Publicado em Sábado - 02 de Abril de 2011

Novo Código Florestal deve proibir desmates em florestas nativas, diz ministra

O projeto do novo Código Florestal busca a sustentabilidade e o desenvolvimento do país, disse hoje (1º) a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Para ela, a agricultura brasileira não será sustentável se não proteger as nascentes dos rios e outros recursos naturais. Em sua visita a Curitiba, onde foi debater com produtores rurais, empresários e parlamentares a proposta de mudança na legislação em tramitação no Congresso Nacional, a ministra adiantou que o governo não permitirá mais desmatamentos em florestas nativas.
Leia mais...

Agência espacial revela modelo da gravidade da Terra

Publicado em Quinta - 31 de Março de 2011

A Agência Espacial Européia (sigla ESA, em inglês) acaba de produzir o mais preciso geoide - tipo de mapa da força da gravidade da Terra -, a partir de informações coletadas pelo satélite Goce, o que permitirá um entendimento melhor do funcionamento do planeta. Segundo a ESA, cientistas têm agora acesso ao mais acurado geoide da História.
Leia mais...

Pesquisadores usam fibras de frutas para produzir plástico superresistente

Publicado em Quarta - 30 de Março de 2011

Cientistas brasileiros desenvolveram uma maneira de usar fibras frutas para fabricar plásticos automotivos mais resistentes e mais leves que os tradicionais. Frutas como banana e abacaxi podem ser usadas para produzir esse material reforçado, de forma similar à fibra de vidro ou de carbono.
Leia mais...

Chanceler do Iêmen admite negociações para saída do presidente

Publicado em Sábado - 26 de Março de 2011

O ministro das Relações Exteriores do Iêmen diz ter esperanças de chegar, ainda neste sábado, a um acordo para transição de poder no país, com a possibilidade de saída do presidente, Ali Abdullah Saleh.
Leia mais...

Imazon detecta devastação de 63 km² em fevereiro na Amazônia

Publicado em Quinta - 24 de Março de 2011

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou desmatamento de 63 km² de floresta em fevereiro, o que equivale a 39 vezes o tamanho do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A estimativa está em relatório do órgão divulgado nesta quarta-feira (23).
Leia mais...

Paleontólogo diz ter descoberto fósseis de 70 milhões de anos em MG

Publicado em Segunda - 21 de Março de 2011

A chuva dos primeiros meses do ano ajudaram pesquisadores do Sítio Paleontológico de Peirópolis, em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, a fazer novas descobertas. A água escavou a terra e revelou fósseis que, segundo o paleontólogo, Luis Carlos Ribeiro, podem ser de dinossauros de 70 milhões de anos atrás.
Leia mais...

Governo planeja duplicar área de florestas plantadas

Publicado em Domingo - 20 de Março de 2011

Ainda com dificuldades para conter a extração ilegal de madeira de florestas nativas para a produção de lenha e carvão, o governo planeja transformar o País em uma "potência florestal" comercial no período de uma década, segundo estudo que circula de forma restrita na Esplanada, acompanhado de uma minuta de decreto a ser assinado pela presidente Dilma Rousseff.
Leia mais...

Saco plástico causa menos danos que ecobags, diz relatório

Publicado em Quarta - 02 de Março de 2011

Uma pesquisa inédita do governo britânico indica que sacolas de plástico, odiadas por ambientalistas e rejeitadas por consumidores, podem não ser vilãs ecológicas.
Leia mais...

Projeto de preservação de ariranhas e lontras é lançado no Pantanal

Publicado em Sexta - 25 de Fevereiro de 2011

Está sendo lançada essa semana, na cidade de Cáceres, no Pantanal Matogrossense, o projeto Pantanal: Ariranhas e Lontras. O objetivo da iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, é pesquisar e proteger ambas as espécies, ameaçadas de extinção, além de implementar ações de educação ambiental na região. O alvo do projeto é proteger esses dois animais, só encontrados na América do Sul, mais especificamente na região pantaneira.
Leia mais...

Maia diz que grupo vai debater Código Florestal na Câmara

Publicado em Quarta - 16 de Fevereiro de 2011

 Pressionado por parlamentares ruralistas e ambientalistas na polêmica do Código Florestal, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) anunciou nesta quarta-feira que criaria um grupo com representantes das duas bancadas para debater o assunto.
 
Leia mais...