Notícias Política
Prefeito aos 21 anos, mais jovem de MG ainda quer terminar faculdade
Antonio Pinheiro Neto é daquelas pessoas que desde pequeno já sabe o que vai querer fazer da vida. Nascido em uma família de políticos, ele, aos 21 anos, acaba de ser eleito prefeito da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Meu pai foi prefeito três vezes. Nasci no primeiro mandato. Cresci no meio político. Já fui secretário de Planejamento e tenho um contato muito forte com a população”, disse. Ele é o prefeito eleito mais novo de Minas Gerais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE).
Novato na eleição, partido de Kassab é 4º em nº de prefeitos
O PMDB e o PSDB tiveram menos prefeitos eleitos em todo o país no primeiro turno deste ano, em comparação com as eleições municipais de 2008, enquanto o PT e o PSB ampliaram o número de prefeituras.
Gislaine se elegeu vereadora aos 17 anos, em Ipê
RS: vereadora mais votada em cidade do interior tem 17 anos
Dentre os fatos curiosos que marcam os resultados eleitorais Brasil afora, a cidade de Ipê, no interior do Rio Grande do Sul, foi responsável pela eleição de uma menor de idade. Gislaine Ziliotto (PT), de apenas 17 anos, não só se elegeu para a Câmara de Vereadores como foi a candidata mais votada entre os que disputaram o parlamento local, ao obter 335 votos.
Eleika Bezerra diz já ter o necessário "para uma vida digna"
Vereadora eleita de Natal confirma que renunciará ao salário
A vereadora eleita de Natal, Eleika Bezerra (PSDC), confirmou que renunciará integralmente o salário de parlamentar. Ainda na campanha eleitoral, a política, que é professora universitária aposentada, protocolou em cartório o documento onde informava que destinaria os salários a instituições filantrópicas.
Confira o número de votos dos famosos como a Mulher Pêra nas eleições de 2012
"Efeito Tiririca" falha para maioria dos candidatos famosos
Estar em evidência na mídia não é garantia de votação expressiva. Que o digam Mulher Pera, a Vovó da Fiel ou Charles Henriquepedia, que não se elegeram no pleito municipal deste ano. Para outros, como a funkeira Verônica Costa, eleita no Rio com 31.515 votos, o "efeito Tiririca" segue dando frutos. Em 2010, o então candidato a deputado federal e figura carismática da TV, Tiririca, foi eleito com cerca de 1,3 milhão de votos, um recorde àquela eleição.
Disputa por prefeitura de pequena cidade de MT é decidida por 3 votos
O pequeno município de Rondolândia, que fica localizado na região extremo Norte de Mato Grosso, chamou a atenção durante o pleito, realizado ontem. Além de eleger pela primeira vez uma mulher, a disputa foi a mais acirrada do Estado até agora, com apenas três votos de diferença.
Compra de votos prevaleceu na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores
Ainda está muito longe do dia em que a Polícia Federal terá estrutura mínimo e/ou suficiente para coibir a compra de votos em uma eleição municipal, conforme constatou a reportagem do Olhar Direto, entre quinta-feira (4) e domingo (7) a partir de denúncias de terceiros e de cabos eleitorais "indignados".
Emanuel Pinheiro, Alexandre Cesar e Pedro Satélite garantem vaga na AL após eleição municipal no estado
Três suplentes de deputados garantiram suas cadeiras até o final do mandato por consequência do resultado das eleições municipais em Mato Grosso. Emanuel Pinheiro (PR), Alexandre Cesar (PT) e Pedro Satélite (PSD) foram beneficiados com as eleições para prefeito no município.
A candidata e o santinho errado: apenas 12 votos com número certo. (Foto: Tiago Campos / G1)
Candidata a vereadora faz campanha com número errado em Paraguaçu
Cristiane Baliza, cozinheira, de 35 anos, resolveu encarar a campanha para vereadora de Paraguaçu (MG) nas eleições de 2012. Durante três meses ela fez sua propaganda para conquistar uma das nove vagas da Câmara Municipal da cidade. Seu número era 14.999, partido PTB. No entanto, no domingo (7), dia das eleições, todos que votaram em Cristiane anularam o voto. Aparentemente, o número não existia. E não existia mesmo: o que constava no Tribunal Superior Eleitoral de candidatura da vereadora era o 14.888. Na verdade, um erro na impressão dos santinhos fez com que ela fizesse campanha com o número errado.
Policial acusado de homicídio e filha de vítima são eleitos vereadores em MT
A próxima legislatura da Câmara Municipal de Santo Antônio do Leverger vai ter como vereadores a filha de um político assassinado e o homem acusado de matá-lo. Regiane Patrícia Lopes Pires, a Patrícia Vieira, foi a mais votada com 526 votos. O policial militar Marcelo Robson Queiroz Moura (PDT), 38 anos, que atirou e matou o pai dela, também foi eleito, com 298 votos.