Artigos
Opinião A Participação Feminina
Cada eleição tem o seu próprio desenho político-eleitoral. Inexistem duas eleições iguais, semelhantes ou parecidas. Ainda que elas tenham duas ou três características idênticas. Isso, entretanto, não transforma seus cenários em um só. Pois cada quadro eleitoral é único, uma vez que tem paisagem própria, assim como mudam as fotografias do atores. Com relação aos atores políticos deste ano, por exemplo, há um grande número de participação de mulheres. O que é muito bom. Embora com um número aquém do necessário.
Leia mais...
Opinião O Julgamento do século
O mês de agosto é marcante na vida política e institucional brasileira. Em agosto de 1954 ocorreu o suicídio do então presidente da República Getúlio Vargas, acuado em meio a casos de corrupção e acobertamento de assassinato do Major Vaz ,da aeronáutica, quando o alvo era Carlos Lacerda, ferrenho opositor de Vargas.
Leia mais...
Opinião O Terceiro da Trilogia
Uma vez mais, a Barcelona do século XX torna-se cenário das tramas contadas por Carlos Ruiz Zafón. Há, aqui, uma retomada a algumas questões, cujas respostas foram deixadas de lado nos dois primeiros livros da trilogia. “O prisioneiro do céu”, contudo, não é necessariamente repetição deles, nem uma estampa reprisada. Pois as cenas são bem outras. Embora vividas por antigos personagens-heróis. Daniel Sempere e Fermín, agora, passam por situações diversas.
Opinião Insegurança pública e medo
Há poucos dias (16 a 18 de julho) foi realizado em Porto Alegre o VI Encontro Anual do Forum Brasileiro de Segurança Pública quando diversos aspectos deste importante e recorrente tema foram abordados por especialistas na area. Além das exposições, debates e os textos correspondentes que passaram a fazer parte do acervo do Forum, também foi elaborado o documento firmado pelos participantes, intitulado Carta de Porto Alegre para chamar a atenção da sociedade brasileira e de nossas autoridades para a escalada da violência que a todos amedronta e produz , de fato, uma sensação de insegurança pública e medo em todas as regiões e tipos de cidades.
Opinião Manguinhas de fora
Aos poucos o atual governador está colocando as suas manguinhas de fora e mostrando ao nosso povo como recebeu o Estado do seu antecessor.
Leia mais...
Opinião O PT e as Concessões
Durante a campanha de 2010, o principal argumento da então candidata do PT – Dilma Rousseff , era que os seus adversários tucanos dilapidaram o patrimônio nacional com as privatizações e que se eles voltassem ao poder iriam privatizar até o Pré-Sal (reserva petrolífera que iria transformar os brasileiros em maior renda per capita do mundo), e que o caminho na proposta do PT era totalmente diferente das privatizações, e que se ela (Presidenta Dilma) ganhasse as eleições, decretaria o fim das privatizações e ira rever tudo com apuração de responsabilidade e que iria fortalecer as empresas estatais, promovendo investimentos maciços nelas, que esse era o caminho para o Brasil desenvolver. E não fez, porque se assim fizesse, iria simplesmente voltar na época do telefone pendurado no gancho.
Opinião Um PAC como oxigênio
Em meio às greves, um fio de esperança. Despertado por uma fórmula antiga. Capaz suficiente para conduzir as atenções para outro foco. Longe das insatisfações e das reivindicações. A presidente, então, não teve dúvidas: anunciou o PAC de mobilidade urbana (19/07), com vistas a atender cidades médias, de 250 mil a 700 mil habitantes. Cuiabá, portanto, é um desses 75 municípios, distribuídos em 18 Estados, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Opinião Um passo a mais
A democracia plena demanda acesso irrestrito às informações públicas. Um passo fundamental na administração foi dado ao divulgar os salários do funcionalismo, incluindo o de autoridades judiciárias. Não foi surpresa alguma ao se constatar uma distorção histórica que é a quebra dos limites constitucionais de vencimentos pela cumulação sucessiva de vantagens, indenizações e outros proventos não discriminados. Novamente, a Ordem dos Advogados que cobra transparência, omite-se em dar o exemplo e fazer o mesmo com os próprios funcionários.
Opinião Embotamento afetivo
Não consigo entender, e fico a me fazer algumas indagações sobre o embotamento afetivo nos dias de hoje.
Leia mais...
Opinião O Apresentar-se, Sem Sê-lo de Fato
Desacertos e incoerências marcam este início de campanha eleitoral na Capital mato-grossense. Incoerência de um ou outro e desacertos de todos os candidatos ao cargo de prefeito. Erros que denunciam a falta de estratégias. Embora se saiba que não deixa de ser tática o mostrar-se receptivo e sorridente com quem encontra pelo caminho. Caminho que dá, curiosamente, aos lugares nunca antes visitados.