Notícias Política
Peixe-boi é o primeiro município a eleger novo prefeito no Pará
O município de Peixe-boi, no nordeste do Pará, é o primeiro a eleger o novo prefeito no estado. A votação da cidade, que tem a menor zona eleitoral paraense, foi feita em urnas biométricas. O candidato Mozart, do PMDB, venceu no primeiro turno com 58,78% dos votos da população. Ao todo, oito candidatos disputavam o cargo.
TRE interrompe apuração para corrigir problemas na apuração de Lúdio
O Tribunal Regional Eleitoral (TER) de Mato Grosso acaba de parar a apuração das urnas em Cuiabá para corrigir uma falha técnica que estava computando os votos do candidato Lúdio Cabral como nulos.
Sorriso: polícia pega 3 acusados de crimes eleitorais
Três pessoas foram presas acusadas de crime eleitoral. Segundo o comandante da PM de Sorriso, tenente coronel Marcio Thadeu Firme, "foram conduzidas quatro para o quartel mas só três resultaram em prisão. Um estava transportando eleitor sem permissão da justiça eleitoral. Outro pessoa estava fazendo boca de urna e uma terceira teria tentado comprar votos. No caso da compra de votos, o eleitor fez a denúncia de suposta oferta de vale combustível, informou o oficial. Foram apreendidos alguns vales combustíveis e santinhos de um candidato a vereador.
Eleitor de 106 anos descendente de quilombola não teve dificuldade para usar a urna biométrica em Mato Grosso (Foto: Rep
Eleitor de 106 anos descendente de escravo usa urna biométrica em MT
Nem a idade avançada nem o uso da tecnologia foram empecilhos para levar um eleitor de 106 anos de idade à urna neste domingo (7), em Mato Grosso. Antônio Mulato é morador da comunidade quilombola de Mata Cavalo, na região da cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá. Pela primeira vez nas eleições, os moradores da cidade votaram por meio da urna biométrica, que identifica o eleitor pela impressão digital. Antônio é descendente de escravos e um dos líderes da comunidade quilombola.
Rossato é eleito prefeito em Sorriso; Adriano vence em Nova Mutum
A apuração extra-oficial em Nova Mutum está na reta final. Adriano Pivetta tem 9,550 votos e, o atual prefeito, Lirio, está com 7.455. Lirio deixou a central de apuração em seu comitê e, numa rápida conversa com aliados, admitiu a derrota.
101 pessoas são autuadas no interior; 16 candidatos a vereador são detidos
Até o inicio da tarde deste domingo (07) 101 pessoas já haviam sido autuadas nas delegacias do interior do Estado, sendo 60 pela prática de boca de urna. Segundo dados da Polícia Civil, 16 são candidatos a vereador de vários municípios, que foram detidos em flagrante.
Polícia Civil autua 38 pessoas por crimes eleitorais em Mato Grosso
Balanço parcial da manhã deste domingo aponta que a Polícia Civil autua 38 pessoas por crime eleitoral, dos quais 27 por boca de urna para pressionar eleitores a votar em um determinado candidato. Outras três foram detidas por transporte de eleitor e outras oito foram por motivos diversos. As condutas são vedadas pela Lei Eleitoral (Lei 9.504/97). As pessoas responderam termo circunstanciado e foram liberados.
Candidatos Mauro Mendes e Lúdio Cabral vão se enfrentar nas urnas no segundo turno em Cuiabá (Foto: G1)
Cuiabá terá segundo turno entre Mauro Mendes e Lúdio Cabral
A eleição para a Prefeitura de Cuiabá será decidida no segundo turno entre Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT). Segundo a Justiça Eleitoral, Mendes recebeu 136.692 votos, o que corresponde a 43,98% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Lúdio teve 131.274 votos, o equivalente a 42,23%. Foram apuradas até o momento 99% das urnas. Veja a apuração completa para prefeito e vereador.
Leia mais...