Artigos
Opinião Educação de pais e filhos
É sempre válido trazermos à pauta a imprescindível influência da família na educação das crianças. O dr. Alessandro Vianna, psicólogo clínico, abordou o tema no programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio. Ele incentiva o hábito de pais e filhos jantarem juntos, um bom momento para se inteirarem das situações enfrentadas no dia. “Isso vai ser extremamente interessante, até para as crianças terem um equilíbrio emocional, e os pais de certa forma acabam tendo o controle da situação.
Leia mais...
Opinião Os políticos fabricados pelo marketing
Os cargos mais importantes da cidade serão preenchidos nesta eleição, mas os candidatos deverão passar pela prova das urnas, mediantes a apresentação de suas virtudes e capacitações individuais, e cabe aos eleitores fazer a análise sobre cada um dos candidatos durante o horário eleitoral e os debates.
Opinião Estratégia de campanha eleitoral
A estratégia de campanha eleitoral, se bem feita é um grande passo para alcançar o objetivo de uma vitória. O jogo político na verdade é uma guerra, é a luta pelo voto, por isso montar uma grande estratégia é fundamental: todas as ações devem ser planejadas; estudadas; pesquisadas e reformuladas semanalmente.
Opinião Aos 70 eu mando em mim
Lendo o artigo de Roberto Pompeu de Toledo "Efeito Guilhotina", inspirei-me a apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que altera o dispositivo que obriga o servidor público em geral a se aposentar compulsoriamente .
Opinião A felicidade é um status precário
Acredito que a felicidade é apenas um status precário e, é por isto que precisamos entender que o estado de felicidade não se encerrar ao fim do dia, a tentativa de ser feliz faz parte da conquistada de todos os dias. Algumas pessoas se esquecem das pequenas conquistas, de valorizar as coisas simples da vida e às vezes porque adotam o planejar com insistente busca de um mundo fantasioso, vivendo no mundo do modismo do consumo transitório, deixam de perceber que a felicidade pode estar aqui mesmo: pode estar no ato de ouvir uma boa música; de ler um bom livro, de assistir um filme que mexe com a nossa emoção; de respirar fundo a um carinho da mulher amada; de emocionar com o sucesso dos filhos; de fazer uma boa pescaria; de sentir o cheiro da mata; de deixar o final de semana passar bem devagarzinho, tendo o prazer de receber uma pessoas amigas que a muito tempo não vemos; e por falar nisso convide alguém para dividir com você a sua felicidade, talvez a sua vida está precisando desses momentos de felicidades participativas. A nossa felicidade fica mais completa quando satisfazemos aos outros também.
Opinião Tarefa Necessária
Nos últimos seis artigos, procurou-se analisar aqui os “planos” dos candidatos a prefeitura de Cuiabá. Os “planos” registrados no TRE/MT, não aqueles que são desenhados por motivos circunstanciais, ou estimulados pela ânsia de conquistar o eleitor indeciso. Por isso se buscou primeiro “baixar” os arquivos cuidadosamente armazenados no site do Tribunal Eleitoral do Estado, e depois ler cada um deles e analisá-los. Exercício, aliás, que deveria ser feito por todo eleitorado. Mesmo por quem se coloca na condição de eleitor-torcedor. Até em razão de sustentar a posição assumida. Ainda que esta não seja a melhor, nem a ideal do cidadão.
Opinião Pecado Mortal
Surpresa! O documento registrado no TRE/MT pelo candidato tucano mais parece um texto de uma palestra. Bem formatada. Com dois esquemas bem elaborados - didáticos, inclusive. Fazem-se acompanhar de frases em destaques. Suas doze primeiras páginas, pelo menos, dão esta ideia. Iniciam-se com o Mercosul, Unasul e Mato Grosso. Fala no crescimento do Estado, das transformações com a Internet e da sociedade de consumo, para chegar à importância da cidade. Não sem antes, evidentemente, fazer alusão “a espécie humana”, desde a sua situação de “nômade nas savanas africanas” (p. 4). Longe, portanto, de um plano ou programa de governo.
Opinião Descaminho e Desencontros
Um plano de governo não é fácil de ser feito. Requer uma série de cuidados. Inclusive com os conceitos dos termos ação e proposta. Detalhe, porém, que não recebeu atenção alguma do candidato petista. Este se perdeu no verbo infinitivo, e, sem perceber, derrapou na pista das promessas. Nem mesmo a aliança com o PMDB o fez encontrar o caminho. Ainda que a “cidade” se encontre “ensolarada”. Também, pudera, o dito caminho se transviou no sumário de intenções, enquanto a Capital – não a sonhada, mas a real – ficava mais distante da prancha “sem medo de ser feliz”, já desgastada e carcomida pelo tempo.
Leia mais...
Opinião Os planos dos políticos e as verdades do povo
O que leva uma pessoa a desejar profundamente o poder político e lutar com todas as forças para ser um político poderoso, cercados de bajuladores, interesseiros, manipuladores, perdulários e avarentos. Deixando sua vida profissional de lado e trocando sua família que com certeza lhe daria beijos, abraços, afagos, entregas e diálogos, que são atitudes simples, mas insubstituíveis. Eles (os políticos) passam as suas verdades ou suas mentiras para o povo carente de líderes, carente de salvadores da pátria, o povo é carente de tudo, e ao votar está apenas buscando alguém confiável ou um “semideus” que traga as soluções para os seus problemas.
Opinião Melhorias para Salto do Céu
A charmosa cidade de Salto do Céu comemora 48 anos neste dia 2 de setembro. Ainda mais aconchegante e hospitaleira, se tornou promissora pelas belezas naturais que detêm e podem ser exploradas de maneira sustentável à atração de turistas ávidos por conhecer as cachoeiras, que a torna um paraíso das águas a apenas 350 km de Cuiabá. Assim é o município, que nasceu do desmembramento de Cáceres e enche de orgulho a população mato-grossense.