“Eu não tenho porque duvidar da palavra da Receita, que diz que teve um pedido, e também não tenho como duvidar da filha do governador Serra, que diz que [a assinatura] foi falsificada”, disse. “Cabe agora provar que foi falsificada e prender o falsificador, porque ele cometeu um crime grave no Brasil. Falsidade ideológica."
Lula voltou a afirmar que confia na Receita Federal. “Somente a Receita e a Polícia Federal é que podem [provar autenticidade da assinatura]. Primeiro, a Receita deve constatar se houve ou não um pedido, e somente a Polícia Federal ou órgão técnico pode comprovar que seja falsa a assinatura”, disse. Foi a primeira fez que o presidente fez uma referência direta à filha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra.
O presidente afrimou ainda que a Polícia Federal vai investigar a suposta fraude. “Confio muito na seriedade da Receita Federal, confio muito na seriedade da Polícia Federal, e se tiver uma pessoa que praticou um dano, uma falsificação, pode ficar certo que vai vir a público”, disse.
O presidente destacou também que podem haver pessoas querendo tirar proveito eleitoral do vazamento e pediu que não houvesse um questionamento “precipitado” da credibilidade da Receita.
“É importante não precipitar a desconsideração a uma instituição que tem se pautado pela seriedade, pelo sigilo, como se fosse um guardião de todos nós. Vamos saber o que está acontecendo, porque não falta gente para tentar causar problema em época eleitoral”, disse.
Sinais de fraude
O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, afirmou nesta quarta-feira (1º) que, diante do não reconhecimento por Veronica Serra da assinatura do documento entregue para obter suas declarações de renda e da afirmação do cartório de que não houve reconhecimento da firma no local, o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal.
Em comunicado lido nesta tarde, Cartaxo afirma que, diante destes fatos, "aconteceu a falsificação de documento público federal". De acordo com o tabelião do cartório, houve fraude. Segundo um escrevente, não há no cartório cartão de assinatura de Veronica Serra.
"A mídia já noticia que a senhora Veronica Serra não confirma a assinatura e também o cartório não confirma o reconhecimento da firma da contirbuinte. Em face disso, hoje, às 14 horas, foi entregue ao Ministério Público Federal o documento original, porque diante desses fatos aconteceu a falsificação de documento público federal e cabe à Polícia Federal a apuração do fato realizando perícia grafotécnica e investigando todos os demais aspectos da matéria".
Comentários