Notícias Política
Assembleia é a mais processada do país; Câmara está em 2º lugar
A Assembleia e a Câmara Municipal de Cuiabá são destaque nacional no ranking de integrantes do Legislativo que respondem a alguma ação na Justiça. De acordo com levantamento feito pela Organização Transparência Brasil, os deputados mato-grossenses são os mais processados do país, e os vereadores cuiabanos ficam em segundo lugar, perdendo apenas para a Câmara de Manaus (AM).
PSD terá papel determinante no processo eleitoral, avalia Daltro
Presidente do PSD de Mato Grosso, vice-governador Chico Daltro, disse que o partido terá um papel determinante no processo eleitoral de 2012, se referindo ao "poder" da legenda de articular projetos próprios na corrida às prefeituras. É um claro recado de Daltro para partidos que mencionam ter a legenda como suporte para concretização de chapas majoritárias, como ocorre em Cuiabá, onde o PTB vislumbra a possibilidade de contar com aval do PSD para projeto de reeleição do prefeito Chico Galindo.
Leia mais...
Desembargadores “engrossam” salários e chegam a ganhar R$ 41 mil em MT
O Conselho Nacional de Justiça deverá voltar à carga contra o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Uma “força tarefa” está sendo montada para investigar a folha de pagamento dos magistrados e, principalmente, dos desembargadores. A suspeita é de que esteja havendo pagamento irregular de vantagens, inclusive auxílio-moradia, que elevou o pagamento de desembargadores mês a mês a R$ 41.401,95. Esse valor supera em muito ao teto constitucional – e, consequentemente, infringe a lei.
Leia mais...
Jornalista diz que erro estratégico do Pará não mata o sonho de dividir MT (OK)
O jornalista e presidente da Comissão Dividir para Crescer, Leandro Nascimento, que no dia 03 de dezembro realizou um Fórum em Porto Alegre do Norte para debater a Divisão do Estado, disse que o erro estratégico do Pará na realização do Plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós e Carajás não mata o sonho de dividir Mato Grosso.
Leia mais...
Advogados trabalhistas devem levar processos ao TRT/MT para cadastramento
A presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Cláudia Aquino Oliveira, informa a todos os advogados trabalhistas que estão com processos na fase de execução em carga, que levem os autos o mais rápido possível até as respectivas varas do TRT/MT para que seja feito o cadastramento no Banco Nacional de Débitos Trabalhistas (BNDT).
Servidores são capacitados para CDP de Pontes e Lacerda
O governo de Mato Grosso avança na modernização do Sistema Penitenciário. Por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) está promovendo a capacitação dos 62 novos servidores que vão trabalhar no Centro de Detenção Provisória (CDP), do município de Pontes e Lacerda, a ser inaugurado em janeiro de 2012.
Leia mais...
Dilma prorroga por 4 meses decreto que anistia desmatadores
A presidente Dilma Rousseff prorrogou por quatro meses o decreto que impede a aplicação de multas e sanções a desmatadores e a produtores que não aderirem a programas de regularização ambiental. É a terceira vez que o decreto que anistia os desmatadores é adiado. A última prorrogação foi de seis meses, assinada pela presidente em junho.
Leia mais...
Diretora Mundial da OIT visita Cuiabá e conhece projeto “Me Encontrei”
A diretora Mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Constance Thomas, veio em Cuiabá para acompanhar o andamento do projeto “Me Encontrei”. Na ocasião, ela aproveitou para conhecer as crianças e adolescentes selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) a participarem do projeto. A visita aconteceu em 09 de dezembro (sexta-feira).
Leia mais...
Deucimar consegue 12 assinaturas e secretário será investigado por CPI
No olho do furacão, ex-presidente da Câmara Deucimar Silva (PP) se articulou junto aos colegas de legislativo e conseguiu o número de assinaturas suficientes para incluir o secretário de Habitação João Emanuel (PSD) na lista de investigados pela CPI, que apura a existência de superfaturamento na reforma da Câmara e que pode resultar na cassação do mandato do progressista. Até o momento, o documento tem 12 assinaturas, mas ainda não foi submetido ao crivo do plenário. Assim, João Emanuel tem até esta terça (13) para convencer os vereadores a retirar o nome do documento.
Leia mais...
TJMT lança Natal Solidário do Poder Judiciário
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso lança hoje (12 de dezembro) o Natal da Solidariedade do Poder Judiciário Estadual para arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos novos e usados. As doações podem ser feitas até o dia 19 de dezembro em vários pontos do TJMT, juizados especiais e Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande.
Leia mais...