Artigos Opinião
Um Bairro Especial
Apesar da crise, Alfama continua o mesmo. Isso o torna mais especial. Da janela do apartamento tem-se uma vista espetacular. De um lado, há poucos metros dali, avista-se o rio Tejo, cujas águas parecem escorrer mansamente; do outro, um amontoado de prédios. Colocados uns nos outros, e entre eles, ladeiras, becos e ruelas. Trata-se, portanto, de um belo retrato – rico em cultura e em história.
Leia mais...
Curiosidade e Beleza
Castelos e palácios existem aos montes na Europa. A maioria deles, abertos ao público. Vale à pena percorrer por seus corredores e salas. Mesmo que o valor pago, em euro, seja pesado para quem ganha em real. Pois os passeios são verdadeiras aulas de história, política, pintura e arquitetura. Passeios, além disso, marcados também por curiosidades, e, entre estas, a do castelo da Quinta da Regaleira, encravado na serra de Sintra, em Portugal.
Leia mais...
O silêncio de Blairo Maggi
Desde que se elegeu senador em 2010, o ex-governador tem se pautado por um silêncio que o deixa em posição constrangedora. Tem sido criticado sucessivamente sobre a sua gestão no governo, curiosamente por vozes menores que o bajularam ou juraram amizade eterna nos seus quase oito anos de gestão.
Leia mais...
Desequilíbrio e Desespero
Nos últimos três dias, o governo estadual se viu em uma situação bastante embaraçosa. Tudo por conta do Decreto 881/2011. E a situação só não ficou pior porque os questionamentos feitos se restringiram a ilegalidade do conteúdo do dito decreto, que determinava férias coletivas por 30 dias de cerca de 60 mil servidores. Férias que não foram discutidas com os funcionários. O que demonstra, infelizmente, a falta de diálogo no coração da administração pública regional. Isso é grave. Bem mais quando se percebe a razão que levou o governador a tomar aquela atitude.
Leia mais...
Duplicando as rotas da morte
Tudo está conspirando a favor de Mato Grosso no nicho infraestrutura. Parece ilusão, mas as últimas informações divulgadas nos sites corporativos de deputados federais, a exemplo de Wellington Fagundes (PR), apontam que não. Que bom. Que assim seja! Que Deus pague em dobro, até porque o tempo de entrega da carga, o horário de chegar ao terminal rodoviário indicado, o sono traiçoeiro, a sinalização inadequada, os buracos, as restrições como amenizadoras dos acidentes e a famigerada imprudência recheiam a triste estatística dos boletins das rodovias federais que cortam o Mato Grosso.
Leia mais...
DR. Sócrates exemplo aos jovens?
Para algumas profissões o envelhecimento chega muito cedo, principalmente para os atletas, e o futebol por ser o esporte mais importante do país, fica mais evidenciado. Vemos grandes ídolos esquecidos e abandonados aos 40 anos, e aos 60 anos se transformam em pessoas totalmente envelhecidas, achando que a vida acabou, com os filhos crescidos e formados, netos já seguindo seus caminhos e não tendo tempo para ouvir conversas repetidas do avô, lhe restam a depressão e os porres constantes, até que um dia o fígado não agüentando tanto álcool, finalmente deixa de funcionar.
Leia mais...
SEU SONHO É SÓ SEU
Sempre encontramos em nossos convívios pessoas que dão muito valor as coisas materiais, muito mais do que elas merecem. As coisas só têm o valor que você dá a elas, e só. Mesmo na sociedade onde a cultura do consumismo desenfreado prevalece sobre toda a pressão em forma de propagandas desencadeia-se a valorização dos bens materiais acima do real valor das pessoas.
Leia mais...
Especulações e Promessas
Prosseguem as especulações político-eleitorais. São elas, aliás, que movimentam o tablado nacional. Pois grande parte dessas especulações é criada pelas próprias lideranças políticas. Isso ocorre em razão de seus interesses particulares, e são, exatamente, por conta destes que o tabuleiro da política se vê sempre em movimento. Não apenas o nacional. Mas, também, o regional e o local. Em Rondonópolis, por exemplo, já se tem nomes de interessados a disputa da prefeitura.
Leia mais...
BRASIL SEM CORRUPÇÃO
No dia 09 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México, representantes de mais de 100 países, na Assembléia Geral da ONU aprovaram e assinaram uma Convenção para articular de forma mais efetiva as ações de combate a todas as formas de corrupção. Assim, 09 de dezembro passou a ser considerado o DIA MUNDIAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO. Esta convenção entrou em vigor em 14 de dezembro de 2005 e no Brasil a mesma foi aprovada pelo Congresso Nacional em Maio de 2005, passando a ter força de Lei, ou seja, todos os termos da Convenção deveriam ser implementados de forma legal.
Leia mais...
Um século depois, será que nada mudou?
A humildade é a própria leveza do estado das pessoas, os humildes trazem consigo a pureza da alma, em sua veste não impõe destaque aos olhos, mas o pensamento e atitude que os elevam em forma de exemplos de bondade a serem seguidos; as pessoas humildes devem ser respeitadas e tratadas com muito cuidado e delicadeza, porque são pessoas especiais, porque vieram ao mundo para contribuir com a nossa evolução material e elevação espiritual.
Leia mais...