Silval se posiciona hoje sobre zoneamento e sinaliza veto
O governador Silval Barbosa (PMDB) tem até hoje, quinta-feira (30), para se posicionar sobre o projeto que institui o Zoneamento Sócioeconômico Ecológico (ZSSE) em Mato Grosso e já sinalizou para a possibilidade de veto. Porém, o chefe do Executivo Estadual adiantou que ainda não tem conhecimento integral do relatório.
Silval informou ainda irá se basear na avaliação da equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e da Procuradoria Geral do Estado, que já emitiu parecer contrário à aprovação.
O problema é que caso Silval opte por vetar o projeto ele acabará criando um mal-estar com os deputados que realizaram diversas audiências públicas para discutir o assunto, contando sempre com representantes do governo.
Além disso, há 20 anos o projeto do zoneamento não sai do papel e a expectativa de produtores e ambientalistas é grande sobre o que será feito. Com isso, o governador também poderá acabar se desgastando também com as duas classes.
O governador pretende se posicionar sobre o assunto até hoje, para isso esteve reunido nessa quarta-feira (29) com o secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, e técnicos da pasta ambiental para analisar as recomendações do procurador Patrick Ayala e da subprocuradora Ana Flávia Gonçalves Aquino. Eles entendem que o projeto deve ser vetado integralmente por acarretar graves prejuízos ao Estado.
Comentários