Artigos
Opinião O vice-prefeito e a Copa
A capital de Mato Grosso já foi verde até demais. Muitos anos depois, acharam que ela deveria ser verde e branca e/ou vermelha e azul.
Leia mais...
Opinião Traição
Sou amigo e eleitor de primeira hora do senador Pedro Taques. Estou satisfeito com o voto que lhe dei, ajudando-o a chegar ao Senado Federal.
Opinião Além da inocência
Não é de hoje que o noticiário policial estampa manchetes envolvendo menores como autores de homicídios e latrocínios. Porém, de uns tempos para cá vem crescendo a participação de adolescentes, a maioria com idade entre 12 e 17 anos, em crimes violentos, e boa parte deles tem como pano de fundo o uso e o tráfico de drogas. Todos os dias os jornais divulgam matérias em que adolescentes são apreendidos por chefiarem bocas-de-fumo, ou por liderarem bandos em assaltos a residências. Quase sempre agindo com extrema violência.
Leia mais...
Opinião Por que sou candidata: propostas
No primeiro artigo dessa série, fiz uma retrospectiva pela qual demonstrei meu envolvimento com a advocacia, profissão que elegemos honrar. Ao final, pontuei como diretivas da futura gestão da OAB quatro temas que pretendo apresentar aos colegas: transparência, interatividade, qualidade e prerrogativas.
Opinião A nova postura da agricultura
Pela primeira vez, o setor agropecuário participou ativamente de um evento focado nas discussões ambientais. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 - foi uma oportunidade para mostrarmos ao mundo como produzir alimentos com qualidade e sustentabilidade.
Opinião Vereadores para a história
O dia 27 de julho ficará marcado para sempre na história de Cuiabá. É que a partir desse dia não existirá mais a função de cobrador de ônibus das linhas municipais. Restará o profissional que atuará nos micro-ônibus, linhas intermunicipais e também interestaduais.
Opinião Caso Maiana
O caso que envolve o desaparecimento e o assassinato da adolescente Maiana Vilela serve como um alerta para toda a sociedade, principalmente para pais e filhas. A garota desapareceu às vésperas do Natal de 2011. Ela foi morta por asfixia, aos 16 anos, e seu corpo só foi encontrado cinco meses depois.
Opinião Crianças e acidentes domésticos
Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 5 mil pequeninos morrem e cerca de 110 mil são hospitalizados anualmente no Brasil por causa de acidentes domésticos. Contando com as demais nações, os óbitos sobem para 830 mil, conforme o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, de dezembro de 2008, divulgado pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Leia mais...
Opinião Acertou mais uma
O pobre marquês é conhecido entre os jornalistas como o recordista no acerto de suas notícias bombásticas.
Opinião Desafios e oportunidades
Mato Grosso é um estado de inúmeros contrastes. Ao mesmo tempo em que ostenta o título de campeão nacional de grãos, maior centro pecuarista do Brasil, entre outros destaques, também concentra muitas desigualdades regionais. Essas incoerências ficam muito evidentes quando se verifica que há localidades onde boa parte das famílias sobrevive com apenas um salário mínimo por mês, enquanto há outras em que essa realidade atinge uma parcela ínfima da população.
Leia mais...