Notícias Política
Lula defende prisão, se comprovada fraude em assinatura de filha de Serra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (30) que só a Polícia Federal e a Receita Federal podem provar se a suposta assinatura da filha de José Serra (PSDB), Veronica, em um documento autorizando o acesso a seus dados fiscais é falsa. Lula defendeu a prisão do falsificador, caso seja comprovada a fraude.
Júlio Pinheiro é eleito novo presidente da Câmara de Cuiabá
O vereador Júlio Pinheiro, do PTB, foi eleito há pouco para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. Pinheiro recebeu 13 votos a favor. Outros cinco parlamentares se abstiveram e houve também uma ausência. O único vereador que não compareceu à votação foi o atual presidente da Câmara, Deucimar Silva (PP).
Lula diz que as Farc são problema da Colômbia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o Brasil não discute os problemas internos da Colômbia e que as Farc são um problema colombiano. Lula se reuniu hoje com o colombiano Juan Manuel Santos, no Palácio do Itamaraty.
Lista de mesários convocados pode ser consultada no site do TRE
O eleitor insere o número do título no campo indicado e o sistema informará se ele foi ou não convocado para atuar como mesário. Caso o eleitor não tenha em mãos o número do título eleitoral, o sistema também fornecerá um link de acesso ao site do Tribunal Superior Eleitoral para consultar o número do título por meio do nome.
Joaquim Roriz diz que deixa política se perder no Supremo
O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, amargou na noite desta terça mais uma derrota no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que manteve a decisão de impugnar sua candidatura ao governo do DF. Enquanto os ministros do Tribunal decidiam seu destino político, Roriz recebeu em casa a repórter Fernanda Muylaert, da Record News, para uma entrevista exclusiva. Durante a conversa, prometeu que, se derrotado também no Supremo, deixará a política, no que será seguido por seus parentes. Se o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmar a validade da aplicação da Lei da Ficha Limpa, Roriz está inelegível até 2023.
CNJ abre processos contra 7 por repasse irregular do FPM
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um processo administrativo disciplinar para investigar a desembargadora Ângela Maria Catão Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ela é suspeita de favorecimento em decisões proferidas quando estava à frente da 11ª Vara Federal de Belo Horizonte. Por 10 votos a 3, o plenário do CNJ acompanhou a decisão do relator, conselheiro José Adônis Callou de Araújo Sá, que considerou procedente o pedido feito pela Procuradoria Regional da República da 1ª Região (TRF1).
Guerra pede demissão de secretário da Receita
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, pediu hoje a demissão do secretário-geral da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. "Ele tem que ir embora", afirmou ele, ao anunciar as medidas jurídicas que o PSDB tomará junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no caso da quebra de sigilo de dados fiscais de tucanos. O partido entrou com ação no tribunal por uso da máquina pública e abuso de poder político. "Isso é coisa de bandido grande", afirmou Guerra.
MPE cobra gravações de presidente da Câmara Municipal de Cuiabá
O Ministério Público Estadual, por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Cuiabá, requisitou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Aparecido da Silva, cópias de supostas imagens gravadas de quatro parlamentares recebendo dinheiro referente à votação para a nova mesa diretora do Parlamento Municipal. A requisição foi feita com base em informações divulgadas em sites de notícias de Cuiabá.
MPE cobra de Deucimar fitas gravadas de cheques usados para comprar votos
Promotores das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Cuiabá requisitaram ao presidente da Câmara Municipal de Cuiabál, vereador Deucimar Aparecido da Silva (PP), cópias de supostas imagens gravadas de quatro parlamentares recebendo dinheiro referente à votação para a nova mesa diretora do Parlamento Municipal. A requisição foi feita com base em informações divulgadas em sites de notícias de Cuiabá. A eleição deveria ter ocorrido no dia 25 passado, mas, diante do clima tenso, acabou sendo adiada.
Mesários da capital e do interior recebem treinamento no TRE
Os cartórios eleitorais de Cuiabá e do interior de Mato Grosso estão realizando treinamento com os eleitores selecionados para atuarem nas mesas receptoras de votos das Eleições Gerais deste ano. Na capital, os treinamentos estão acontecendo na Casa da Democracia, anexo ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. No interior, o treinamento é na sede dos cartórios eleitorais.