Artigos Opinião
2003
No dia 1º de janeiro de 2003 a impressão que eu tive é que o Estado de Mato Grosso acabava de ser descoberto.
O AUTO-AMOR PARA A HUMILDADE
Há ações e pensamentos sintomáticos do real desenvolvimento da humildade. Capacidade de pedir perdão, saber ouvir mesmo quando já se tem conhecimento do assunto, confessar que não sabe sobre outros tantos temas, sempre buscando conhecer os próprios limites e, em os conhecendo, não agredir a si mesmo.
Mulher a glória do homem
À você que luta, que sofre e nunca deixa de acreditar primeiramente em Deus e em sua força, e sua vontade de querer ver um mundo com menos desigualdade.
Dia 8 de março dia de comemorar as conquistas e lançar desafios
A mulher conseguiu que as portas do mercado de trabalho lhe fossem abertas após a Revolução Industrial por uma questão de necessidade do próprio mercado e devido às lutas travadas pelos movimentos sociais de mulheres para obter o direito de exercer uma profissão e inserir-se no mercado.
Respeito com a Terceira Idade
Dias desses, uma senhora de uns 70 anos entrou pela porta de trás de um ônibus. O coletivo estava lotado e ela teria que ficar em pé. Teria porque um grupo de jovens começou a fazer coro para alguém arrumar uma poltrona para ela. Não demorou muito, e a simpática senhora pôde viajar sentada.
Drogas e AIDS em trágicos caminhos
É desejo de todo o ser humano viver intensamente por muito tempo, aproveitar os prazeres da vida com alegria e disposição, conviver amistosamente com seus familiares e amigos, ir para onde bem quiser com liberdade e autonomia, e, acima de tudo, ser saudável física e mentalmente, entretanto, nos caminhos da vida muitos descambam para a marginalidade das leis vigentes e para o submundo horripilante das drogas, consciente ou inconscientemente.
Leia mais...
Mobilização social
Após 20 longos anos de fechada elaboração técnica e quase nenhuma abertura com a sociedade mato-grossense, o governador Blairo Maggi encaminhou uma proposta de Política de Planejamento e Ordenamento Territorial de Mato Grosso, e seu principal instrumento, o Zoneamento Socioeconômico Ecológico, conhecido por ZSEE, à Assembleia Legislativa para aprovação em 2008.
Ser ou não ser, que confusão!
Na falta de oposição orgânica na sociedade ou nos partidos, os problemas do Governo Silval Barbosa estão no próprio Governo Silval Barbosa. Entre os vários que surgem, destaco a confusão envolvendo a ida da deputada Teté Bezerra (PMDB) para a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, o que permitiu a posse do primeiro suplente da coligação, Emanuel Pinheiro, do PR. Ato contínuo, o segundo suplente da coligação e primeiro do partido de Teté, Daltinho de Freitas, consegue na justiça pegar para si a vaga de Teté – que estava ocupada por Emanuel - de forma barulhenta, o que desagradou ao Paiaguás. Em resposta, Daltinho toma posse afirmando que continua caititu, mas agora fora do bando!
É hora da meritocracia
A constrangedora batalha por cargos travada neste início do Governo Dilma Roussef corrobora o midiático estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que mostra ser exagerado, na comparação com países emergentes e desenvolvidos, o modelo do Estado brasileiro de nomeações de cunho político. São cerca de 22 mil vagas de comando e assessoria em autarquias, áreas técnicas dos ministérios e departamentos dos distintos órgãos da União.
Virando a mesa na vida profissional
Então ela entrou eufórica em minha sala de atendimento, me mostrando umas folhas que, segundo ela, traduziam exatamente o que sentia naquele momento. O titulo da matéria encontrada num blog era: “Why I hate my job” (Porque odeio meu trabalho).