Notícias Política
MT é o 4º com mais servidores federais expulsos no Centro-Oeste
Mato Grosso passou ser o quatro Estado com mais expulsões de servidores do funcionalismo público federal, este ano, no Centro Oeste. Números da Controladoria Geral da União apontam que, de janeiro a setembro, 8 funcionários foram desligados. Até agosto, eram 7, por motivos que variaram desde envolvimento em práticas ilícitas, como o uso indevido do cargo, ao abandono do emprego. Com isso, MT deixou a terceira "colocação".
Mulher Pera no dia da votação (Foto: J. Duran Machfee/Futura Press/AE)
Mulher Pera não desiste: "Eleição é assim mesmo"
Mais uma vez, os atributos físicos da Mulher Pera, de 26 anos, não foram suficientes para garantir a eleição da candidata Suelem Aline Mendes (PTdoB) a uma cadeira em um poder legislativo.
Leia mais...
Kiko do KLB não teve nenhum voto computado a seu favor em SP (Foto: Divulgação)
Cantor do KLB vira hit após ficar sem votos
O cantor Kiko, integrante do grupo KLB e candidato a vereador em São Paulo pelo PSD, virou Trending Topic no Twitter após as eleições deste domingo (7). Isso porque o músico não computou nenhum voto a seu favor, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mato Grosso registra maior índice de abstenção do país
Mato Grosso teve o maior índice de abstenção, nestas eleições, em todo o país. De acordo com levantamento elaborado pelo portal Uol, dos aproximadamente 2,1 milhões de eleitores aptos, 18,17% não compareceram nas seções eleitorais, o equivalente a 394,4 mil pessoas. O índice foi superior ao percentual nacional, de 16,41%. Isto significa que 22,7 milhões dos 138,5 milhões de eleitores brasileiros aptos não votaram.
Arnóbio é o novo prefeito de Marcelândia
O município de Marcelândia terá como prefeito para os próximos quatro anos, Arnóbio (PSD), que foi eleito ontem, com 3.439 votos (51,02%). Callanga (PSDB) recebeu 3.023 votos (44,84%) e a candidata Fátima (PR), 279 (4,14%). Foram conhecidos, ontem, também os nove vereadores que atuarão na câmara.
Cuiabá: hoje será dia de reuniões políticas para Mendes e Lúdio
Candidatos à Prefeitura de Cuiabá que disputam o 2º turno, Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT), iniciam esta segunda-feira (8) reunindo suas equipes de campanha para traçar os planos para o período. Para ambos, o 2º turno será tratado como uma nova eleição, no entanto, manifestam a intenção de manter suas equipes, mas reconhecem a possibilidade de mudanças após a avaliação do desempenho até aqui.
PSD é o partido com mais prefeitos eleitos no Estado
O Partido Social Democrático (PSD) foi a agremiação com o maior número de prefeitos eleitos em Mato Grosso: 39 (27,66%). O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) aparece em seguida, com 29 eleitos. Os números foram contabilizados pelo portal Uol, com base nas informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eleitor que não votou pode participar no 2° turno
Os eleitores que se ausentaram do primeiro turno das eleições municipais poderão participar da segunda rodada de votação, marcada para o dia 28 deste mês. O segundo turno será realizado nos municípios com mais de 200 mil eleitores, cujo candidato mais votado não tenha conquistado mais de 50% dos votos. Ele disputará a preferência do eleitor com o segundo candidato mais votado.
Estigma do PT e migração em massa de indecisos beneficiam Mauro Mendes
O "medo" que uma parcela significativa da população cuiabana e os conservadores têm do PT, e nutrem este sentimento de rejeição, foi preponderante no sentido de garantir a vitória de "virada" do candidato do PSB a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, neste primeiro turno com 43,96% dos votos. O candidato petista, Lúdio Cabral, numa eleição de polarização extrema, ficou na segunda colocação obtendo 42,27%. É o que muitos avaliam como o "estigma do PT em Cuiabá", onde o partido nunca conseguiu vencer, apesar de ter uma importância ímpar com suas participações na capital.
Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno sobe 31,5%
Com a quase totalidade de urnas apuradas, o número de mulheres eleitas para as prefeituras no 1º turno aumentou 31,5% nestas eleições em relação ao 1º turno de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas uma candidata se elegeu prefeita de capital, Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista. O percentual de candidatas do sexo feminino também aumentou, crescendo 21,3% neste ano, em relação a 2008.