Notícias Eleições MT 2012
Onze cidades terão auxílio da força federal no segundo turno das eleições
O auxílio da força federal foi autorizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 11 cidades brasileiras para o segundo turno das eleições, que acontece no próximo domingo. Outros 115 municípios aguardam decisão.
Defesa de Eliene Lima crê que decisão do TRE não surtirá prático
A expectativa da defesa do deputado federal Eliene Lima (PP), cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos na campanha de 2006, é que o progressista não deixe o cargo devido o andamento dos trâmites burocráticos. Com isso, a suplente da vaga Celcita Pinheiro (DEM), viúva do ex-senador Jonas Pinheiro, não chegará a tomar posse.
Das 16 investigações do TRE, oito são contra Silval
O processo eleitoral de 2010 já se encerrou no Estado, mas 16 processos de investigação ainda continuam em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Destes, oito são contra o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB).
Luciane é a mais votada em Juara com aval de 8,9 mil; Riva fica em 2º
Com dois representantes eleitos na Assembleia, os moradores de Juara polarizaram a votação em Luciane Bezerra (PSB) e José Riva (PP). Estreante na vida política, ela foi a mais votada no município, com 8.995, superando em mais de 2,5 mil votos o ex-presidente da Casa, que teve o apoio de 6.488 juarenses para conquistar seu quinto mandato.
Silval Barbosa transmite o cargo ao presidente da Assembleia, Mauro Savi, que comanda o Paiaguás por 4 dias
Savi assume governo e quer reunião com staff para conhecer o Executivo
O deputado Mauro Savi (PR), que assumiu o governo nesta quarta (20) devido à viagem do governador Silval Barbosa (PMDB) à Bolívia, garantiu que vai se reunir com os secretários estaduais para conversar sobre as demandas e saber o que tem sido feito em todos os setores. “Vou sentar com o secretariado para tentar resolver e aprender várias questões. Quero aproveitar e conhecer um pouco mais como funciona o Executivo”.
Querem me sacanear, diz Deucimar sobre cabos eleitorais sem salários
A sessão da Câmara de Cuiabá desta terça (19) foi marcada pelo protesto de supostos cabos eleitorais que teriam trabalhado durante a campanha eleitoral e não receberam pagamento pelo serviço contratado. Logo no início, um grupo cobrou o presidente da Câmara, Deucimar Silva (PP), que tentou uma vaga na Assembleia. Antes do término, mais quatro pessoas apareceram para cobrar o coordenador da campanha do governador reeleito, Silval Barbosa (PMDB), vereador Francisco Vuolo (PR).
Eliene Lima (PP) foi reeleito deputado federal com pouco mais de 66 mil votos.
Acidente com filho prejudicou campanha de Eliene Lima
O atropelamento do filho caçula no início de julho na rodovia Emanuel Pinheiro, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, não causou apenas desgaste emocional ao deputado federal Eliene Lima (PP). O acidente teve reflexos negativos também na eleição do parlamentar, que, antes do atropelamento ocorrido um dia após o início da propaganda eleitoral, previa uma votação superior a 80 mil votos.
Blairo Maggi e Pedro Taques: após dura campanha eleitoral, senadores eleitos se aproximam
Após campanha, Maggi e Taques buscam aproximação
Eleitos em palanques opostos, os dois futuros senadores por Mato Grosso, Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT), iniciaram um processo de aproximação, no último final de semana. Ontem, ambos almoçaram na casa de veraneio de Maggi, no Manso.
Quando existe guerra santa não há chance de democracia, diz Abicalil
O deputado federal Carlos Abicalil (PT), que saiu derrotado na disputa por uma cadeira no Senado no último dia 3, tentou durante toda a campanha se desvincular da polêmica gerada após sua assinatura num projeto de lei que trata da descriminalização do aborto no país. Agora, porém, assume que uma discussão sobre o tema é necessária no país. "Quando há guerra santa, não há democracia", disparou, numa referência à interferência da igreja na polêmica. O petista foi alvo de duras críticas durante o período eleitoral e, segundo especialistas, perdeu muitos votos por isso.
Mais de 200 cabos denunciam calote de ex-candidatos nas eleições em MT
De acordo com a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após o encerramento do primeiro turno foi registrado um aumento no número de denúncias contra candidatos que não pagaram seus cabos eleitorais. Ao todo, cerca de 200 pessoas prejudicadas procuraram a Justiça Eleitoral somente neste ano. Foram 20 ocorrências registradas, envolvendo grupos de 5 até 20 pessoas que utilizaram o serviço do TRE para cobrar seus candidatos. “O que mais impressiona é a existência de várias denúncias contra os eleitos”, destacou o responsável pela Ouvidoria, Gilson Carmo. Segundo ele, também é impressionante o aumento das denúncias nestas eleições.