Notícias Política
Djalma é a novidade no staff de Silval
A escolha do defensor-geral do Estado, Djalma Sabo Mendes, para a Secretaria Extraordinária de Governo, segundo o governador Silval Barbosa (PMDB), está ligada diretamente à capacidade dele de gerir o setor. O Conselho Superior da Defensoria Pública autorizou o afastamento de Djalma para o exercício da atividade política - com base na Lei Complementar de número 146, de 29 de dezembro de 2003. A publicação da autorização está prevista para hoje, no Diário Oficial.
Eliene mostra otimismo com a nova missão no Executivo
O deputado federal reeleito Eliene Lima (PP) acertou ontem à tarde, com o governador Silval Barbosa (PMDB), os últimos detalhes de sua posse no comando da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Em virtude de o governador ter oferecido as pastas sem verticalização, ou seja, sem a garantia de que o secretário irá indicar toda a equipe, Eliene pediu a Silval que o quadro técnico da Secitec fosse formado por profissionais da IFMT, UFMT e Unemat, todos de sua indicação. “Defendo que as três instituições, que são responsável pelo ensino superior, profissionalizante e tecnológico, façam parte da estrutura da secretaria. Como sou professor do IFMT, acredito que podemos apresentar melhores resultados trabalhando em sintonia com essas instituições”, defendeu Eliene Lima.
Silval afirma que até sexta veta ou sanciona zoneamento
O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou ontem que irá sancionar ou vetar, no máximo, até amanhã, o projeto de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso, um dos projetos mais importantes apreciados na Assembleia Legislativa em 2010. “Tive uma reunião hoje com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e vou me posicionar ainda neste ano”, assegurou o governador.
Recesso e morosidade ajudam Eliene a não perder o mandato
O deputado federal Eliene Lima (PP) passou ileso pela cassação do mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Sob acusação de compra de votos, o parlamentar foi julgado e considerado culpado pela Justiça Eleitoral. Mas a morosidade da própria Justiça e da Câmara dos Deputados, aliada ao recesso de final de ano, salvou a vida política do condenado.
Mendes culpa falha no sistema do TSE por dívida de R$ 9 milhões
O candidato do PSB derrotado na disputa ao governo do Estado, empresário Mauro Mendes, não deixou nenhuma dívida de campanha. Segundo ele, um erro no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez com que aparece suposto débito de R$ 9,498 milhões, mas o problema já foi solucionado.
Município de MT terá eleição suplementar em janeiro de 2011
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) agendou mais uma eleição suplementar em Mato Grosso. Dessa vez para o município de Rio Branco (356 km de Cuiabá), onde os eleitores voltam às urnas no dia 20 de fevereiro de 2011 para escolher novamente prefeito e vice-prefeito porque os candidatos eleitos em 2008 foram cassados. Com isso, sobre para 8 o número de cidades do Estado que realizaram pleito fora de época.
Eleitor tem até hoje para justificar ausência no 2º turno
O eleitor que não compareceu às urnas no segundo turno das eleições e não justificou a ausência no próprio dia do pleito tem até esta quinta-feira, para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.
Silval se posiciona hoje sobre zoneamento e sinaliza veto
O governador Silval Barbosa (PMDB) tem até hoje, quinta-feira (30), para se posicionar sobre o projeto que institui o Zoneamento Sócioeconômico Ecológico (ZSSE) em Mato Grosso e já sinalizou para a possibilidade de veto. Porém, o chefe do Executivo Estadual adiantou que ainda não tem conhecimento integral do relatório.
Nortão e Médio Norte devem ficar com 2 deputados federais
O governador Silval Barbosa (PMDB) irá anunciar, hoje, os novos secretários de Estado de Ciência e Tecnologia e de Esportes e Lazer. Os deputados federal Eliene Lima e estadual Antonio Azambuja, respectivamente, assumirão os cargos para abrir espaço para os suplentes, como Só Notícias já informou. Com esta articulação, o segundo suplente de deputado federal, Neri Gueller, e o primeiro suplente de deputado estadual, Luizinho Magalhães, assumirão as cadeiras no Congresso Nacional e no parlamento estadual, respectivamente.
Geller e Luizinho Magalhães serão conduzidos à Câmara Federal e à AL
O segundo-suplente do Partido Progressista, Neri Geller (PP), e o comunicador Luizinho Magalhães, também progressista, serão conduzidos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, respectivamente, já no início da nova legislatura, em substituição ao deputado federal reeleito Eliene Lima e ao deputado estadual Antônio Azambuja.