Notícias Política
STF julga ação sobre obrigatoriedade de documento com foto para votar
O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa hoje (29), às 14h, ação sobre a obrigatoriedade da apresentação de dois documentos para votar nas eleições do próximo domingo (3). Até agora, o cidadão está obrigado a levar o título de eleitor e um documento oficial com foto para ter acesso à cabine de votação.
Amanhã é último dia para reimprimir título
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso alerta os eleitores que esta quinta-feira, 30 de setembro, é o último dia para a reimpressão do título eleitoral. Os eleitores que não apresentarem o título junto com um documento oficial com foto no dia da Eleição, não poderão votar.
Listas de cabos eleitorais devem ser entregues até sábado ao TRE
Os candidatos ao pleito deste tem até as 12h de sábado (2), véspera das eleições, para encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral a lista completa com os nomes dos cabos eleitorais contratados para trabalhar nas eleições gerais deste ano. O candidato que não atender à determinação responderá a processo na Justiça Eleitoral por omissão de documentos. A medida visa coibir crimes eleitorais como boca de urna e compra de votos.
José Jurandir de Lima foi aposentado compulsoriamente por nepotismo em decisão unânime do Conselho Nacional de Justiça
AGU ingressa com recurso
A Advocacia Geral da União (AGU) ingressou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a reintegração à magistratura do desembargador José Jurandir de Lima, aposentado compulsoriamente por nepotismo em decisão unânime do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de março deste ano.
Magistrada ainda analisa pedido da defesa
A juíza Mônica Catarina Perri ainda analisa o pedido da defesa de Jefferson Medeiros.
Vereadores aprovam mudança no nome da XV de Novembro
Na sessão desta terça (28), a Câmara de Cuiabá derrubou o veto do prefeito Chico Galindo (PTB) sobre o projeto de lei que previa a mudança de nome da avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, em Cuiabá. Sob o comando dos vereadores Domingos Sávio (PMDB) e Everton Pop (PP), os parlamentares aprovaram por unânimidade a troca da denominação da avenida, que passa a se chamar Fares Abdalla Zarour.
Presidente do TSE diz que Supremo deve arquivar recurso de Roriz
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou na manhã desta quarta-feira (29) que o julgamento referente à Lei da Ficha Limpa no caso do ex-candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) deve ser arquivado. "Como houve desistência do recurso, muito provavelmente o recurso tenha perdido o objeto. Mas vamos discutir todas as consequências no plenário", disse. A discussão deve ser retomada nesta tarde no STF.
Governador do AP diz ter perdido 10 dias de campanha na prisão
Candidato à reeleição, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), disse na madrugada desta quarta-feira, durante debate na TV, que perdeu dez dias de campanha ao ser preso pela Polícia Federal no início do mês. Ele foi solto nove dias depois.
Na reta final, Serys cita dificuldades para se eleger na Câmara Federal
A candidata a deputada federal, Serys Marly (PT), que atualmente exerce o mandato de senadora, declarou em entrevista ao programa Cidade Independente, da rádio Cidade, nesta quarta (29), que tem dois grandes desafios na reta final de sua campanha eleitoral. Ela, que é apontada como uma das favoritas a ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados, acredita que este é um dos dilemas a ser enfrentado.
STF deve retirar obrigatoriedade de dois documentos, diz Lewandowski
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira que o Supremo Tribunal Federal deverá relativizar a necessidade de apresentar dois documentos na hora da votação.