Publicado em Quarta - 18 de Maio de 2011 | por Domingos Orestes Chiomento

Opinião O contador do futuro

A Contabilidade tem registros desenhados há mais de 6.000 anos antes de Cristo. Durante muito tempo, a Contabilidade foi feita manualmente. Só por volta de 1950 é que começaram a surgir novas formas de escrituração.
Leia mais...

Opinião Irmã Dulce, é festa no céu, na terra e na Bahia

Publicado em Quarta - 18 de Maio de 2011 | por Maria Jerusa*

A alegria invade o coração do povo baiano. A arquidiocese de Salvador se prepara para a beatificação, no próximo domingo, dia 22, daquela que deverá ser a primeira santa baiana: irmã Dulce. Obediente, perseverante, hospitaleira, caridosa, amável. Santa! A sua beatificação é um presente para a Igreja Católica, em particular para os católicos baianos, uma vez que implica no fortalecimento da fé cristã católica na Bahia e, principalmente, na edificação daqueles que buscam viver na santidade.
Leia mais...

Opinião Pragmatismo ou Cinismo?

Publicado em Quarta - 18 de Maio de 2011 | por LUIZ SOARES

A política formal brasileira virou uma geleia geral desde que o último regime militar saiu dos palácios de volta aos quartéis de onde espero que jamais saia. Como Lula, o general-presidente Médici também deixou o palácio com aprovação popular alta (75%), embora tenha sido considerado o mais repressivo de todos eles. A história é implacável.
Leia mais...

Opinião Balanço da Marcha

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2011 | por Lourembergue Alves

O balanço é sempre necessário. Também nas atividades públicas. Necessidade, aliás, imprescindível em um Estado democrático e de direito. Pois é através do tal balanço ou relatório que a população pode ter maior conhecimento a respeito das ações de seus representantes. Nesse sentido, a carta da XIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios tem a sua relevância.
Importância que pode passar despercebido por um ou outro analista político. Talvez por achar que movimento dos prefeitos não teve resultado satisfatório.
Leia mais...

Opinião Documento Revelador

Publicado em Sexta - 13 de Maio de 2011 | por Lourembergue Alves

Em razão do texto do último domingo (08/05), intitulado “Viagem, VLT e deslizes”, esta coluna recebeu dezenas de e-mails elogiosos. Um deles trazia anexo, cópia do documento preliminar datado de janeiro de 2010, elaborado pelo saudoso Bento Porto – agrônomo que se fez conhecido e respeitado por sua competência profissional e luta em favor do planejamento. Planejar, dizia ele, é tarefa imprescindível também para a administração pública. Assim, o dito documento recomendava enfaticamente a necessidade de se “avaliar tecnicamente as alternativas entre o VLT e o BRT”, ainda que saísse em defesa do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT). 
Leia mais...

Opinião Surto

Publicado em Quinta - 12 de Maio de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Eufóricos em deixar os governos estaduais por melhores alojamentos na frondosa árvore do poder, os governadores tiveram uma incrível idéia: encher o ego do então super presidente.
Leia mais...

Opinião As oportunidades de Galindo

Publicado em Quinta - 12 de Maio de 2011 | por KLEBER LIMA

As crises políticas que assolam Cuiabá e Várzea Grande talvez não encontrem par na história recente dos dois municípios. E geram uma espécie de fadiga em toda a Baixada Cuiabana, agora renomeada como Vale do Rio Cuiabá. A AMM demonstrou por meio de pesquisa sócio-econômica, na semana passada, que praticamente todos os municípios da região, num raio de cerca de 100 km de Cuiabá, vivem algum tipo de crise severa, em geral lastreada em problemas de desenvolvimento econômico, com baixo dinamismo, estagnação ou retrocesso.
Leia mais...

Opinião O caos na saúde pública

Publicado em Quinta - 12 de Maio de 2011 | por Waldir Serafim

Tem um ditado popular muito conhecido que diz: casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão. Esse é o caso da saúde em Mato Grosso, mas principalmente em Cuiabá, sua capital.
Entra prefeito, sai prefeito, entra governo, sai governo, e a crise só agrava. E quem paga o pato é a população carente e desvalida que precisa de atendimento médico e não pode pagar um plano de saúde.
Leia mais...

Opinião Script, Enredo e Quadro

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Lourembergue Alves

O filme é antigo. Muda-se o protagonista. Não o “script”, nem o cenário. Diante de coadjuvantes cabisbaixos e perdidos em meio às cenas desencontradas, cujo enredo nada tem a ver com o apresentado nas eleições de 2008. Aquele “vendia” coerência, ladeada com a promessa de continuidade ao que se encontrava já em ação, e a transparência. Detalhes ausentes na bagagem tanto do vice-prefeito-candidato como do candidato-democrata. Este, aliás, saiu de uma disputa interna complicada e ganhou força com a saída do palco de outro concorrente – mais ao gosto da população. Retirada sem explicação e recheada de diz-que-diz-que. Diante disso, o várzea-grandense não teve dúvidas, preferiu renovar o contrato de trabalho do então prefeito. 
Leia mais...

Opinião Uma expertise brasileira

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2011 | por Juan Quirós*

A construção civil brasileira desfruta de amplo reconhecimento internacional, pela tecnologia de ponta e experiência, incluindo as grandes estruturas e obras, como aeroportos, portos, terminais rodoferroviários, hotéis, rodovias, fábricas, estádios, túneis, ferrovias e shopping centers. Ou seja, tudo o que precisamos para abrigar com sucesso a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, resgatar nosso inaceitável gargalo na infraestrutura e ampliar o número de construtoras na prospecção do mercado externo, apoiando sua internacionalização.
Leia mais...