Notícias Política
TRE retoma julgamento de 6 ações
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) e os cartórios eleitorais retomaram ontem as atividades judiciárias. Os prazos voltam a ser contados, mas a primeira sessão plenária do TRE está marcada para o próximo dia 18 de janeiro. A Justiça Eleitoral dará prosseguimento ao julgamento das ações de investigação judicial e um total de seis ações de impugnação de mandato eletivo (Aime) ingressadas contra candidatos diplomados.
PT entra na briga por 2º escalão
Na briga pelos cargos de segundo escalão do governo Silval Barbosa (PMDB), o PT reivindica a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. No primeiro escalão, o Partido dos Trabalhadores ficou apenas com a Secretaria de Educação que, no entanto, é a pasta com mais recurso da administração, com orçamento previsto em R$ 1 milhão para 2011.
O deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) afirmou que vai retomar na próxima semana a conversa com Luciane Bezerra
Sérgio inicia entendimento com oposição
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Sérgio Ricardo (PR), intensifica a partir da próxima semana as conversas com os 23 deputados estaduais que tomarão posse no dia 1º de fevereiro. A missão é articular a sua permanência na mesa diretora. Desta vez, no cargo de presidente. Sérgio já presidiu o Parlamento estadual entre os anos de 2007 e 2008.
Justiça cassa diploma de presidente do Legislativo de Vila Bela
A Justiça acatou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e determinou a cassação do mandato do vereador Edcley Lopes Coelho, presidente da Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade. De acordo com o MPE, o vereador não comprovou os gastos realizados na campanha relativa às eleições de 2008, caracterizando captação e gasto ilícito de recursos para fins eleitorais. A decisão judicial foi proferida pelo juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior, no dia 16 de dezembro.
TRE recebe recursos pedindo 6 cassações
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu 6 recursos que pedem cassações dos diplomas dos deputados estaduais José Riva (PP) e Luciane Bezerra (PSB), dos federais Pedro Henry (PP), Valtenir Pereira (PSB) e Eliene Lima (PP) e do senador Pedro Taques (PDT). Os processos foram movidos pelo Ministério Público e por candidatos derrotados que acusam os adversários de vários crimes, inclusive compra de votos.
Osmar Carvalho quer que portal da Secom seja cartão de visita de MT
A comunicação deverá passar com uma reestruturação no governo de Silval Barbosa (PMDB). Com o jornalista Osmar Carvalho à frente da pasta, a intenção é centralizar as informações do governo do portal www.mt.gov.br, que deverá funcionar como um cartão de visita para se conhecer o estado.
Abicalil assumirá cargo no MEC; Serys quer dar aulas
O quase ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT), que disputou, sem êxito ao Senado, vai mesmo assumir um cargo no Ministério da Educação (MEC). Uma fonte do RDNews informou que esta semana o parlamentar já manteve contatos com setores no MEC para se inteirar sobre a função que irá ocupar. Ainda não está confirmado qual cargo exatamente. O mais cotado, no entanto, é a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Ministra Eliana Calmon que coordena os trabalhos de inspeção em MT
CNJ retoma inspeção em Comarcas do Interior do Estado
O Conselho Nacional de Justiça retoma neste mês, a inspeção no Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenada pela Corregedora Nacional Eliana Calmon. Os trabalhos tiveram início em dezembro passado, com visitas aos gabinetes dos desembargadores e as algumas Varas da Capital.
Dilceu declara desejo de presidir DEM, mas quer respaldo
O deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM) declarou que tem o desejo de presidir o diretório estadual do partido. No entanto, ele disse que ainda precisa conversar com a executiva regional da agremiação política para acertar alguns assuntos em relação a este posicionamento. Este assunto deve ser tema de reunião nos próximos dias.
Petistas lideram nomeações do 2º escalão de Dilma
Pivôs da crise com o PMDB na briga por espaço no governo Dilma Rousseff, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Paulo Bernardo (Comunicações) lideram as nomeações para o segundo escalão.