Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2010

Equipes desencalham baleia de praia no RS

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar Ambiental e biólogos conseguiram desencalhar, na tarde desta terça-feira (24), a baleia jubarte que estava em uma praia do município de Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. O animal, que pesa de 20 a 25 toneladas e tem 11 metros de comprimento, estava encalhado desde a tarde de sábado (21).
Leia mais...

Justiça determina adoção de medidas urgentes no combate às queimadas em MT

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

O Ministério Público Estadual conseguiu na justiça uma liminar determinando que Cuiabá e o Estado de Mato Grosso adotem com urgência providências necessárias para o combate aos incêndios. O prazo dado pelo juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim, foi de 48 horas para que imediatamente sejam contratados cinco caminhões-pipa e brigadistas para monitorar e combater o fogo.
Leia mais...
No experimento, a floresta é incendiada com o equipamento apelidado de
No experimento, a floresta é incendiada com o equipamento apelidado de "pinga-fogo", que usa querosene como combustível.

Para estudar queimadas, pesquisadores incendeiam 1 milhão de m² de floresta em MT

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010 | por Dennis Barbosa

Cientistas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e do Woods Hole Research Center (WHRC), dos EUA, fizeram, na última semana, a queima de 100 hectares (1 milhão de metros quadrados) de floresta numa fazenda de soja em Querência (MT) para estudar o efeito do fogo sobre a mata.
Leia mais...

AcquaBrasilis é referência no mercado de sistemas para reuso de água e captação de chuva

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

No mercado desde 2001, a AcquaBrasilis surgiu com uma proposta inovadora na época em que a preocupação com o meio ambiente começou a se evidenciar nos projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, e se tornando um importante diferencial de compra para os consumidores.
Leia mais...

Bombeiros combatem incêndio na região do lago Manso

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2010

O Corpo de Bombeiros combate um incêndio em uma área de vegetação localizada entre o Lago de Manso e complexo turístico da Salgadeira, que fica às margens da MT-251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Leia mais...

Acre e Rondônia estão em alerta por causa das queimadas

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

As queimadas registraram no mês de agosto um aumento de 194% em relação ao mesmo período do ano passado no Acre, que decretou alerta. Em Rondônia, o governo decretou situação de emergência. Apesar da região Norte ser a mais afetada, quem lidera os focos de incêndio é o Mato Grosso, com 669, e em seguida o Pará, com 526 pontos de incêndio.
Leia mais...

A sexta depressão tropical se forma no Atlântico

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

Uma nova depressão tropical, a sexta da temporada de furacões no Atlântico, se formou sobre a zona atlântica central e se dirige para as Bermudas, onde poderá virar furacão na segunda-feira, informou neste domingo o Cnetro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
Leia mais...

Amazônia perde 29 áreas protegidas entre 2008 e 2009

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010 | por Claudio Angelo

Por pressão de madeireiros, fazendeiros, mineradores ou do próprio governo, 29 áreas protegidas na Amazônia foram reduzidas ou extintas entre 2008 e 2009.
Leia mais...

Em MT, 27 desguarnecidos

Publicado em Domingo - 22 de Agosto de 2010

Quase 20% dos municípios de Mato Grosso estão despreparados para conter incêndios de qualquer natureza. A constatação é de um balanço elaborado pela Defesa Civil do Estado. De um universo de 141 municípios mato-grossenses, 114 possuem a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) restando 27 municípios sem o órgão. A reportagem ainda apurou que as cidades desguarnecidas pela coordenadoria ainda não tem nenhuma brigada do PREVFOGO, muito menos unidade do Corpo de Bombeiros.
Leia mais...