Notícias Política
TSE nega pedido de resposta a Dilma sobre esquema na Casa Civil
O pedido de direito de resposta feito pela candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) contra propaganda de José Serra (PSDB), que repercutiu matéria da revista "Veja" denunciando o tráfico de influência na Casa Civil, foi negado ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Gilmar Mendes diz que não foi pautado por questões político-partidárias
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou nesta quinta-feira que jamais foi pautado por questões político-partidárias em suas decisões.
STF derruba exigência de dois documentos para votar
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira, três dias antes da eleição, a exigência de que o eleitor apresente, no momento do voto, o título de eleitor e um documento com foto. Por 8 votos a 2, os ministros entenderam que o cidadão será obrigado a levar apenas um documento oficial que comprove sua identidade.
TSE fará campanha para explicar exigência de um só documento
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (30) que a Justiça Eleitoral iniciará ainda hoje uma campanha no rádio e na televisão para explicar aos eleitores que não é mais indispensável levar dois documentos no dia da votação para poder ter acesso à urna eletrônica.
MP pede novo afastamento de Murilo e aciona 9 por improbidade
O Ministério Público Estadual (MPE) propôs nova ação civil de improbidade contra o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), seu irmão e ex-secretário municipal de Fazenda, Antônio Domingos, além de outras oito pessoas. Na ação proposta na última terça (28), o MP requer novamente o afastamento imediato do prefeito, que devido a outro processo foi condenado por improbidade administrativa e afastado do cargo pelo juiz Gonçalo Antunes de Barros, responsável pela 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública – veja mais aqui. Ele se mantém no posto devido ao fato de recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça, mas a nova ação torna a situação política de Murilo ainda mais complicada.
Toninho denuncia "máfia da seca" na Capital; Nezinho vai investigar
O vereador Toninho de Souza (PDT) denunciou a existência de uma suposta “máfia da seca” em Cuiabá. O grupo, que conta com a participação de servidores e até de um diretor da Sanecap, lesaria a população ao manipular o controle de distribuição de água, impedindo que o líquido essencial a a vida chegue a residências de alguns bairros da Capital. “Como a distribuição é feita manualmente, basta virar a chave para impedir o abastecimento. Essas pessoas estariam recebendo propinas para deixar os bairros sem água, beneficiando empresas de caminhões-pipa”, denuncia Toninho, em visita ao RDNews.
Diamantino: Prefeito tenta “sufocar” a imprensa
Numa tentativa pouco sutil de emascular a postura combativa do Jornal O Divisor e da TV Diamante, o Prefeito de Diamantino Erival Capistrano enviou ofícios a diversas autoridades locais convidando-as para uma reunião em seu Gabinete, com o objetivo declarado de debater o que ele chama de “forma abusiva da imprensa com o Governo Municipal” (escreveu assim mesmo, sem verbo nenhum). Com essa “convocação” resolveu importunar até mesmo o Juiz e a Promotora desta Comarca, que têm afazeres mais importantes do que ouvir as lamúrias do alcaide.
Jornalista ficou com marcas no pescoço após ataque do vereador Jabuti (no detalhe)
Jabuti agride jornalista ao final da sessão na Câmara de Diamantino
No dia 27, após o término da sessão da Câmara Municipal, o vereador Edevaldo Alves Teixeira "Jabuti" (PMN) foi procurado pelo Divisor para comentar seus projetos, indicações e investigações. Diante das perguntas, o legislador ora ficava calado, ora respondia de forma ríspida. Repentinamente, enquanto descia a rampa da Câmara, Jabuti "aloprou" e agarrou o microfone da TV Diamante, fazendo o mesmo com o gravador do jornal O Divisor logo em seguida.
Ari Artuzi está preso há 27 dias
Prefeito de Dourados será investigado por 2 vereadores presos
A Câmara Municipal de Dourados (MS) formou uma comissão para processar o prefeito afastado Ari Artuzi (sem partido), preso há 27 dias acusado de chefiar um suposto esquema de fraudes e desvios de verbas da prefeitura. Porém, a comissão será chefiada por dois vereadores que também foram presos e denunciados à Justiça por suspeita de participação nos crimes. Eles ganharam liberdade no início de setembro. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Edivá promete resolver 70% dos problemas ligados à acessibilidade
Em setembro cerca de 280 rampas de acessibilidade foram construídas nas ruas de Cuiabá. As obras foram realizadas já com o intuito de melhorar a infraestrutura urbana para a Copa 2014. Porém, ao andar nas ruas do centro da Capital, é possível notar precariedade na estrutura destinada aos portadores de deficiência física.