.
Último votos de MT foram computados às 6h50
Na sessão plenária extraordinária ocorrida na manhã desta segunda-feira, 4 de outubro, no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, o presidente da Comissão de Apuração e Totalização das Eleições Gerais de 2010, desembargador Márcio Vidal (foto), realizou a apresentação do Relatório Geral de Apuração das Eleições, referente ao primeiro turno, aos membros desta Corte Eleitoral.
Pedro Henry teve 81.454 votos para federal
O candidato a deputado federal Pedro Henry teve 81.454 votos neste domingo. O número foi divulgado agora pela manhã pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Pedro Henry é um dos candidatos que ainda aguardam decisões da Justiça sobre o deferimento da candidatura. Caso Henry tenha a candidatura deferida, o número de votos que teve vai alterar o resultado final da eleição à Câmara Federal.
Forte no interior, Silval perde para Mendes na Capital e Rondonópolis
O governador Silval Barbosa (PMDB) foi reeleito, mas perdeu em 2 dos 4 maiores colégios eleitorais do Estado para o empresário Mauro Mendes (PSB). Em Cuiabá, onde se concentra o maior número de eleitores do Estado, com mais de 368 mil votantes, o socialista teve 127.415 votos, somando 42,50%. Já Silval teve 102.640, que representam 34,23%. A vitória de Mendes neste colégio eleitoral se explica pelo fato dele ter disputado em 2008, sem êxito, a Prefeitura de Cuiabá.
Candidatos "sub judice" ainda podem mudar panorama das eleições
Após a apuração que definiu quem serão os próximos deputados estaduais e federais por Mato Grosso, os eleitos ainda deverão esperar a diplomação, prevista para 15 de dezembro, para poder comemorar definitivamente. Isto porque, caso os candidatos que ainda têm algum recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenham suas candidaturas aprovadas, a situação pode mudar, já que até a decisão seus votos são considerados nulos.
Guilherme Maluf decepciona em Diamantino, mas tem saldo positivo em Alto Paraguai
Em Diamantino o deputado estadual Guilherme Maluf sofreu um fiasco, mas em Alto Paraguai 410 votos. Considerando que o número de eleitores dessa cidade perfaz metade do eleitorado diamantinense, o efeito da campanha em Alto Paraguai foi mais satisfatório.
Um dos pólos do Nortão, Sinop passa a ter 2 deputados na AL, com eleição de Dilmar (DEM) e de Baiano (PMDB)
Norte faz maior bancada; Araguaia fica sem representante; veja o mapa
O Norte mato-grossense sai fortalecido das eleições para deputado estadual. Levantamento inédito feito pelo RDNews revela novo mapa político regional que emergiu das urnas no domingo para o Legislativo e aponta que o Nortão terá a maior representatividade, com 7 cadeiras. A Baixada Cuiabana perde cada vez mais espaço. Contará com 6, enquanto o Sul, que abriga municípios do entorno de Rondonópolis, conseguiu eleger 4. A região que não terá nenhum porta-voz na AL será o Araguaia. Hoje, seu representante é Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), que não conseguiu se reeleger. A região lançou outros nomes, todos reprovados nas urnas. Percival Muniz, que é do Sul, começa a buscar espaço no Araguaia.
Não vou mexer um dedinho para prejudicar Silval, diz Mendes
Bastante abatido, o empresário Mauro Mendes (PSB) fez um balanço sobre a sua campanha e falou sobre a derrota nas urnas neste domingo (3) para o governador Silval Barbosa (PMDB). Segundo ele, até a véspera do pleito pesquisas internas e outros institutos apontavam a realização de segundo turno no Estado. “Não consigo entender o que ocorreu.