Notícias Política
Nova Mutum: juiz afasta prefeito das funções até final da eleição
O juiz eleitoral de Nova Mutum, Douglas Romão, decidiu, esta tarde, afastar o prefeito Lirio Lautenschlager (PMDB) das funções nos próximos 20 dias, acatando representação eleitoral que haveria suposto favorecimento a um morador que teria conseguido uma casa popular. Haveria uma gravação com a acusação. O afastamento é durante o período eleitoral. Lirio, que é candidato à reeleição, poderá assumir a partir de 8 de outubro.
Relator pede condenação de Henry por corrupção, lavagem e formação de quadrilha
Relator da ação penal 470 (mensalão), o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta segunda-feira (17) a condenação do deputado federal mato-grossense Pedro Henry (PP) por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Também pediu a condenação de Pedro Corrêa (ex-deputado federal e ex-presidente do PP) e de João Claudio Genu (ex-assessor parlamentar) pelos mesmos crimes.
Senador Jayme Campos passa mal, é internado e vai para hospital de SP
Com fortes dores nas costas, o senador Jayme Campos (DEM) deve sair ainda na noite desta segunda-feira (17) de um hospital particular de Cuiabá, para o Albert Einstein em São Paulo.
Leia mais...
Ministro diz que houve compra de votos e cita Pedro Henry
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do caso do "mensalão", acredita que houve esquema de compra de votos no Congresso Nacional. Após um panorama geral, Barbosa começou a analisar o crime de corrupção passiva imputado aos réus ligados ao PP: os deputados federais Pedro Corrêa e Pedro Henry, de Mato Grosso, e o assessor João Cládio Genu. De acordo com o ministro, o PP fazia oposição ao governo na época e só começou a receber dinheiro do PT com o fim específico de apoiar o governo no Congresso.
Lula sobre "agressividade" de Serra: "Ele vai morrer de infarto"
Ao participar de um ato de campanha do petista Fernando Haddad em São Paulo neste sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas ao tucano José Serra. "Tem um candidato que foi prefeito e que na primeira chuva de verão correu. Ele tem quase a minha idade e está muito agressivo. Ele vai morrer de infarto se ficar muito agressivo", afirmou Lula ao mandar um recado para Serra: "Eu só ganhei eleição quando fiquei calmo".
Leia mais...
Lei da Ficha Limpa barra ao menos 868 candidatos no país
Pelo menos 868 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o país foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa pelos Tribunais Regionais Eleitorais, segundo levantamento do G1 com base nas decisões da segunda instância da Justiça Eleitoral.
Pedro Taques e Silval Barbosa divergem sobre RDC: é mais prático e ‘facilita’ corrupção
Em grupos políticos adversários, o governador Silval Barbosa (PMDB) e o senador Pedro Taques (PDT) divergem também quando o assunto é o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), instrumento que vem sendo utilizado pelo Governo do Estado para a construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), por exemplo, em substituição à Lei de Licitações, datada de 1993.
Lúdio diz não ter ataques dos adversários e que a população se engaja em sua campanha
Crescendo nas pesquisas e já ameaçando a liderança do empresário Mauro Mendes (PSB), o petista Lúdio Cabral comemora os resultados apresentados pelos institutos afirmando estar preparado para o embate e até para o que diz a “baixaria eleitoral” que pode vir pesada nesta reta final de campanha.
Neste sábado, após vários compromissos por Cuiabá, Cabral disse ter a certeza que sua campanha, em que pese a maciça campanha com relação ao aborto e a liberação das drogas feitas por seus adversários, está sendo bem aceita pela população cuiabana.
Neste sábado, após vários compromissos por Cuiabá, Cabral disse ter a certeza que sua campanha, em que pese a maciça campanha com relação ao aborto e a liberação das drogas feitas por seus adversários, está sendo bem aceita pela população cuiabana.
Deputados tentam aprovar MP do Código Florestal antes das eleições
A votação da Medida Provisória 571 do Código Florestal volta a ser o principal assunto da Câmara dos Deputados na próxima semana, quando deputados farão o último esforço concentrado de votações antes do primeiro turno das eleições. Há duas semanas, a Casa tentou votar a matéria, mas não houve acordo entre deputados da chamada bancada ruralistas e governo. A nova tentativa de votação ocorrerá nos dias 18 e 19.
Dilma vai a SP para sepultamento de tia que a confortava na prisão
A presidente Dilma Rousseff foi neste domingo à cidade de Aguaí, a 200 km de São Paulo, para prestar homenagem a Diva da Silva Rosa, de 87 anos, uma das suas tias favoritas. Diva morreu ontem à noite de falência múltipla dos órgãos. Segundo parentes e amigos da presidente, nos anos de 1970 a 1972, quando esteve presa, Dilma recebia semanalmente a visita da tia Diva, que tentava reconfortá-la.
Leia mais...