Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

Brigadistas do Ibama apagam 251 focos de incêndio em Mato Grosso

O Ibama, por meio de seu Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vem trabalhando em 14 municípios de Mato Grosso, onde já realizou, até o início desta semana, 251 combates diretos contra incêndios florestais. Neste ano as operações de fiscalização do fogo já resultaram em 55 Autos de Infração (multas) no valor total de R$5.556.817,00 correspondendo a aproximadamente 6 mil hectares de área queimada.
Leia mais...

Mato Grosso é um dos estados mais afetados por queimadas
Mato Grosso é um dos estados mais afetados por queimadas

Queimadas causam mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010

As queimadas são responsáveis por mais de 75% da emissão de gás carbônico no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado faz parte da publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, divulgada nesta quarta-feira (1º). Ainda segundo o instituto, o Brasil está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa para a atmosfera.
Leia mais...

Manejo Florestal Sustentável Eletrônico é apresentado durante o Promadeira 2010

Publicado em Quarta - 01 de Setembro de 2010 | por MARIA BARBANT/LUCIANA OLIVEIRA

Como parte das atividades paralelas do Promadeira 2010, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira - CIPEM, em parceria com a IWF Planet e o Instituto Ação, apresentaram a um grupo de cinquenta pessoas, formado por produtores florestais, engenheiros e autoridades o Sistema de Monitoramento e Rastreamento Eletrônico Florestal, projeto piloto que vem sendo desenvolvido no município de Nova Mutum (a 264 quilômetros da capital, na Região Norte do estado).
Leia mais...

Capacitação orienta técnicos sobre Pronaf Sustentável

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Trinta profissionais que prestam assistência técnica a famílias assentadas em Candiota, Hulha Negra e Aceguá participam até sexta-feira (03), em Bagé (RS), da capacitação sobre Pronaf Sustentável, promovida pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento faz parte do processo de implementação deste tipo de crédito na região.
Leia mais...

Homem protesta nu após ter sido demitido de empresa que trabalhava

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

Um mecânico de 43 anos foi flagrado protestando nu em Kunming, na China, depois que foi demitido.
Leia mais...
Mapa do Inpe mostra os pontos de desmatamento detectados em julho.
Mapa do Inpe mostra os pontos de desmatamento detectados em julho.

Índice de desmatamento da Amazônia em julho segue tendência de queda

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou nesta terça-feira (31) que detectou 485,1 km² de desmatamento na Amazônia Legal em julho. Com o dado do último mês foi fechado o “calendário do desmatamento”, que vai de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Os números apontam queda da devastação na região.
Leia mais...

Ibama: Brasil teve quase 260 mil focos de calor em agosto,Mato Grosso é o mais afetado.

Publicado em Terça - 31 de Agosto de 2010

O Distrito Federal é um dos locais atingidos pelas queimadas. O Brasil registrou, somente no mês de agosto, 259.942 mil focos de calor, que incluem os focos de incêndio, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Ministério do Meio Ambiente nesta terça-feira. De acordo com o Ibama, os satélites não conseguem diferenciar os pontos de queimada do calor que rochas e terras emitem.
 
Leia mais...

Seminário Castanha-do-Brasil na Amazônia Mato-Grossense começa segunda

Publicado em Segunda - 30 de Agosto de 2010 | por SANDRA SANTHANNA

Está tudo pronto para Cuiabá sediar pela primeira vez o ‘Seminário Castanha-do-Brasil na Amazônia Mato-grossense: Políticas Públicas para a Produção Sustentável’, no período de 30 de agosto a 01 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Uma reunião de alinhamento com a Câmara Técnica da Sociobiodiversidade foi realizada na sede do MT Regional a fim de garantir a realização do evento durante os três dias.
Leia mais...

Queimadas no país triplicam em agosto; MT apresenta o maior número de focos

Publicado em Segunda - 30 de Agosto de 2010 | por Márcio Apolinário, do Metro

O número de queimadas triplicou em agosto de 2010 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o satélite referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). De acordo com o instituto, no mês foram identificados 26.425 focos de queimadas, um aumento de 268% ante os 7.177 focos registrados em agosto de 2009.
Leia mais...

Mais uma baleia morre no litoral do Rio Grande do Sul

Publicado em Segunda - 30 de Agosto de 2010

Um filhote de baleia franca foi encontrado hoje morto na beira da praia em Arroio do Sal, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A patrulha ambiental da Polícia Militar e biólogos informaram que o animal tinha cerca de três meses de vida e media cinco metros.
Leia mais...