Notícias Política
Após prefeita, mais da metade de vereadores é cassada em MT
Duas decisões judiciais mudaram o cenário político em Comodoro (634 quilômetros de Cuiabá). Na segunda-feira (25), o juiz Almir Barbosa cassou o diploma da prefeita Marlise Marques Morais (PR) e do vice Egídio Alves Rigo (DEM), eleitos no pleito de 2012, por captação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais. A sentença também os torna inelegíveis por oito anos. Já na terça-feira (26), em nova decisão, a prefeita e seu vice foram cassados por abuso de poder econômico configurado por doação para campanha eleitoral acima do limite legal. Além deles, seis vereadores tiveram o diploma cassado, incluindo o presidente da Câmara.
Leia mais...
Blairo e Taques não descartam, mas evitam falar em 2014
Pelo menos no discurso, as desculpas dos senadores, Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT) combinam quando o assunto é sucessão estadual para o Governo do Estado, atualmente ocupado por Silval Barbosa (PMDB) que até admite disputar a única vaga de senador hoje ocupada por Jaime Campos (DEM), mas também não deixa de colocar que se preciso fica até o final para devolver o cargo que recebeu do ex-governador do qual era vice.
Após Operação Jurupari, Sema cria mecanismos para impedir fraudes
Alvo de constantes denúncias de irregularidades, a secretaria estadual de Meio Ambiente tem criado mecanismos para evitar fraudes e acelerar a emissão de licenças. As afirmações foram feitas pelo titular da pasta José Lacerda (PMDB). O secretário pondera ter consciência que o atual modelo leva empresários e produtores a burlar as regras, especialmente pela demora na análise de processos, bem como emissão de licenças. “A pessoa atua ilegalmente e depois é penalizada por isso. Vira uma bola de neve”, lamenta.
Advogado acusa polícia de induzir Justiça ao erro para prender médica
O advogado Elias Mattar Assad, que defende a médica Virgínia Soares de Souza, diretora da UTI do Hospital Evangélico de Curitiba (PR), acusa a Polícia Civil de induzir a Justiça ao erro para decretar a prisão de sua cliente, suspeita de provocar a morte de pacientes. Segundo Assad, escutas telefônicas da médica foram transcritas com expressões errôneas que contribuíram para "demonizar" sua cliente, presa desde o dia 19 deste mês.
Leia mais...
Lula cobra moralização e defende reforma política no Brasil
O Hotel Oásis Atlântico, na praia de Iracema, em Fortaleza, foi o primeiro palco a receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lideranças do PT e dos partidos da base aliada, que se reuniram para debater as ações do partido nos últimos dez anos. A capital cearense encabeçou uma lista de dez cidades brasileiras que sediarão o seminário "O Decênio que Mudou o Brasil". "Duvido que alguém tenha feito nesse País o que fizemos em prol participação democrática da sociedade", destacou Lula.
Leia mais...
Senador de MT aprova extinção do 14º e 15º salários dos parlamentares
O senador mato-grossense Jayme Campos (DEM) aprovou a extinção do 14º e 15º salários dos parlamentares federais. Segundo ele, seu partido defende medidas moralizadoras a serem adotadas no Congresso Nacional. "Não podemos ficar expostos por conta da ganância de alguns políticos que não entenderam que vivemos um novo tempo", disse, por meio da assessoria.
Governo não convoca aprovados; 5 decisões seguem descumpridas
A promessa do Governo do Estado em nomear mais 97 aprovados no concurso realizado em 2009, adiada por duas vezes em menos de 15 dias, tem gerado revolta entre os que aguardam a publicação no Diário Oficial. Entre estes 97, já constam pelo menos 5 mandados de segurança deferidos pela Justiça desde o ano passado e que não foram cumpridos.
Desembargador Orlando Perri deve tomarposse nesta sexta-feira (Foto: Assessoria)
Novo presidente do TJ-MT promete concurso e combate à corrupção
O desembargador Orlando Perri, que deve tomar posse como presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta sexta-feira (1º), declarou que a prioridade da gestão dele é contratar 22 novos juízes para atuar na Justiça de primeiro grau, que, segundo ele, está desfalcada, causando acúmulo de processos aguardando para serem julgados. Cinco deles devem ser convocados de imediato e outros 17 por meio de novo concurso. "Mesmo com esses 22 ainda precisaremos criar novos cargos de juiz devido ao crescimento do estado", declarou.
Sai exoneração de Paulo Lessa da Secretaria de Estado de Justiça
Paulo Lessa não é mais secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos. A exoneração dele, com data de ontem, está publicada no Diário Oficial, que circula hoje. No mesmo documento já consta a nomeação do advogado especialista em direito público Luiz Antônio Possas de Carvalho para a função.
Leia mais...
Governador nomeia 97 novos servidores públicos
O governador Silval Barbosa nomeou 97 novos servidores públicos. Entre eles estão advogados, engenheiros, sanitaristas, fiscais agropecuários, agentes de defesa animal, professores, analistas de sistema, assistentes sociais, economistas e biólogos. Os atos estão publicados no Diário Oficial do Estado, que circula hoje.