Notícias Política
Mato Grosso: maior parte de candidatos não tem ensino superior
Dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral apontam que dos 10,8 mil candidatos a um cargo eletivo em Mato Grosso, 33,69% concluíram o ensino médio. A quantidade compreende desde candidatos a vereador até prefeito e vice, aptos e inaptos. Outros 20,77% concluíram algum curso superior. 16,11% têm o ensino fundamental (até a 8ª série/ 9ª ano) incompleto e, outros 12,55% terminaram o referido ensino. 7,52% ainda não concluíram o ensino médio e, outros 4,65% ainda não são formados em algum curso superior. 4,62% apenas lêem e escrevem e, 0,05% são analfabetos.
Riva classifica de "estranha e inconsistente" decisão de afastá-lo
O presidente da Assembleia José Riva classificou de "inconsistente" e "estranha" a adecisão do desembargador Luiz Fernando da Costa de afastá-lo das funções administrativas e financeiras da Assembleia. Ele apontou que há "vários pedidos de suspeição contra ele, que já disse que quer me prejudicar". O parlamentar confirmou que vai recorrer e confia na "isenção" da justiça. Ele também aponta que o desembargador sentenciou a liminar poucas horas após ter recebido o recurso, o que classificou de "estranho". A defesa de Riva deve ajuizar recurso hoje ou amanhã.
Cidinho pressiona e União e Estado formam ‘força-tarefa’ para evitar perdas de milho em Mato Grosso
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, anunciou nesta terça-feira que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está finalizando um novo plano com linhas de crédito que saíram por meio do BNDES para beneficiar a situação da armazenagem no Brasil. O anúncio foi feito após a intervenção do senador Cidinho Santos (PR/MT) que cobrou solução emergencial para o setor, já que hoje, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), cerca de 1 milhão de tonelada de milho está fora de armazéns em Mato Grosso.
Manifestantes realizam Marcha Nacional Pela Educação em Tangará
Esta manhã moradores de Tangará da Serra presenciarão a Marcha Nacional Pela Educação, realizada pela Coordenação Pedagógica do município, junto a professores, alunos, pais e populares.
Marino e Leitão cobram do MEC campus da UFMT para Lucas do Rio Verde
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (PPS) se reuniram, ontem, em Brasília, para tratar da implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas e de cursos modulares. Eles também se reuniram com o secretário do Ministério da Educação (MEC), Amaro Lins, para oficializar o pedido. "O MEC vai implantar os cursos modulares. Quanto à interiorização da universidade, o ministro já está trabalhando para a próxima campanha de expansão. Estamos fazendo um estudo técnico e orçamentário para esses novos campis", diz Amaro.
Riva acata decisão de afastamento e diz que vai combater abuso
Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva (PSD) emitiu nota de esclarecimento sobre decisão do desembargador Luis Carlos da Costa, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT) de afastá-lo de suas funções administrativas. O pedido veio do Ministério Público Estadual, e se refere a uma ação de improbidade contra Riva.
TCE Mato Grosso passa a ter a partir de hoje diário oficial eletrônico
Com uma nova concepção de administração pública, amparada na governança eletrônica para uma gestão econômica e transparente, o Tribunal de Contas de Mato Grosso lançou hoje o Diário Oficial Eletrônico (DOE) e o Sistema Push, dois produtos do Projeto Autos Digitais. O DOE representa uma inovação na publicidade legal que adota a internet como instrumento de comunicação para divulgação dos atos processuais e administrativos do TCE-MT, bem como poderá ser utilizado para informar atos administrativos dos municípios, tais como: pregões, licitações e concursos.
TJMT determina que presidente da Assembleia se afaste das funções
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou nesta quarta-feira (19) o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Riva (PP), das funções administrativas da Mesa Diretora. A decisão do desembargador Luis Carlos da Costa, da 4ª Câmara Cível do TJMT, se deu com base em um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que denunciou o parlamentar por suposta improbidade administrativa.
Conselho proíbe governo de MT de contratar OSS para administrar saúde
O governo de Mato Grosso está proibido de contratar Organizações Sociais de Saúde (OSS) a partir desta quinta-feira (20) por decisão do Conselho Estadual de Saúde do Estado. O vice-presidente do Conselho, João Luiz Dourado, assinou uma normativa revogando a decisão do próprio órgão que aprovou a parceria com as OSS, no ano passado.
TJ pede afastamento de Prieto novamente
Defensor público geral André Luiz Prieto teve novo pedido de afastamento deferido pelo desembargador José Jurandir de Lima, do Tribunal de Justiça do Estado (TJMT). Segundo a determinação, Prieto deve permanecer afastado do exercício “sem prejuízo da remuneração, até o término da instrução processual da presente demanda”.