Notícias Política
Ministros do STF rejeitam sessões extras para ação do mensalão
Em reunião informal durante o intervalo da tarde desta segunda-feira, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram não realizar sessão extra na quarta-feira pela manhã para acelerar o julgamento do mensalão, informou uma fonte da Corte. As principais vozes em contrário foram os três ministros que têm assento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, José Antonio Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Leia mais...
Prefeito é afastado por suspeita de vender vacas de escola em MT
O prefeito de Alto Boa Vista, a 1.064 quilômetros de Cuiabá, Wanderley Perin, foi afastado do cargo durante sessão da Câmara de Vereadores do município na noite desta segunda-feira (17). Seis dos nove vereadores votaram a favor do afastamento de Perin pelo período de 90 dias, até a conclusão do relatório da Comissão Processante que apura denúncia de que ele teria matado e vendido vacas que pertenciam a uma escola agrícola de Alto Boa Vista.
Prefeito de Nova Mutum é afastado do cargo até a eleição em outubro
O prefeito e candidato à reeleição em Nova Mutum, Lírio Lautenschlager (PMDB), está afastado do cargo até o dia 8 de outubro, data seguinte à eleição, por determinação do juiz Douglas Bernardes Romão. O prefeito é acusado de usar o Programa Minha Casa Minha Vida como ferramenta política para cooptação de votos.
Ouvidoria do TRE-MT chega a receber em um dia 700 denúncias nas eleições
Compra de votos, vale combustível e oferecimento de dinheiro como de serviços estão entre os crimes mais denunciados à Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Até esta segunda-feira (17) o órgão recebeu 1.218 ocorrências de práticas de crimes eleitorais no Estado.
A partir de sábado (22), candidatos só podem ser presos em flagrante delito
A partir deste sábado (22), nenhum candidato, membro de mesa receptora e fiscal de partido poderá ser detido ou preso até as eleições municipais de 7 de outubro.
Presidente do TRE pede para não serem jogados santinhos na véspera da eleição
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, cobrou, esta tarde, que a distribuição de santinhos na véspera do dia de votação não seja feita. Ele declarou que, no dia da eleição, o eleitor já terá escolhido em quem votar. Para ele, o tempo da campanha eleitoral é mais que suficiente para conquistar o eleitor. Além disso, o desembargador advertiu que esse material se tornará lixo.
Viana vai à tribuna defender Lula: ele é perseguido pela elite
O senador Jorge Viana (PT-AC) saiu em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira e afirmou que o líder não teve encontros com o empresário Marcos Valério, condenado na última semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro. Em pronunciamento no Plenário, o senador se mostrou indignado com reportagem publicada na edição desta semana da revista Veja indicando participação do ex-presidente no esquema do mensalão. Ele disse que Lula "merece mais respeito da elite brasileira".
Gaeco prende auditor do TCE acusado de extorsão
Acusado de crime de concussão, ou seja, extorsão praticada por servidor público, o auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), Hermes Dall"Agnol foi preso em flagrante nesta terça-feira (18) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE). O servidor foi encaminhado para a delegacia de Polícia Fazendária de Cuiabá para confecção do auto de prisão em flagrante e ficará a disposição da Justiça. Caso condenado, Hermes poderá pegar uma pena de 2 a 8 anos de prisão, além de perda da função pública.
Leia mais...
Presidente do TRE defende fim da distribuição dos santinhos
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, concedeu entrevista coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira (18), na qual defendeu que a prática de distribuição de santinhos na véspera do dia de votação não se justifica mais.
Leia mais...