Publicado em Quarta - 02 de Maio de 2012

Impacto do aquecimento global nas plantas pode ser pior, afirma estudo

Experiências que tentam simular o impacto do aquecimento global nas plantas subestimam o que acontece no mundo real, revelou um estudo publicado na edição desta quarta-feira (2) da revista científica britânica "Nature".
Leia mais...

Alta Floresta sai da lista de desmatadores da Amazônia

Publicado em Segunda - 30 de Abril de 2012

Nos próximos dias 3 e 4 de maio, a partir das 7:30, no CTG, o município de Alta Floresta, que fica na região norte de Mato Grosso a 812 quilômetros de Cuiabá, vai comemorar em grande estilo uma notícia que aguardava há 5 anos: a saída oficial  da chamada Lista dos Desmatadores da Amazônia, criada pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA.  Com as ações realizadas foi possível reduzir o desmatamento, as queimadas e hoje 80% do passivo ambiental esta regularizado, através do CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Leia mais...

Troncos ficam azuis contra o desmatamento

Publicado em Sábado - 28 de Abril de 2012

Da noite para o dia, as árvores de um parque em Melbourne, na Austrália, apareceram pintadas de azul. A “epidemia” se alastrou rapidamente e já atingiu os troncos plantados em grandes cidades da Nova Zelândia, do Canadá e dos Estados Unidos.
Leia mais...

Coleta seletiva chega a apenas 18% dos municípios brasileiros

Publicado em Quinta - 26 de Abril de 2012 | por Carolina Gonçalves

Dois anos depois da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, a coleta seletiva de lixo, prevista na lei, estava presente apenas em 18% dos municípios brasileiros. E, nas cidades onde a coleta seletiva já estava implementada, a quantidade de material recuperado nesses programas ainda era pequena quando comparado com o total coletado.
Leia mais...

Correntes marinhas quentes derretem geleiras na Antártica, diz estudo

Publicado em Quinta - 26 de Abril de 2012

O derretimento do gelo polar, tido como uma das consequências mais graves do aquecimento global, não ocorre só devido às mudanças de temperatura do ar. Um estudo publicado nesta quarta-feira (25) pela revista “Nature” mostra que o gelo é atacado em duas frentes: pela água e pelo ar.
Leia mais...

Para ONGs, Brasil perde liderança ambiental ao mudar Código Florestal

Publicado em Quinta - 26 de Abril de 2012

Organizações ambientalistas internacionais afirmam que o Brasil pode estar perdendo a liderança no movimento ecológico global, depois que a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) um novo texto que altera o Código Florestal brasileiro.
Leia mais...

Ibama emite licença de trecho da Ferronorte, confirma governo de MT

Publicado em Terça - 24 de Abril de 2012

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Minerais Renováveis (Ibama), Fernando Marques, assinou na tarde desta segunda-feira (23) a licença de operação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), no trecho até a cidade de Itiquira, a 359 km de Cuiabá. A ferrovia é um importante modal para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do secretário estadual de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo.
Leia mais...

Base discorda sobre texto do Código Florestal

Publicado em Terça - 24 de Abril de 2012

A Câmara dos Deputados deve colocar em votação na tarde desta terça-feira (24) a proposta da reforma do Código Florestal sem que haja consenso dentro da base aliada, rachada entre PT e PMDB. O principal impasse no texto final, relatado pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), está na ausência de regras fixas para a recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) desmatadas em beiras de rio. Por causa da polêmica, não está descartada a votação na quarta (25).
Leia mais...

MT lidera ranking do desmatamento em março do Inpe e do Imazon

Publicado em Segunda - 23 de Abril de 2012 | por Vinícius Tavares

Além de liderar o ranking do desmatamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso está na frente também no levantamento feito pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). De acordo com apanhado divulgado nesta segunda-feira (23.4) pelo Instituto, Mato Grosso respondeu por 60% dos desmatamentos registrados em março entre os estados que fazem parte da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará).
Leia mais...

Quase 25% do solo do planeta já sofreu alguma deterioração

Publicado em Terça - 14 de Fevereiro de 2012

O problema ambiental não está apenas na água ou no ar. De acordo com um relatório da Nações Unidas, 24% do solo do planeta já sofreu algum tipo de deterioração.
Leia mais...